Há diversos tipos de filtros implantados nas indústrias com o intuito de melhorar o seu funcionamento. Em setores como a construção civil, por exemplo, o Filtro plissado é um aparelho que é utilizado para acumular pó e não deixar passar para o resto do ambiente. É um produto de alta capacidade, que possui vida útil longa e durabilidade.

Pode ser feito de diversos tipos de materiais como o papel filtrante de celulose ou a microfibra de vidro, sua profundidade é pouca e as pregas são estreitas.

Sua principal função é filtrar a retenção de partículas finas e pequenas como poeira, alguns elementos tóxicos e outros. Esses filtros executam uma tarefa difícil e por isso precisam ser eficientes no trabalho.

Se saem melhor em ambientes que produzem alta quantidade de pó ou materiais de minucioso tamanho que necessitam ser filtrados.

Ainda nessa categoria, se encontra filtros finos de alta eficiência e que possuem ótimo tamanho adaptável e grande capacidade de armazenamento, fazendo com que sua manutenção seja executada em longos períodos.

Esse é o Filtro cartucho plissado.

Para a eliminação de gases industriais, um outro estilo de filtro é necessário. A filtragem desses poluentes é feita por uma passagem de ar que carrega as partículas até ficarem retidas nos fios do aparelho.

Deve ser limpo com mais frequência, pois seu conteúdo acumula facilmente e exige maior atenção.

Benefícios do uso Filtro de manga:

  • Controle do ar
  • Limpeza automática
  • Econômico
  • Alto desempenho
  • Baixo custo e manutenção
  • Menor pressão
  • Separação dos elementos

O filtro de manga é um equipamento que pode trabalhar em conjunto com um exaustor e juntos formarem o sistema eficiente que tem como objetivo extrair o ar poluente do ambiente industrial.

A filtragem do ar passa por um processo de ficar preso nas mangas do tecido do próprio filtro, e por isso, a possibilidade de utilizar novamente o material é viável.

Outros equipamentos industriais

exaustor industrial é o aparelho que consegue remover o ar ruim, mau cheiro e fumo de indústrias e ambientes fechados. É de fácil aplicação e instalação, e não necessita de nenhuma alteração local pois se adapta a qualquer tipo telhado.

Sua construção, calibre e material pode variar de acordo com o local instalado e da quantidade de resíduos existentes que precisam ser filtrados.

Os exaustores são peças fundamentais para manter a qualidade do ar no meio industrial e sua presença garante que o ar seja renovado com segurança para os funcionários e para os clientes.

A qualidade do ar em locais como a indústria, que muitas vezes, produzem poluentes é preciso manter sempre boa. Afinal, todo o setor necessita de uma ventilação que seja adequada e preserve a saúde de quem frequenta o ambiente.

O setor químico, médico, automobilístico, de minério, alimentício e outros são os que mais utilizam exaustores afim de fazer circular o ar e remover odores desagradáveis. Mas não somente dentro do setor industrial esse equipamento é necessário.

Parques de estacionamento subterrâneo, ginásios, armazéns e outros ambientes fechados dependem da ventilação industrial para manter uma qualidade efetiva a quem frequenta esses lugares.

Podem ser exaustor de telhado, exaustor tubular, caixas centrífugas, ventilador centrífugo e exaustor de murais.

Ventilação

A ventilação industrial é o processo de tornar o ar limpo através de meio naturais ou mecânicos em lugares fechados.

Essa ventilação tem propósito de controlar as condições para que tanto os trabalhadores como as máquinas possam exercer suas respectivas funções sem interrupções externas.

ventilador industrial tem esse propósito, e através do seu sistema renova o ar de edifícios e galpões industriais.

No local de trabalho, a ventilação faz parte do controle de contaminações possíveis que devem ser evitadas a qualquer custo. São parte desses elementos fumaça, poeira, vapor ou qualquer outro tipo de resíduo acumulativo.

Esse serviço é de extrema importância pois ajuda a evitar problemas de saúde que podem ser gerados futuramente como dificuldades de respiração e outros tipos de danos e doenças.

Dessa forma, a ventilação industrial funciona de maneira que o ambiente de trabalho seja saudável e seguro, independente do  segmento da indústria.

Os benefícios do funcionamento correto desses aparelhos estão entre o conforto térmico, a classe trabalhadora mais motivada, a diminuição de faltas, aumento de produtividade e diminuição dos custos empresariais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *