indústria

A indústria possui diversos setores, e por isso apresenta uma versatilidade em seus locais de atuação. Dentro deste ambiente, é possível produzir pequenos elementos como parafusos metálicos, barras e chapas para a construção civil, equipamentos eletrônicos e até mesmo produtos alimentícios.

Em sua versatilidade, a indústria também pode produzir o pó xadrez, que consiste em um tipo de pigmento feito à base de óxido ferroso, conferindo coloração a vários itens da construção civil, como é o caso do concreto.

Por conta disso, cada ação dentro da indústria é realizada de forma específica dependendo do seu segmento, área de atuação e especialização dos profissionais.

O processo de montagem industrial, assim como da produção, envolve o funcionamento de várias máquinas, assim como um período posterior da utilização do lacrador de embalagens utilizadas, assim como ações de logística que ficam responsáveis por deslocar os materiais e atuar em seu processo de organização.

Vale ressaltar que, os processos de embalagem dos produtos podem variar dependendo do material. Por exemplo, existem produtos que necessitam de uma embaladora a vacuo, pelo fato de não poder ter contato com o oxigênio.

Além disso, existem outros temas que são importantes dentro da indústria e merecem ser destacados.

Os tipos de sondagem

Diversos procedimentos técnicos são realizados dentro de uma indústria ou para que a indústria possa ser instalada e desempenhar algum tipo de atividade.

Entre eles, podemos destacar a sondagem SPT (Standart Penetration Test). Está é um tipo de ação de sondagem, que visa identificar qual é a penetração que um determinado solo ou rocha permite chegar.

Dessa forma, todas as delimitações que implicam em como esta ação devem ser feitas seguindo às normas técnicas de segurança.

Este tipo de investigação é denominada geotécnica, ou seja, permite que as amostras de solo sejam retiradas, assim como identificar:

  • O tipo de solo;
  • O nível dos reservatórios de água no local;
  • O quanto o solo resiste à penetração;
  • A resistência de determinado solo.

Ou seja, para realizar este procedimento, um hasteamento é instalado e a partir daí é possível realizar a penetração no solo.

Os resultados que envolvem este tipo de ensaio dizem respeito ao tipo de penetração suportada e são importantes em um processo de construção civil ou de montagem industrial.

Ações de manutenção e segurança industrial

É impossível que uma indústria tenha um funcionamento adequado e uma excelente produção industrial se a segurança não for uma prioridade.

Desde o processo de montagem industrial, diversas válvulas e sistemas de segurança são instalados para garantir que a produção seja eficiente, mas com qualidade.

Cada válvula exerce sua importância dentro da indústria. Por exemplo, no caso das valvulas de segurança e alivio, o objetivo principal é aliviar a pressão.

Ou seja, por meio dos sistemas pneumáticos, assim como os hidráulicos esta válvula atua de forma automática aliviando a pressão e evitando que exista um intenso processo de elevação da pressão, o que poderia ocasionar um acidente grave de explosão do sistema.

Além deste modelo de válvula de controle de pressão, existem outros sistemas que atuam na verificação da vazão de material, inclusive gasoso, para impedir que produtos tóxicos circulem sem o controle devido.

Podemos destacar também as válvulas de controle de temperatura de um sistema, que contribuem para verificar a temperatura dentro da máquina ou de um sistema industrial, evitando sobrecargas e emitindo alertas no caso de irregularidades.

Diante da importância e da particularidade de cada válvula, é fundamental que a indústria observe e atue na manutenção destes elementos, com o objetivo de evitar acidentes e comprometer todo o trabalho interno.

Além das válvulas, as máquinas responsáveis pela produção industrial também necessitam de manutenção. Neste aspecto, é importante realizar a manutenção de redutores de velocidade, que atuam na parte interna das máquinas para que elas cheguem na velocidade correta a partir do seu tipo de engrenagem.

Como as máquinas sofrem desgastes, é essencial repor, trocar e manter de forma preventiva todas as peças, pois uma manutenção preventiva atua no cuidado das máquinas, mesmo que elas tenham um funcionamento normal. Isso vai envolve reparos técnicos leves, mas essenciais para evitar a quebra do sistema.

Portanto, investir em serviços e peças de qualidade é necessário para garantir a segurança dos profissionais industriais e o sucesso de toda produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *