Os átomos do nitrogenio têm uma ligação muito forte, o que torna o nitrogênio muito estável, portanto, não é necessário entrar em reações químicas.

Devido a essas propriedades, o elemento é usado na indústria de alimentos, processamento de aço, eletrônicos e aplicações similares.

O oxigênio também é sem cor, odor e sabor. Comparado ao nitrogênio, o oxigênio reage com a maioria dos elementos químicos. É necessário para a maioria dos organismos vivos para processos metabólicos. Também acelera o fogo, sendo útil para a indústria de aço e vidro.

Produção de nitrogênio

As membranas são adequadas para quantidades e pureza mais baixas. A vantagem é a temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a eficiência. Isso é oposto a outros conceitos de produção.

Com a adsorção por oscilação de pressão, é possível alcançar alta pureza (97 a 99.999% do nitrogênio) e relativa alta capacidade de produção. É possível alcançar uma pureza ainda maior, mas o consumo de ar comprimido é maior. Quanto menor a pureza, menores os custos de produção do elemento.

Planta criogênica é o conceito mais antigo. Os gases puros podem ser separados do ar, resfriando-o até que se liquefaz. Em seguida, os componentes são separados com base em várias temperaturas de ebulição.

Esse conceito produz gases de alta pureza e alta capacidade, mas é intensivo em capital e energia. As plantas criogênicas são tipicamente localizadas na fonte do consumo.

O excedente dos gases produzidos é distribuído como nitrogênio líquido ou esse líquido é evaporado e comprimido em cilindros de alta pressão.

Produção de oxigênio

Comparado ao nitrogênio, não existem membranas para a produção direta de oxigenio no mercado; portanto, as formas possíveis de produção são apenas o conceito PSA (adsorção por oscilação de pressão) e a planta criogênica.

Ao lado do PSA, tem o VPSA. V significa vácuo. Este conceito difere do PSA apenas pela pressão operacional (PSA de 6 a 10 bar, VPSA cerca de 0,5 bar).

O VPSA é normalmente usado para altas capacidades. Com PSA e VPSA, é possível atingir 95% de pureza máxima. Outros, são gases mais ou menos nobres como argônio líquido, Hélio etc.

Nas plantas criogênicas, é possível atingir maior pureza, pois a separação é feita com base em diferentes pontos de ebulição dos gases.

Assim como o outro elemento, o oxigênio produzido nas plantas criogênicas é distribuído aos clientes finais como um oxigênio líquido ou comprimido.

As vantagens da produção de PSA são:

  • Razões de segurança;
  • Pronto a pedido;
  • Controle total sobre a produção;
  • A capacidade de produção atende às suas necessidades;
  • Baixos custos de nitrogênio;
  • Sem formação de gelo nos tanques de nitrogênio líquido;
  • Não perde o elemento devido à evaporação.

Razões para considerar a geração de nitrogênio no local

Cilindros de nitrogênio únicos e conjuntos de cilindros coletores são fornecidos em uma variedade de volumes e pressões de enchimento.

O conteúdo indicado do cilindro não é o volume real de gás utilizável. Isso depende da pressão de entrega necessária e da necessidade de garantir a pureza do gás, por exemplo, quando se trata de assepsia. Por essas razões deve-se considerar a geração de nitrogênio no local.

Os geradores desse elemento são projetados para transformar continuamente o ar comprimido padrão em nitrogênio como pressões reguladas e seguras sem a atenção do operador.

Um gerador de N2 no local eliminará todos esses problemas e aumentará a lucratividade, a confiabilidade e a sustentabilidade.

Um gerador oferece um design exclusivo e uma avançada tecnologia de economia de energia que requer menos ar comprimido para gerar mais nitrogênio.

Custos de manutenção substancialmente mais baixos, tempo de inatividade reduzido e vida útil mais longa tornam o suprimento de nitrogênio mais econômico disponível. Benefícios adicionais incluem:

Maior rentabilidade do que nitrogênio líquido comprar: custo unitário significativamente menor do gás e mais tempo de atividade.

Maior confiabilidade: gás disponível sob demanda 24/7 e você somente paga pelo que usa.

Sustentabilidade: pequeno retorno do investimento, longa vida útil, baixo consumo de energia e redução na pegada de CO2.

Com o vasto conhecimento de aplicações industriais de envasadora linear, várias empresas fabricam sistemas de geração de gás — ideal para ajudar qualquer cliente a se converter de opções de gás fornecidas para produzir seu próprio gás sob demanda. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *