geradores

Vários equipamentos são necessários dentro da indústria com funcionalidades especificas. Esses equipamentos são integrados por diferentes sistemas, e um deles (sendo um dos mais importantes), é o sistema elétrico.

O sistema elétrico dentro da indústria é responsável pelo funcionamento das máquinas, que possuem funções automatizadas, ou seja, a máquina realiza as atividades necessárias a partir de programação, sendo necessário apenas uma supervisão dos técnicos.

Além disso, esse sistema ajuda a integrar painéis, fiação, controles de programação, quadros de distribuição, dentre outros materiais que atuam no funcionamento industrial.

A indústria recebe energia elétrica a partir de uma rede de distribuição de energia do município ou local em que ela está instalada. Mas, essa rede pode sofrer por causa de algum fator externo e gerar uma pane no sistema de distribuição. Isso traria muitos prejuízos para a empresa, como:

  • Interromperia toda sua distribuição elétrica;
  • Atrasaria os processos;
  • Afetaria o funcionamento das máquinas;
  • Poderia causar prejuízos financeiros devido a atrasos e perda de materiais.

É por isso que a indústria tem mecanismos para se prevenir contra uma possível pane na rede responsável pela distribuição de energia elétrica atuando na contratação ou compra de geradores.

A função de um gerador dentro da indústria

Geradores são maquinas de extrema importância por possuírem capacidade de transformar energia mecânica em elétrica, sendo fundamentais em casos de panes elétricas. Com isso, o gerador é acionado por meio de um funcionamento de dínamo que atua nesse processo de transformação de energia.

Com isso, mesmo no caso de uma queda ou falha na rede de distribuição, seria possível continuar suas operações e atividades por um tempo, até que o sistema se recuperasse.

O tamanho e a capacidade do gerador dependem da necessidade do cliente e da demanda da indústria.

Um detalhe interessante em relação ao uso de geradores é que a indústria pode optar por sua compra como também por seu aluguel, já que não teria que se preocupar com gastos em relação ao deslocamento da peça e sua manutenção.

Para isso, basta buscar por empresa de geradores que trabalhem tanto com a venda como o aluguel desses equipamentos e solicitar um orçamento.

Outro detalhe é que os geradores podem ser utilizados não somente na indústria, mas também em mercados, em shoppings, em grandes eventos, hospitais e locais que de modo geral que não podem ficar sujeitos a panes elétricas.

A consolidação de um sistema elétrico dentro da indústria

Ainda sobre a temática da eletricidade dentro da indústria, além do uso do gerador, existem outros elementos que são importantes para que esse processo funcione bem e com segurança.

Vale ressaltar que um sistema elétrico sem integração e com problemas técnicos de instalação pode gerar acidentes graves dentro da indústria, como incêndios e curto-circuito.

Um dos elementos mais importantes é o inversor, também conhecido como ondulador, que é um dispositivo elétrico que converte sinais de corrente contínua para corrente alternada.

Vale a pena ressaltar que, no sistema elétrico, em sua fiação, o que passa são correntes e o que chega às maquinas também. Por isso, é importante verificar que tipo de corrente o equipamento e a fiação precisam em determinado momento.

Esse processo de inversão atua no fornecimento de tensão alternada, transformando-a a partir da necessidade do objeto. É muito comum visualizar também esse procedimento em uma troca de bateria de um automóvel.

Existem alguns tipos de inversores e conversores, atuando na frequência da rede elétrica, influenciando a rotação de motores dentro da indústria, e trazendo energia necessária para as baterias.

Um dos modelos é o de conversor ac dc 12v, que atua nesse segmento de voltagem. Esse tipo de equipamento vai além do seu uso no âmbito industrial estando presente em usinas de energia solar, Eólica, hidrelétricas e ainda bem perto de nós, como em automóveis, por exemplo.

Sem o uso desse equipamento, provavelmente, os equipamentos eletrônicos utilizados nesses locais não iriam funcionar, pois receberiam uma corrente elétrica maior ou menor do que eles realmente precisam receber.

A utilização de inversores em automóveis

Os automóveis também precisam da integração de um sistema elétrico e, por isso, é muito comum ter inversores dentro deles. Isso ajuda na instalação de outros equipamentos, como auto falante, que pode potencializar o volume do som.

Outro elemento importante é que antes de realizar um compreauto, é importante verificar os aspectos que se referem às instalações elétricas do veiculo.

Por isso, é importante buscar por fabrica de alto falantes em sp que possuam credibilidade no mercado e que realizem a instalação do material de forma correta no veículo.