equipamentos

As indústrias são compostas por uma série de processos e equipamentos que quando trabalham juntos permitem que uma linha de produção seja feita da melhor maneira possível. Isso é fundamental para que a matéria-prima seja processada e transformada em produto.

Deste modo, para que uma indústria consiga manter a qualidade em seu padrão de produção precisa recorrer a um bom planejamento e ao conhecimento de máquinas diferentes, que podem ir de um cilindro laminador nas cozinhas industriais, até mesmo esteiras transportadoras e empilhadeiras.

No presente artigo trataremos de muitos componentes que podem ser encontrados nas indústrias de diferentes setores e que trabalham para assegurar a qualidade, segurança, conforto e uma grande produtividade.

Equipamentos: cilindros hidráulicos industriais

A potência das máquinas é algo que muitas vezes esquecemos e que na indústria, dependendo do setor, é fundamental. Essas máquinas aparecem com a mesma importância de pesquisar para comprar conexoes hidraulicas de qualidade.

Um dos componentes que permitem que as máquinas tenham essa grande potência durante o trabalho é chamado de cilindro hidráulico de dupla ação e que tem como objeto a transformação de uma energia hidráulica em mecânica, atuando em sistemas de articulação de grandes máquinas.

Para que sua aplicação seja um sucesso é necessário que o cilindro hidraulico dupla ação siga padrões de instalação bastante específicos e regras de montagem, já que possui diferentes modelos e cerca de 14 tipos de montagem. O padrão de amortecimento dos cilindros são opcionais e o fluido é de óleo mineral.

A sua composição física é bastante simples, conta com uma haste de aço, cromado e polido que permite assegurar uma superfície lisa e com grande resistência a risco de sulcos, ajudando a garantir uma peça vedada e uma longa vida útil.

Para que a manutenção dessa peça seja feita de forma econômica e eficiente, juntamente com a haste há um mancal que possibilita a remoção sem necessidade desmontar os pistões hidraulicos (como são chamados também) permitindo a manutenção.

Como toda máquina industrial precisa de manutenção constante para que possa ter uma grande durabilidade durante o uso contínuo e potente das máquinas industriais.

Portanto, essa peça traz muitos benefícios as indústrias como:

  • Permite uma boa produtividade;
  • É seguro;
  • Fácil manutenção;
  • Economia de recursos.

No tópico abaixo falaremos de outro processo industrial que é muito procurado atualmente principalmente devido a tecnologia que é empregada em todo o procedimento.

Esse serviço depois da usinagem é um dos mais usados nas fábricas, que é o procedimento de modelagem por plastico injetado.

O serviço de injeção de plástico nas indústrias

Grande parte das fábricas trabalham com a questão de modelagem de matérias-primas, sendo um dos processos mais conhecidos o da usinagem, que por meio de suas metodologias e técnicas modelam os metais e suas mais diferentes ligas.

Em contrapartida, há um processo que é muito importante que é a modelagem de outro tipo de matéria que é o polímero ou popularmente conhecido como plástico.

Assim, as indústrias desenvolveram uma forma de moldar o plástico, é a injeção termoplástica, que permite construir desde equipamentos de carro, brinquedos até expositor de óculos em acrílico.

O serviço de injeção é feito, basicamente, por máquinas e depende de muitos fatores para que seja possível ser feito com qualidade como a temperatura, condições de resfriamento, a pressão, e também a velocidade da injeção.

O processo é feito por uma máquina conhecida como injetora e por outros equipamentos que auxiliam.

São muitos os polímeros que podem ser usados para realizar a moldagem como:

  • Poliacetal;
  • Poliamida;
  • Policloreto de vinila flexível;
  • Poliestireno de impacto e comum;
  • Polipropileno.

Abaixo falaremos sobre como funciona o trabalho de injeção termoplástica na indústria com mais detalhes.

O processo de injeção termoplástica

O primeiro ponto de todo o procedimento é a moagem do produto, ou seja, a redução do polímero, para que seja derretido de forma mais fácil.

Feito isto, a moagem e o derretimento, o plástico é injetado em um molde e poucos segundos depois passa por um resfriamento brusco, fazendo com que o objeto ganhe forma e agregue as características do plástico.

Depois, o produto é retirado do molde e depois o processo é repetido. Assim, entendemos que as indústrias utilizam uma série de componentes para garantir que a produção seja eficiente e que tenha altos níveis de qualidade.