O ramo industrial conta com uma grande variedade de itens que possibilitam, todos os dias, a promoção de ciclos produtivos e de montagem capazes de elaborar e desenvolver uma série de componentes que fazem parte da nossa vida cotidiana.

O que muitas pessoas não sabem é quais são esses itens e como eles funcionam. Especialmente em setores como o da indústria de alimentos, é fundamental contar com dispositivos capazes de promover a circulação do ar e a devida refrigeração sem comprometer a segurança e a qualidade dos resultados.

Nesse contexto, vale a pena se inteirar mais sobre o tema e entender como alguns dos equipamentos mais utilizados em diversos segmentos industriais garantem otimização, funcionalidade e proteção, tanto ao espaço quanto aos colaboradores que o utilizam diariamente.

Torre de resfriamento

Torre de resfriamento Alpina é um componente capaz de remover o calor que é utilizado para a transferência do calor residual de procedimentos diversos que acontecem dentro das indústrias para a atmosfera, onde será dissipado.

Para que isso aconteça de forma correta, esse dispositivo pode lançar mão de diferentes desempenhos, sendo que a evaporação da água para a remoção do calor é um deles.

Nesse caso, ele provoca o resfriamento do fluido de trabalho, que se aproxima da temperatura do chamado bulbo úmido (que indica o nível de umidade presente no ar).

Além disso, a Torre de resfriamento de água pode também usar apenas ar para que seja possível promover o resfriamento do fluido e para que ele se aproxime da temperatura do bulbo seco, que tem como base a temperatura do gás.

Nesse contexto, podemos dizer que esse equipamento tem como principal finalidade promover o contato direto entre água quente (oriunda de sistemas de resfriamento) e o ar, diminuir sua temperatura e deixá-la pronta para uso em diferentes demandas industriais.

Vale lembrar que toda a água quente liberada por meio do uso das torres de resfriamento deve ser devidamente reaproveitada, como exigem as normas regulamentadoras do setor. Isso pois a água está em crescente escassez e deve haver uma preocupação com o meio ambiente.

Tanques

Já os tanques são de extrema importância para a armazenagem de produtos diversos. Existem diferentes tipos e eles variam entre si de acordo com o material de composição, o tamanho, a finalidade, etc.

Desse modo, é importante avaliar, precisamente, cada tipo de demanda antes de escolher o modelo mais adequado para ser implementado em sua indústria.

Entre as opções mais utilizadas, o Tanque industrial de inox se destaca por conta de uma série de vantagens, garantindo a composição reforçada em liga metálica capaz de gerar mais resistência a fatores externos, como a corrosão, ou mesmo a fatores relacionados à atmosfera e à água armazenada em alguns casos.

Em meio às mais importantes aplicações que são dadas aos tanques de aço inox, que são de extrema versatilidade e podem estar presentes em diversos contextos, podemos chamar a atenção para o uso nos seguintes segmentos industriais:

  • Indústria petroquímica;
  • Indústria de papel e celulose;
  • Indústria de cosméticos;
  • Indústria química;
  • Indústria farmacêutica.

São variados os benefícios oferecidos pelo seu emprego, entre eles: garante resistência à corrosão, em especial quando levamos em conta que há cromo em sua composição metálica, e também que ele oferece a resistência mecânica adequada, baixa rugosidade em sua superfície e um apelo estético acima da média, já que é brilhante e luminoso.

Exaustores

Já o exaustor industrial é um tipo de ventilador que pode ser empregado nos mais variados segmentos da indústria com o objetivo de otimizar e promover a circulação mais eficiente do ar, o que pode fazer toda a diferença em ambientes mais nocivos e também quando estamos falando da produção relacionada à indústria de alimentos.

Dessa forma, essa espécie de ventilador industrial mantém a atmosfera dos ambientes muito mais respirável e fresca, o que proporciona uma série de vantagens, tanto para a segurança interna quanto para o bem-estar e a saúde dos colaboradores.

Por isso, o uso dessa espécie de resfriador é obrigatório em muitos segmentos de atuação.

O mais importante é contar sempre com itens de qualidade e que possam ser fornecidos com a garantia e a certificação da procedência, o que vai gerar resultados compatíveis com a obediência às normas existentes no setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *