A indústria é uma área de muita relevância para a sociedade, pois as empresas presentes em diversos segmentos fabris são as responsáveis pela produção de mercadorias e serviços de pequeno, médio e grande porte. As atividades industriais acontecem nas firmas, devido à presença dos insumos que são utilizados nas linhas de produção.
O desenvolvimento de uma fabricação de produtos em larga escala ocorre quando as companhias dispõem de um espaço amplo e adaptado para a linha de produção.
A elaboração de um planejamento específico para a produtividade, onde são definidos os itens que serão criados e a quantidade é muito importante para conseguir um bom desempenho dos funcionários e otimização de tempo.
A importância de sistemas eficientes na indústria
Os investimentos em equipamentos de automação industrial e movimentação podem ajudar na qualidade, tempo e eficiência da linha de produção.
A implementação dos sistemas de automatização são uma forma de ter um sistema aliado com a tecnologia, possibilitando a execução de várias tarefas e otimizando a jornada de trabalho.
O uso de dispositivos são importantes, assim como os programas de computador que proporcionando um controle eficiente da produção, diminuem o número de falhas e evitam atrasos. Os equipamentos de automação mais utilizado na indústria são:
- Máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado);
- Sensores;
- Microcontroladores;
- Robôs;
- SDCD (Sistema de Controle Distribuído);
- CLPs (Controladores Lógicos Programáveis);
- Computadores com softwares de programação.
O custo desses equipamentos pode ter variações. Assim, verificar nos estabelecimentos e empresas especializadas na venda, pode ajudar na busca por máquinas que agregam eficiência nos processos produtivos industriais.
Ter profissionais e técnicos das empresas de automação industrial em vários segmentos são maneiras de evitar que nada interrompa a produtividade, pois essas pessoas têm como objetivo manter as máquinas e equipamentos em pleno funcionamento.
Para isso, é preciso desenvolver projetos e criar formas para aumentar a produção, reduzindo o consumo de energia, gasto de materiais e prezando pela segurança dos colaboradores.
Assim, a instalação de sistemas de controle e automação podem ser feitos pelos especialistas dessas empresas.
Equipamentos de movimentação
O setor de logística industrial consiste na gestão da cadeia de suprimentos e distribuição.
Por isso, a movimentação de matéria-prima, maquinário e produtos finalizados de maneira segura até o estoque, depósito ou armazém é uma das funções da logística. Entregar o produto correto, no tempo ideal e no local certo são fatores que dependem muito de um bom desempenho do segmento.
Um jeito de obter agilidade nas atividades das firmas é por meio do uso de equipamentos de movimentação que são muito importantes. Isso porque eles criam vantagens como segurança nas operações, velocidade no transporte de cargas e materiais, além de um melhor aproveitamento do espaço físico.
As máquinas mais utilizadas na indústria são: empilhadeiras, esteiras, guindastes, paleteiras, pórticos, transpaleteiras, transportadora de roletes e transelevadores. Esses equipamentos podem ser usados no espaço da linha de produção em um depósito ou estoque.
A transpaleteira elétrica toyota é utilizada no dia a dia das empresas para a movimentação de materiais e produtos até um local estabelecido.
Essa é uma máquina muito versátil já que pode ser usada em vários serviços de carga e descarga como de caminhões e traslado de paletes em curtas distâncias.
No processo de mover as cargas, o uso do palete de madeira é importante para garantir a segurança dos itens e agregar praticidade nas atividades.
Cuidados relevantes na indústria
O processo de cuidados com os equipamentos industriais ajudam a manter a eficiência nas operações, evitando que as máquinas tenham paradas inesperadas que possam prejudicar o trabalho nas firmas.
Investir nos serviços das empresas de manutenção industrial pode ser uma ótima maneira de cuidar do maquinário, aumentando o tempo de vida útil.
A manutenção consiste em um conjunto de ações que atuam na restauração e reparo de componentes ou peças de um equipamento.
Existem várias categorias deste serviço, como a corretiva, preventiva, preditiva e detectiva. O tipo de serviço que precisa ser feito pode variar de acordo com as condições na qual se encontra a máquina.
No momento da execução do trabalho, os técnicos de manutenção podem usar o calibrador tampão liso, item que consiste na inspeção da dimensão dos furos.
Esse instrumento é usado com frequência no segmento da indústria mecânica e produção de metais, proporcionando uma medição eficiente.
Sendo assim, o uso de sistemas de automação e movimentação podem agregar qualidade, aumento da produtividade, segurança e economia de recursos e materiais, gerando lucros e bons resultados para as empresas da área industrial.