As conexões e tubulações são essenciais para a composição hidráulica das indústrias, podendo também ser encontradas em muitos outros locais por sua alta eficiência e o seu desempenho indispensável.

Dessa maneira, vale a pena conhecer os detalhes sobre cada item e entender como eles contribuem de forma direta e significativa para a segurança e também para a otimização de procedimentos internos em variados segmentos.

No artigo a seguir, acompanhe informações extremamente úteis sobre tubulações, válvulas e demais utensílios que fazem parte do cotidiano industrial quando o assunto são as instalações hidráulicas.

Conexões

Uma conexão deve, como sugere seu próprio nome, oferecer a ligação entre componentes hidráulicos de forma eficaz e segura.

Além disso, seu alto desempenho tem um impacto também nos procedimentos de manutenção do sistema, que podem se tornar muito mais produtivos a partir do uso de conexões resistentes e duráveis.

Por isso é importante contar sempre com materiais especiais, como o aço carbono e o aço inox, que garantem características associadas à resistência contra impactos mecânicos e também contra processos de corrosão, como o enferrujamento.

É fundamental garantir, em itens que lidam ininterruptamente com fluidos diversos, a eliminação de riscos de contaminação e corrosão, promovendo resultados de qualidade. É por isso que a aplicação do aço está presente em itens de muitas áreas, tais como:

  • Adutoras de água;
  • Saneamento;
  • Hidroelétricas;
  • Infraestrutura;
  • Mineração;

O transporte rápido e seguro de líquidos, gases e fluidos é uma das vantagens oferecidas pelas Conexões aço carbono, que podem ser produzidas em ASTM, ASTM A234, A105, etc, atendendo a demandas em segmentos como o alimentício, o petroquímico e o petrolífero.

As conexões tubulares podem ser desde flanges de ligação a válvulas de bloqueio, assim como combinações com tubos.

Válvulas

As válvulas são fundamentais para diversas operações dentro das fábricas e indústrias de diferentes segmentos, atuando juntamente a tubulações, caldeiras, etc.

Um dos modelos mais empregados é a Valvula tipo gaveta, que é encontrada em diferentes atividades e oferece vantagens especiais por encerrar ou liberar a passagem do fluido por meio de um disco deslizante.

Assim como uma gaveta em um armário, portanto, ela possibilita o controle da fluidez ou seu bloqueio. Nos sistemas diversos de água ou de líquidos brutos, essas válvulas estão sempre abertas ou fechadas.

Outros modelos de válvulas são:

  • Válvula borboleta;
  • Válvula de retenção;
  • Válvula esfera;
  • Válvula globo.

Tanques

Os tanques são itens com múltiplas funcionalidades, sendo empregados em espaços industriais de diversos tipos para ciclos de produção que vão desde o manuseio de produtos químicos até o tratamento de biocombustíveis e açúcar.

Desse modo, ele está associado à manipulação de matéria-prima e ao tratamento de resíduos em geral.

Para o correto atendimento às demandas por praticidade e higienização, o material a ser utilizado deve ser resistente e, ao mesmo tempo, capaz de evitar a proliferação de contaminações.

Desse modo, o aço inox é altamente recomendado, já que o emprego de outros materiais pode ocasionar a geração de produtos de qualidade duvidosa.

O Tanque de aço inox tem, assim, um papel de destaque dentre os modelos disponíveis no mercado atualmente, apresentando benefícios de durabilidade que vão além da composição estrutural e alcançam, até mesmo, aspectos estéticos, já que sua superfície lisa e brilhante é visualmente agradável e pode compor um ambiente de trabalho mais modernos e aconchegante.

Medidor de pressão

Medir, de forma exata, a pressão exercida no interior de um recipiente ou mesmo de um sistema fechado é fundamental para a garantia de resultados mais precisos dentro da produção industrial.

Seja em um sistema de ar comprimido ou em um sistema hidráulico, por exemplo, o manômetro tem uma importância direta por ser o item responsável por essa medição.

Sem a necessidade de abastecimento elétrico, esse dispositivo funciona de forma independente e conta com uma série de vantagens, dentre elas a eficiência na indicação de dados e a praticidade.

Dessa maneira, ele pode ser empregado em:

  • Compressores;
  • Bombas;
  • Gases de solda;
  • Filtros de piscina;
  • Sistema pneumáticos.

Qualidade e resistência

Os sistemas hidráulicos devem sempre ser compostos por materiais que possam garantir a resistência, como comentado anteriormente, pois em caso de negligência com esse aspecto os riscos de falhas operacionais, contaminações e acidentes só aumentam.

Por isso, a utilização do tubo galvanizado é uma das melhores formas de levar mais segurança para esse tipo de sistema, pois a galvanização é um processo de revestimento em zinco que confere muito mais resistência aos tubos.

Além disso, é fundamental se atentar à qualidade dos trabalhos desempenhados com relação a processos de manutenção e instalação, gerando mais bem-estar nos ambientes e otimizando as atividades hidráulicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *