hidráulico

As indústrias são essenciais para a sociedade, fornecendo direta ou indiretamente todos os produtos e serviços que para que as atividades cotidianas sejam realizadas com mais praticidade, conforto e agilidade.

Versáteis e dinâmicas elas abrangem uma vasta área de atuação desde a agricultura até o setor de transporte e construção civil.

Devido a sua imensa variedade de setores e segmentos as indústrias possuem processos, máquinas, equipamentos e produtos diversificados.

Entre tanto há algumas características estruturais que são comuns a todas, sendo elas os processos de automação que aumentam a produtividade e qualidade das mercadorias e os sistemas hidráulicos e elétricos que tornam esses espaços funcionais e em condições para serem operados.

Sistema elétrico

A  energia, desde a sua descoberta é um recurso indispensável. Responsável por fornecer energia elétrica que são aplicadas nas máquinas e sistemas de iluminação, o sistema elétrico industrial tem um planejamento e execução complexo envolvendo profissionais com a qualificação necessária para sua execução.

Com os processo de automação a quantidade de máquinas e equipamentos dentro da indústria aumentou, fazendo com que os sistemas elétricos ficassem ainda mais importantes e essenciais.

Para atender toda a demanda há profissionais especializados em construir esses projetos, fornecendo adequadamente a energia em todos os pontos necessários.

Mesmo sendo importantes a eletricidade demanda muito cuidado para ser manuseada por isso a montagem de para raios bem como as demais estruturas precisam ser realizadas respeitando todos os processos estabelecidos nas normas e regulamentos, além de usar todas as ferramentas e equipamentos de proteção adequados.

Os para raios fazem parte do SPDA – Sistema  de Proteção contra Descargas Elétricas, uma exigência do Copro de Bombeiros, regulamentada pela ABNT, norma  NBR 5410 e tem o objetivo de minimizar e por vezes evitar os impactos do efeitos das descargas atmosféricas que podem ocasionar:

  • Incêndios;
  • Explosões;
  • Danos materiais;
  • Risco à vida das pessoas.

Por isso a sua instalação é obrigatória, sendo que sem ela a abertura do estabelecimento comercial, indústrias e empresas são inviabilizadas.

Sistema hidráulico

O sistema hidráulico é importante para o acionamento de máquinas e sistemas integrados que necessitam de transferência de energia.

Adaptável tanto para as pequenas quanto para as grandes indústrias, ele é utiliza atuadores de fluídos para para executar diversas funções.

Fazendo uso de líquidos em alta pressão, conhecidos como líquidos hidráulicos eles são distribuídos nas máquinas produzindo toda a energia necessária.

Compostos por tubos e conexões para o transporte dos fluídos os sistemas hidráulicos industriais são aplicados também para outros processos e áreas, como os sistemas da caixa d’água que enviam água para todas os processos de consumo, irrigação e higienização.

Atualmente as conexões são compostas por tubos de PVC, pois é um material resistente, durável, leves e fáceis de instalar e realizar os processos de manutenções.

Além disso, as conexões PVC são mais econômicas e podem ser produzidas sob medida, atendendo adequadamente todos as necessidade do sistema.

Peças e acessórios

Grandes e complexos os sistemas elétricos e hidráulicos possuem características indispensáveis na indústria, com isso há muitas peças que contribuem para formação e funcionamento ideal desses sistemas.

Uma das peças essenciais ao sistema hidráulico é o cilindro retorno por mola é utilizado em válvulas rotativas que precisam de posição de emergência ou falha.

Esse modelo de cilindro produz a sua movimentação por meio da mecânica dos fluidos e é composto por molas encapsuladas em sua parte interior que produzem a carga calculada e segura para realizar o retorno da válvula até a posição inicial.

Além das válvulas, esse cilindro está em outras máquinas como a guilhotina, diafragma e afins.

Outro modelo utilizado é o purgador automático eletrônico que tem como função a produção de pulsos ajustáveis por meio de um timer eletrônico.

Adjunto de uma válvula solenóide o purgador faz a drenagem de condensados, em linhas de ar comprimido ou vapor em períodos estabelecidos. Dessa forma, o equipamentos é mais indicado para remover condensados em reservatórios, resfriadores e corrente de ar.

Com isso as peças fazem com que as operações sejam mais simples e fáceis de serem realizadas, conferindo ao mesmo tempo mais segurança e estabilidade aos sistemas.

Fazendo co que os trabalhadores estejam protegidos e mais confiantes para o desenvolvimentos dos serviços e atividades que são necessárias para que a produtividade e qualidade dos produtos desenvolvidos continuem padronizadas e elevadas.