Tratamento térmico é o nome dado a qualquer procedimento de controle de aquecimento ou de refrigeração a que se submete um material sólido, a fim de alterar sua estrutura ou as propriedades de sua composição. No caso de alguns materiais, é utilizado para alterar suas propriedades.

Faz parte de um conjunto de práticas de manutenção de peças e de ferramentas, bem como das instalações dos equipamentos elétricos e eletrônicos a que se dá o nome de Manutenção industrial.

A torre de resfriamento alpina

A Torre de resfriamento alpina é um dispositivo utilizado na indústria para promover resfriamento através da remoção de calor gerado nos processos da fabricação e posterior transferência para a atmosfera.

É encontrada com o fabricante ou em empresas especializadas.

Fabricada para resfriar a água industrial, especialmente em instalações dedicadas ao ramo petrolífero e químico, a

Torre de resfriamento alpina é baseada nos graus de temperatura e na vazão da água que passará pelo processo de arrefecimento, funcionando a partir da aspiração do ar úmido do ambiente, que é descarregado para o alto, pela ação de outra corrente oposta de ar.

Pode participar de um conjunto de sistemas, juntamente a várias outras unidades semelhantes.

A torre de Resfriamento pode ser encontrada em uma variedade de tamanhos, sendo, assim, flexível às necessidades do local onde está colocada.

É possível ajustar as dimensões de uma torre de resfriamento de acordo com padrões arquitetônicos, que variam de espaço para espaço.

Quanto à sua manutenção e limpeza periódicas, é importante que essas sejam feitas por profissionais especializados no manuseio desse equipamento, a fim de assegurar que nenhum processo industrial seja prejudicado e haja maior durabilidade do dispositivo.

A maioria das empresas fabricantes também oferece esses serviços de montagem e de manutenção das torres de Refrigeração industrial.

Os trocadores de calor

O trocador de calor é um dispositivo usado para realizar a troca de calor entre dois meios, funcionando como uma forma de transferir essa energia entre dois fluidos diferentes, que estão com temperaturas distintas, aquecendo ou arrefecendo (esfriando) esses fluidos.

O do tipo industrial é um equipamento muito resistente e, portanto, com boa aplicação em processos mais rigorosos e pesados, em observância às regras estabelecidas internacionalmente.

O Trocador de calor tubo duplo é uma ferramenta usada para evitar a corrosão causada em um material por algum tipo de fluido.

É um dispositivo formado por dois tubos feitos à base de materiais distintos, que ficam unidos mecanicamente através de um processo de estiramento, e serve para que não haja interferência de um fluido em outro, quando ambos operam dentro de um mesmo trocador de calor.

O Trocador de calor tubo duplo pode ser fabricado a partir de dois círculos de mesmo centro, onde circulam, um interna e outro externamente, os fluidos de temperaturas diferentes; ainda, pode ser feito com a instalação de dois tubos de dimensões diferentes, estando o menor inserido no maior através de peças metálicas de ligação.

É feito em concordância ao estabelecido pela Norma Regulamentadora número 13 (NR13), que dispõe sobre a forma de conservação de caldeiras e vasos de pressão e as formas adequadas de instalação, operação e manutenção, visando a segurança e a integridade física dos trabalhadores envolvidos nos processos.

O termopar: outro dispositivo de tratamento térmico em uma indústria

O termopar é um dispositivo formado, de maneira mais genérica, por um par de fios constituídos de elementos metálicos distintos, que passam por um processo de solda em suas extremidades e que, quando estão sujeitos à influência de duas temperaturas distintas, produzem uma força de tipo elétrico, que pode ser feita a partir da conversão de outra forma de energia, através da corrente elétrica.

O processo de manutenção que envolve a Calibração de termopar serve para proceder a regulagem da temperatura desses aparelhos.

Nesse procedimento, os sensores de leitura de temperatura desse equipamento são calibrados através da comparação feita por um sensor que estabelece uma referência.

Também pode ser feita por método chamado de pontos fixos (pontos triplos de substâncias puras, bem como fusão ou solidificação).

A Calibração de termopar deve ser feita por profissionais especializados e qualificados para realização desse procedimento de manutenção, uma vez que isso garante maior tempo de vida útil e funcionalidade do dispositivo de conversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *