Os componentes eletrônicos estão presentes na maior parte das coisas ao nosso redor. A maioria dos processos humanos, hoje em dia, é feita à base de equipamentos eletrônicos, desde processos complexos até os mais simples. Geralmente, os componentes eletrônicos usados nos maquinários são fabricados pela mesma empresa, ainda que tenham funções e formatos totalmente diferentes.

É muito importante que, ao adquirir componentes eletrônicos, se tenha plena confiança na empresa fabricante, pois um componente de baixa qualidade ou defeituoso pode gerar prejuízos enormes, e pior, risco à vida.

Tipos de corrente elétrica

Para entender melhor alguns desses equipamentos eletrônicos precisamos saber a diferença entre corrente contínua e corrente alternada. A corrente elétrica funciona semelhantemente a um fluxo de água em uma mangueira.

Se os elétrons nesse fluxo se movimentam apenas em uma direção, é uma corrente contínua, porém se eles mudam de direção, é uma corrente alternada.

Na corrente alternada os elétrons mudam de rota cerca de 120 vezes por segundo, e essa variação é fundamental para que a corrente possa ter sua tensão aumentada nos transformadores e possa ser transportada para longas distâncias.

Essa característica é fundamental, porque o aumento da voltagem produz uma capacidade maior da energia percorrer longas distâncias sem desperdício, sendo que, se a energia proveniente das usinas elétricas fosse de corrente contínua, ela não chegaria às cidades.

Por isso a energia sai em corrente alternada, com altas voltagens, e depois a voltagem é reduzida, para os lares, enquanto as pilhas e baterias utilizam corrente contínua, pois não precisam percorrer longas distâncias.

Veja componentes eletrônicos importantes e suas funções

Cabo de comando

Os cabos de comando e controle podem ter diversas funções, diâmetros e cores. Inclusive, podem ser encomendado de acordo com as especificações necessárias, e podem ter, ou não, escudo.

Eles são muito usados na automação, sendo responsáveis pelo funcionamento de diversos tipos de equipamentos, tanto no comércio, quanto nos lares e na indústria.

Podem ser usados em portões automáticos, painéis elétricos, ligação de máquinas, e automação de processo em subestação.

CLP

O controlador lógico programável é, basicamente, um computador especializado que serve para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais, baseado em um microprocessador que desempenha funções, através de programas de controle.

Ele é amplamente utilizado na indústria em diversos níveis de complexidade.

Disjuntor

O disjuntor é um dispositivo que faz a interrupção automática de corrente, para proteger sistemas elétricos de sobrecargas. Eles são muito comuns e populares, e estão presentes em todas as casas, nas caixas de força.

A diferença básica de um disjuntor e um fusível, é que o disjuntor pode ser rearmado e sendo assim, reutilizado. Já o fusível uma vez queimado, precisa ser trocado.

Fonte chaveada

A fonte chaveada preço pode custar R$50,00 e R$100,00, dependendo muito do modelo e do tipo de uso. Também conhecida como fonte comutada, é uma fonte de alimentação eletrônica que mantém uma tensão de saída estabilizada.

Ela possui um circuito controlador interno que comuta a corrente, ligando e desligando rapidamente. Os reguladores chaveados são mais eficientes, menores e mais leves que os lineares. Mas são mais complexos e caros, consequentemente.

Fora que o sistema de chaveamento pode causar ruídos eletromagnéticos e sonoros, se não forem suprimidos de maneira cuidadosa.

Elas podem ser classificadas em:

  • Retificador;
  • Conversor de tensão;
  • Conversor de corrente;
  • Conversor de frequência;
  • Ciclo conversor;
  • Inversor.

Os inversores de corrente são equipamentos que transformam corrente contínua em corrente alternada. Eles são fundamentais para transformar a energia de baterias em energia de corrente alternada, para ser usada nos aparelhos elétricos.

Sendo assim, é um item fundamental no uso das placas fotovoltaicas, e outros tipos de energia renováveis que utilizam baterias.

Além dos inversores de corrente existem outros tipos de inversores, como o inversor de frequencia siemens que serve para variar a velocidade de giro de um motor de indução.

O conhecimento básico dos diversos tipos de equipamentos eletrônicos é muito importante para que se possa ter, ao menos, uma noção do funcionamento dos processos fundamentais para empresa, e não pode ser negligenciado.

Ainda que os reparos complexos devam ser feitos por um profissional treinado, o conhecimento sobre os componentes ajuda a não ter prejuízos e cometer erros potencialmente perigosos em relação aos sistemas elétricos e componentes eletrônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *