Para o pleno funcionamento das atividades industriais, é preciso um amplo sistema elétrico e hidráulico. A implementação desses sistemas deve ser feita de forma segura e responsável, respeitando as normas específicas.
Além disso, é desejável a preocupação com o meio ambiente, ou seja, a possibilidade de implementação de um sistema sustentável.
Nesse artigo focaremos em alguns elementos importantes de um bom sistema hidráulico industrial que seja capaz de promover segurança, eficiência e sustentabilidade.
Um bom sistema de fornecimento hidráulico para uma empresa precisa de diversos mecanismos para funcionarem sem defeitos e sem que haja desperdício de água. Para começar, é necessário um pressurizador de qualidade.
Esse equipamento é utilizado em todos os modelos de estalagem, seja na indústria, no comércio ou na residência. No meio industrial, esse aparelho é responsável por bombear toda a água necessária que é utilizada pelos funcionários em diversos departamentos, mantendo sempre a pressão constante da água.
O equipamento também bombeia a água que é usada em algumas máquinas que necessitam de altas pressões para o seu funcionamento.
Pressurizador grundfos preço é uma pesquisa recomendada para você fazer quando estiver procurando pressurizadores de qualidade que ofereçam um bom custo benefício e funcionalidade garantida.
Para que essas bombas possam dar o fluxo necessário de água para a utilização das pessoas e das máquinas, sem que haja desperdícios ou desgaste do sistema de tubulação, é normal encontrar uma valvula de retenção presa ao pressurizador.
Esse aparelho tem a capacidade de manter a pressão da água no sistema, impedindo que ocorra o processo inverso, ou seja, o retorno da água pela saída da válvula. Isso mantém a pressão pré estabelecida e garante a segurança dos equipamentos utilizados nesse sistema.
Para o controle do tamanho da pressão desejada, é fundamental o uso da valvula redutora de pressão. Esse objeto é responsável por ajustar a pressão que você pretende usar durante a distribuição de água na instalação hidráulica.
Em locais que necessitam de uma alta pressão, acima de 80 psi (5,62 kg/cm), ela é obrigatória.
Os condutores dentro de um complexo hidráulico
A transferência da água para os departamentos da indústria requer a instalação de um bom conjunto de tubulação.
Os tubos e conexões são os grandes responsáveis pela condução da água utilizada dentro de uma uma instalação hidráulica. O material mais comum encontrado nos tubos e conexões é o de Policloreto de Vinila (PVC), bastante utilizado por ser um modelo de fácil manuseio.
Além do PVC, existem outros tipos de materiais usados para a confecção de tubos e conexões, como:
- CPVC – Policloreto de Vinila Clorado;
- PEX – Polietileno Reticulados Flexível;
- PPR – Polipropileno Copolímero Random;
- Cobre.
Em alguns sistemas hidráulicos, é possível encontrar a substituição da tubulação pela utilização de mangueiras hidráulicas.
Esse equipamento é usado, principalmente, por ser feito de um material resistente a altas temperaturas e pressões. Uma peça que ajuda as mangueiras a serem resistentes é a conexão pneumática emenda rápida.
Essa pequena conexão é de fácil encaixe, ajudando na agilização do processo. Dispositivos como esses são feitos de materiais bastantes resistentes, que evitam a corrosão dele e dos aparelhos conectados.
Qualidade e sustentabilidade
Um conceito importante para o qual as pessoas, empresas e as próprias indústrias estão mais atentas é a sustentabilidade.
Dentro de um sistema hidráulico de uma indústria, é possível ter qualidade, segurança e também ser sustentável. Um exemplo prático é a utilização da água para o funcionamento de algumas máquinas.
Uma parte da água utilizada acaba sobrando, e muitas pessoas simplesmente descartavam o que não era usado. Porém, uma indústria que se destaca, deve pensar em ser sustentável e, portanto, fazer o reuso desse recurso.
Essa prática, além de ajudar no controle de desperdício de um recurso natural imprescindível para todos, ajuda os contratantes e a população no geral a enxergar a indústria de uma maneira mais respeitosa.
Para a prática de reutilização dessa água que sobra é indispensável o uso de um filtro para água de reuso. Esse equipamento faz a filtração, ou seja, a limpagem da água, tratando suas impurezas, permitindo que ela seja reutilizada nos próprios maquinários ou em outras utilidades, como limpeza dos equipamentos ou do espaço da indústria.
É importante para a confiabilidade de qualquer indústria estar atenta a esse conceito, pois cada vez mais, a fim de evitar desperdício excessivo de recursos naturais, isso se torna necessário.