Dar forma à matéria bruta é uma atividade que requer tempo e trabalho, e, além de tudo, contribui de forma gigantesca em todas as áreas da indústria.

A responsável por dar forma a essas peças é a usinagem e ela faz isso através do desbaste mecânico.

Como é feita a usinagem?

A matéria-prima que ganhará forma pode ser metálica ou não, um exemplo de produto feito por ela é o parafuso auto brocante cabeça panela phillips.

Na usinagem existem muitos processos aos quais uma peça pode ser submetida como o serramento, aplainamento, torneamento ou furação, entre outros.

Quando foi criada – a usinagem – era um processo totalmente manual e, com a inovação de tecnologias, também pôde evoluir.

Hoje conta com maquinários de alta pressão e alguns exemplos de indústrias nas quais está presente são a de eletrodomésticos e a automotiva.

A usinagem está sempre cooperando para o funcionamento de indústrias.

Algumas máquinas que estão presentes nela são os tornos, fresadoras, furadeiras, retificadoras e mandriladoras. É utilizada até nas cópias de chaves.

Capaz de criar qualquer objeto a partir de um bloco de matéria-prima, a usinagem produz produtos de baixo custo, faz reparações e pode ser encontrada até na indústria aeroespacial.

Dentro dela existem categorias e entre elas temos a usinagem química, usinagem convencional, usinagem por eletroerosão e a maquinação.

Cada uma cuida de partes diferentes de moldagens e acabamentos das peças.

Diferentes modelos de compressor usados na usinagem

O compressor de parafuso, por exemplo, faz a redução do volume de fluidos em três tipos de operações: sucção, compressão e descarga.

A velocidade a que ele pode chegar dependerá da necessidade e ela é controlada a partir de motores elétricos ou turbinas. O custo de manutenção é barato, e varia de acordo com o que a indústria solicitar.

O compressor parafuso preço é totalmente variável, dependendo da potência do produto e de qual a empresa fornecedora.

Na hora de escolher o seu, opte por empresas que disponham de manutenções e consertos consecutivos para evitar que você tenha que procurar por esses serviços especializados no futuro.

Além do parafuso, outro tipo de compressor que a usinagem usa é o compressor de ar.

Como o nome sugere, ele trabalha estritamente com ar, convertendo movimentos mecânicos, gerados por algum tipo de energia, em ar comprimido.

Os tamanhos dessas máquinas são tanto de grande como de pequeno porte, para atender a todos os tipos de demanda.

Os compressores de ar podem ser úteis para serviços gerais, sistemas industriais, para lidar com gás ou processo, refrigeração ou serviços a vácuo.

Eles podem ser compressores de êmbolo, rotativos ou turbocompressores. Lembre-se de sempre manter os filtros do seu compressor limpo, para que ele funcione de forma eficaz e não prejudique o maquinário.

Usado para pinturas, o compressor portatil também é muito eficiente e eficaz. Ele chega a 40 Pés e pode ser usado em serviços pesados nas construções civis e nas indústrias.

São compostos por uma pistola para a pintura, uma mangueira, uma alça para transporte e pés de borracha, ou seja, são ideais tanto para pinturas que necessitam de sua mobilidade quanto para pinturas fixas de um lugar só.

Já o compressor tufão, e, como conhecido popularmente, compressor de ar direto, não tem reservatório de ar.

A pistola e mangueira dele podem ser trocadas facilmente, diferente de outros compressores que já vêm equipados com estes elementos fixos.

A capacidade de tempo de trabalho contínuo é menor, então faça pausas para que não aqueça o equipamento.

Pesquise qual o tipo perfeito de aparelho de usinagem para a sua indústria.

Máquinas que compõe o processo de usinagem

Muitas máquinas são necessárias para compor uma empresa de usinagem, aqui vão 7 que não podem faltar na sua:

1. Máquina de fresagem de engrenagens;

2. Centro de usinagem 3 eixos;

3. Gerador de surfagem;

4. Entestadeira de ângulo;

5. Máquina de mandrilamento, faceamento e soldagem;

6. Chaveteira;

7. Redutor de velocidade preço.

Como dito antes, a usinagem tem grande importância nas indústrias. Ela dá forma a muitas peças e pode servir até para fundição.

Tem um serviço de alta precisão e qualidade. Na parte de fundição e soldagem é exclusivamente trabalhada com o metal.
A usinagem, em si, é um setor essencial para o desenvolvimento de todas as indústrias, por conta da sua modelagem em matérias primas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *