processos

Os processos industriais são muito importantes para o desenvolvimento da economia do país. A fabricação de componentes e diversas mercadorias são maneiras de contribuir para a geração de empregos, fator que ajuda a aumentar o poder de compra dos indivíduos e consequentemente os lucros para os comércios e empresas.

A necessidade de produzir diferentes mercadorias, exige alguns investimentos. A compra de matéria-prima de boa procedência e equipamentos versáteis são recursos que permitem que as companhias realizem um trabalho de excelência.

Ter uma equipe de colaboradores preparados e experientes é um diferencial que permite resultados promissores, aumentando a produtividade e otimizando o tempo.

Escolher métodos produtivos corretos são formas de criar componentes e peças que são destinadas para outras firmas, em sistema de fornecimento.

A decisão do método é importante para que o empresário possa investir nos equipamentos, máquinas e materiais adequados.

A relevância da usinagem e injeção na indústria

A usinagem é uma técnica muito executada no ambiente industrial, devido à qualidade, custo baixo e possibilidade de produção em larga escala.

O processo de usinar consiste basicamente em transformar uma matéria bruta metálica ou não, em uma peça ou molde, por meio do desgaste mecânico com uma máquina-ferramenta.

Este método é muito comum, sendo executado desde a fabricação de peças para diversas áreas e até em uma simples cópia de chave. Existem vários processos de usinagem que são aplicados nas empresas, por exemplo:

  • Aplainamento;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão;
  • Fresamento;
  • Furação;
  • Mandrilamento;
  • Retificação;
  • Serramento;
  • Torneamento;
  • Trepanamento.

Estes são apenas alguns exemplos dentre as inúmeras técnicas que os colaboradores podem executar.

A usinagem de precisão é um método que visa o uso de máquinas diferentes e automatizadas para produzir no tempo e quantidade exato, evitando o desperdício de material, retrabalho e possíveis atrasos.

Uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado) é programada por computadores e softwares, possibilitando maior controle e eficiência no trabalho.

Os benefícios que este maquinário proporciona para as empresas de usinagem são redução no tempo de serviço, aumenta o volume de produção, precisão, menor tempo de maquinação, entre outros ganhos.

Componentes emborrachados

A demanda por peças técnicas em borracha é algo muito frequente no ambiente industrial. Seja para atender as necessidades domésticas ou industriais.

A matéria-prima borracha é muito importante no dia a dia dos indivíduos, pois facilita as atividades e proporciona segurança para os móveis e equipamentos, no momento em que as peças emborrachadas são inseridas.

Os componentes evitam o atrito, agregam proteção, além de realizar uma vedação total de todas as peças que estão presentes nos equipamentos em máquinas.

As peças técnicas podem ser fabricadas com diferentes variedades de elastômeros, como:

  • Borracha natural ou sintética;
  • Butadieno;
  • Dieno;
  • Etileno;
  • Estireno;
  • Neoprene;
  • Nitrílica;
  • Propileno.

Processos de calibração

Os equipamentos e ferramentas usados na indústria, com o tempo, precisam de uma atenção especial para manter a qualidade e precisão.

Os instrumentos de medição, por exemplo, necessitam periodicamente de uma calibração, um tipo de manutenção que deixa as ferramentas de precisão com boas condições para o uso, garantindo que os valores apresentados não comprometam a qualidade da produção.

A calibração de termometros consiste em uma técnica que ajusta a saída e verifica se a temperatura apresentada no aparelho está correta.

Este processo exige mão de obra especializada, por isso, pesquisar referências de empresas de calibração que tenham um atendimento de qualidade e preço acessível é o modo de cuidar deste instrumento de medição.

Um processo diferente é o de calibração de válvulas de segurança, procedimento que é exigido pela NR 13 (Norma Regulamentadora).

O principal objetivo deste serviço é analisar a composição e conservação dos vasos e tubulações de pressão, ajudando a diminuir o perigo estrutural nos tubos e instalações nas empresas.

Manutenções

As válvulas, assim como outros componentes, precisam de cuidados especiais para manter a qualidade. Utilizadas em diferentes segmentos, com o passar do tempo, estas peças podem apresentar desgastes, fato que exige uma manutenção de valvulas industriais que pode ser feita periodicamente.

Em casos de vazamento de fluidos, falhas e outros problemas, contratar uma empresa para realizar o processo de manutenção é o modo de evitar acidentes.

Analisar o custo deste serviço é o modo de conseguir escolher profissionais experientes e que ofereçam um atendimento de qualidade.

Portanto, uma valvula redutora de pressão manutenção periódica no ambiente industrial é o modo de manter a eficiência, executar a produção com rapidez, qualidade e assim obter ganhos expressivos.