Para polir uma peça, é necessário contar com uma série de procedimentos, a fim de garantir um bom resultado final. Na prática, existem três processos que envolvem este serviço: o corte, refino e lustro.

Partindo deste pressuposto, para cada uma dessas etapas o uso de equipamentos profissionais é fundamental, assim como o disco de corte extra fino, necessário para manter um acabamento refinado em cada peça de polimento.

Por conta disso, preparamos este conteúdo com 3 instrumentos importantes de corte e polimento. Continue com a leitura e não perca nenhum detalhe sobre essas ferramentas.

1. Disco de corte

Este tipo de ferramenta faz parte da família dos abrasivos de polimento. Ela é construída a partir de grãos abrasivos, telas de fibra de vidro aglomerados e resina, o que torna um dos instrumentos mais reforçados e seguros.

Basicamente, o disco de corte é usado para cortar diferentes tipos de materiais com muito mais segurança e eficiência que um serrote, por exemplo.

Ele é muito usado na indústria automotiva, assim como foi falado há pouco, sendo o primeiro passo para o polimento.

 

Aplicação do disco

O periódico é aplicado em uma máquina exclusiva para cortes, que possui grande velocidade rotativa. Neste sentido, o disco é posto na máquina que o gira rapidamente. Quando colocado na peça em questão, a mesma é cortada, sem grandes dificuldades.

Além de ser altamente resistente, o instrumento usado para cortes oferece diferentes aplicações e alto desempenho no âmbito industrial, como:

  • Siderúrgicas;

  • Indústria ferramenteira;

  • Setor automotivo;

  • Máquinas agrícolas;

  • Tanques de aço;

  • Cozinhas industriais;

  • Funilaria;

  • Dentre outros setores.

Os discos de corte são usados para cortar diversos tipos de metais ferrosos e não ferrosos, como aço e demais ligas, ferro fundido, aço inox, ferro batido, bronze duro, granitos, mármores, refratários e materiais não metálicos de alta resistência. Eles ainda cortam peças em forma de barras, placas, chapas, perfis, tubos, entre outros.

2. Lixa para polir

Durante o polimento de alguma superfície, é necessário contar com um método abrasivo. Em poucas palavras, materiais abrasivos são classificados como pedras, rebolos, discos e até diamante.

Neste último sentido, a lixa diamantada é uma das que mais fazem sucesso na área do polimento, pois complementa o trabalho de maneira rápida e com muita qualidade.

Além de melhorar o aspecto de uma lataria veicular, por exemplo, no campo industrial, a prática de polir é destinada aos ajustes de maquinários, uma vez que a lixa ajuda a eliminar as rebarbas que sobressaem dos maquinários – acúmulo de material oriundo do processo de execução.

Isso porque, frente a quase todas as áreas da indústria, nenhum material é comercializado sem o devido polimento, como torneiras, latarias de carro, assim como a maioria de peças de usinas.

Neste contexto, a lixa abrasiva para polimento é um dos principais instrumentos presentes no processo, embora passe despercebido pelos demais itens.

3. Máquina de polir

Denominada como politriz, a máquina para polir é o terceiro instrumento mais importante da nossa pequena lista. Afinal, sem a ferramenta, o ato de polir fica inviável.

A ferramenta pode ser usada para acabar com muitos defeitos na pintura, além de ajudar no acabamento de peças industriais. Já foi mencionado acima, que a mesma utiliza um método abrasivo, podendo ser pedra mais simples ou diamante.

Na indústria automotiva, o polimento é indicado para quem busca por brilho intenso no veículo, pois o procedimento ajuda a passar alguns produtos químicos específicos na lataria do carro, algo totalmente inviável se fosse ser aplicado com as mãos.

Em situações mais complexas, a politriz garante grande produtividade para o setor industrial onde é aplicada. Isso porque o equipamento faz uso de grande quantidade de energia para nivelar a superfície que será polida.

No entanto, existem algumas politrizes muito potentes, que podem expor o fundo da pintura de um carro ou até mesmo deformar uma peça industrial, como uma torneira, por exemplo.

Afinal, qual dos três é mais importante?

Os três instrumentos citados acima são importantíssimos no mesmo nível de usabilidade frente aos processos da indústria. Isso porque cada um deles é usado durante uma etapa do polimento de peças.

Ou seja, o corte antecede o polimento. O refino, por sua vez, entra como um pré-polimento, pois tem o dever de preparar o material a ser polido.

Ou seja, independente do setor de atuação, todos os instrumentos são de extrema importância para se obter um resultado de qualidade e satisfatório.