Antes de começar uma obra, o primeiro passo é fazer a preparação do local no qual ela será realizada, seja por meio da demolição da construção que estava ali antes, ou simplesmente para fazer a limpeza terreno, por meio de roçagem ou retirada de resíduos.

Essa primeira etapa deve ser realizada tomando todo o cuidado para não causar impactos ambientais, como retirada de árvores ou outros impactos que afetem na vizinhança. Isso é necessário para qualquer obra, independente se o porte é pequeno ou grande; ou se é para a construção de uma casa, de um estabelecimento comercial ou de uma indústria.

Para auxiliar nesse processo vários itens são essenciais. Para o armazenando entulhos, por exemplo, uma caçamba é fundamental, pois elas contribuem com a manutenção do terreno limpo e o local da obra o mais organizado possível, armazenando aquilo que não está sendo utilizado.

As caçambas também transportam itens como cimento, areia, terra, sementes, adubos, dependendo da necessidade de cada obra.

O perfil W, também conhecido como wide flange, é um produto de metal laminado muito requisitado em construções de estruturas variadas, já que são muito versáteis e apresentam flexibilidade em suas diversas formas de utilização.

Esse tipo de produto é muito resistente e suporta boa pressão e peso, sendo bastante usado no mercado.

Elementos estruturais de uma obra

Os principais elementos estruturais de uma obra são:

  • Viga;
  • Laje;
  • Pilar;
  • Fundação.

Um bom projeto é fundamental para que a realização e o resultado da obra saiam como o planejado.

A estrutura é o conjunto de elementos que darão sustentação e estabilidade a uma construção, formando um todo perfeitamente combinado, resistindo a todos os esforços que são produzidos pelo peso próprio, de seus ocupantes além de intempéries e sobrecargas.

As estruturas podem ser em concreto, metal ou madeira e suas aplicações dependem da área, as características e o perfil da construção.

Tipos de telhas mais comuns nas construções

No mercado, há diversos modelos de telhas, como as telhas de cerâmica, telhas de concreto e outras opções. É importante saber das especificidades de cada uma delas para saber qual se adequa melhor ao seu projeto.

Independentemente da construção, seja uma casa, um estabelecimento comercial ou uma indústria, o tipo de telha a ser usado precisa ser bem definido no projeto, especificando se vai ser, por exemplo, uma
Telha galvalume trapezoidal
.

Além do aspecto estético, um telhado possui a função de oferecer conforto térmico e iluminação para a edificação.

Ambientes que não possuem um telhado bem feito podem sofrer com inúmeros problemas como goteiras, superaquecimento do ambiente, escorregamento de telhas, entre outros danos que podem acabar ocasionando na necessidade de refazer o telhado.

As características de cada tipo de detalhe variam de acordo com o preço, formato e inclinação da estrutura base do telhado.

Quando a chapa de aço que forma a telha passa por um processo químico para evitar a corrosão, ela se torna um material conhecido como telha galvanizada. Esse tipo de telha oferece bom custo-benefício, além de ser bem fácil de ser instalada, possuir baixa necessidade de manutenção e, assim como outros tipos de telha, também proporcionam o conforto térmico.

Elas são confeccionadas conforme as medidas de uma obra em específico, sendo muito indicada por engenheiros e arquitetos.

Existem alguns diferentes tipos de telhas, como as pré e pós-pintadas, a telha metálica trapezoidal sanduíche, calandradas, multidobras, perfuradas, telha forro, entre outras. A classificação das telhas galvanizadas também podem variar de acordo com o seu formato, sendo trapezoidal ou ondulada.

Já os

toldos e coberturas são acessórios que são instalados em ambientes externos de casa, edifícios e indústrias e servem para manter esses locais protegidos do sol e da chuva e de outras intempéries.

Assim como as telhas, eles também ajudam a controlar a temperatura do ambiente gerando maior conforto em áreas sociais e mantendo a decoração no local. A lona utilizada para cobertura pode ser uma lona de polietileno.

Como tudo o que envolve uma obra, além do auxílio de um profissional para indicar o que pode ser utilizado no projeto, o dono da obra deve pesquisar por materiais que se encaixem em seu perfil. É necessário ir atrás de fornecedores de qualidade, pois no mercado há muitas ofertas. No entanto, existem materiais que não são adequados e acabam trazendo prejuízos para a sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *