equipamentos

Os equipamentos industriais são um dos principais elementos do dia a dia do trabalho. Sem eles, muitas das atividades não seriam realizadas de maneira correta e com qualidade.

Sendo assim, vamos falar de alguns materiais que são fundamentais para qualquer tipo de indústria.

1. Empilhadeiras

Não há nenhuma dúvida de que as empilhadeiras são fundamentais em qualquer tipo de indústria e para qualquer tipo de processo.

Elas são equipamentos que auxiliam no transporte de cargas e produtos. Sendo assim, facilitam a vida do trabalhador e agilizam o processo industrial.

Inclusive, existe mais de um tipo de empilhadeira, no geral, são quatro:

  • Empilhadeira elétrica;
  • Empilhadeira manual;
  • Empilhadeira a combustão;
  • Empilhadeiras portuárias.

A primeira, conforme o nome já diz, funciona a base de eletricidade. Ela contém baterias e, dessa forma, são mais silenciosas. Normalmente, a empilhadeira eletrica também faz a função de elevar os produtos, sendo utilizada para ambientes mais altos.

A empilhadeira manual é um tipo muito comum e simples de ser utilizada. Isso porque só necessita do trabalho braçal, sendo auxiliada por roldanas.

As empilhadeiras a combustão são duas: a empilhadeira a diesel e a gás. A primeira é a mais utilizada, já que o diesel é um combustível fácil de encontrar e mais barato.

A segunda utiliza gás liquefeito, mais complicado de achar. Ambas, porém, tem uma capacidade de carga muito maior do que as citadas anteriormente.

Por último, as empilhadeiras portuárias são utilizadas para realizar a carga e descarga em portos. Dessa forma, elas conseguem transportar grandes quantidades e pesos enormes. São diversas toneladas de uma só vez.

2. Compressor de ar

O compressor de ar é outro tipo de equipamento muito utilizado por diversos tipos de indústrias. Sua função é transformar outras formas de energia (como a elétrica, a diesel ou a gasolina) em ar comprimido.

Em casos de serviços de pinturas, é utilizado o compressor de ar direto. Serralherias, oficinas e funilarias também utilizam esse tipo de compressor.

Ele é um compressor de ar pequeno, que auxilia nos procedimentos mais simples. Por conta do seu tamanho, ele não possui reservatório, sendo um equipamento fácil de ser utilizado.

Existem, também, os compressores volumétricos e as centrífugas, que são mais utilizados nas indústrias como um todo.

3. Lençol de borracha 5mm

Necessário em muitos tipos de indústria, o lençol de borraça 5mm tem a função de proteger peças e estruturas específicas.

Eles são como mantas que resistem a elementos químicos, abrasão, entre outros. Uma de suas maiores características é o isolamento elétrico. Dessa forma, é frequentemente aplicado em manutenções elétricas.

Existem diversos tipos de lençol de borracha. Alguns deles são:

Lençol de borracha natural

Esse é o tipo mais comum dos lençóis. Ele é utilizado, além do setor industrial, também na área comercial. É indicado para locais em que contém:

  • Abrasão,
  • Impacto,
  • Cortes,
  • Pressão.

Lençol de borracha nitrílica

Tendo uma resistência térmica mediana (de -40º até 100ºC), esse tipo de lençol de borracha é indicado para trabalhar com combustíveis derivados do petróleo.

Lençol de borracha de silicone

Já o lençol de borracha de silicone possui resistência térmica de até 200ºC. Além disso, não possui toxidade, podendo ser utilizado no setor alimentício.

4. EPIs

Outro tipo de equipamento que deve ser utilizado em todos os tipos de indústria são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Sua função é proteger os trabalhadores que atuam no setor industrial, fazendo com que a segurança deles esteja em primeiro lugar.

Eles reduzem qualquer ameaça ou riscos ao funcionário. Dessa forma, protege também a gestão e a imagem da empresa.

Alguns dos itens de segurança que devem estar presentes no dia a dia industrial são: protetores auriculares, óculos, mangotes, máscaras, capacetes, botas, luvas, cintos de segurança, protetor solar, entre outros itens.

Inclusive, os equipamentos de proteção são obrigatórios, de acordo com a norma técnica NR6. É responsabilidade da empresa oferecer essa segurança aos trabalhadores.

Dessa forma, a obrigação da empresa entregar esses itens de maneira gratuita aos trabalhadores. Em uma indústria, existem diversas atividades e são necessários muitos equipamentos específicos.

No texto de hoje, listamos quatro deles, que fazem toda a diferença no dia a dia do trabalhador. Porém, conhecer mais alguns pode ser muito importante para quem quer entender um pouco mais sobre essa realidade.