O sistema agrícola é um dos mais importantes para a economia brasileira e, ainda, é o responsável pela produção dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

No entanto, para que uma plantação dê certo, vários fatores são verificados como o clima, o tempo, o tipo de solo e o adubo utilizado.

Apesar disso, os estudos nessa área vão além disso, porque cada vez mais pesquisadores estão estudando como não esgotar os nutrientes do solo, em como evitar o desmatamento (utilizando o mesmo solo com várias culturas) e, ainda, o grande desafio que é encontrar formas de economizar água.

Esses estudos têm gerado algumas hipóteses e resultados, no que se refere ao desenvolvimento de novas técnicas de plantação, de irrigação e, ainda, novos elementos e máquinas que ajudam a otimizar a plantação.

O processo de irrigação é um dos mais importantes em uma plantação, porque atua na distribuição de água até a planta.

Sem água ou com seu excesso, a plantação não vinga, representando uma perda ao produtor, seja ele grande ou não.

Por isso, existem algumas técnicas e equipamentos que podem ajudar nesse processo, facilitando a vida do pequeno e grande produtor e, ainda, garantindo que a plantação dará certo. Então, não deixe de conferir!

A importância da irrigação para os sistemas agrícolas

A irrigação é uma técnica desenvolvida no passado pelos persas e aprimorada nos dias atuais.

Essa técnica consiste no fornecimento da água, de forma controlada, para que as plantas recebam a quantidade que realmente desejam. Isso ajuda tanto na economia da água, um recurso natural fundamental, e ainda garante o aumento da produção.

Para que essa água chegue à planta, existem alguns materiais que são utilizados. Um deles, é a Mangueira microperfurada para irrigação.

Na prática, essa mangueira utiliza uma técnica chamada de gotejamento, que pode ser aplicada em vários tipos de plantação.

Essa mangueira é feita com polietileno, um material bastante flexível e resistente. Essa mangueira direciona a quantidade de água certa para a planta, distribuindo esse liquido de forma uniforme. Esse tipo de mangueira é indicado e utilizado em:

  • Estufas;
  • Canteiros;
  • Plantações em locais abertos;
  • Locais com presença de sensores.

Nesse sistema, a Mangueira para irrigação por gotejamento é acionada e está acoplada por temporizadores que acionam à mangueira apenas quando necessário e nos minutos corretos.

Essas gotas ajudam a plantinha em seu desenvolvimento, para que cresça forte e saudável.

Além disso, essa mangueira está associada a sistemas de bombeamento de água, que também são controlados.

Esse tipo de mangueira é um ótimo investimento para o produtor, pela flexibilidade que é possível em sua aplicação e ainda por ser um material que não necessita de manutenção intensa.

Além disso, essa mangueira é resistente a fatores externos como sol, chuva, acúmulo de fungos e bactérias, dentre outros.

O objetivo é realizar um sistema de gotejamento de forma eficiente para o agricultor. Outra vantagem no uso desse tipo de mangueira também é que ela não causa erosão ou perfurações no solo, ajudando na sua proteção.

O uso do trator em uma plantação

É muito comum visualizar a presença de tratores em plantações porque esse material surgiu para facilitar o processo.

Deste modo, esse material ajuda a puxar outros elementos mais pesados, que são necessários para abertura da terra no local em que a semente será colocada.

Atualmente, com o avanço tecnológico, os tratores são mais modernos e inteligentes, sendo acionados e operados automaticamente, operador dentro da cabine.

Com isso, os tratores conseguem plantar as sementes e, ainda, por meio de um painel, deixar registrado em que local a semente foi posta, para facilitar os demais serviços.

Para adquirir um trator, muitas pessoas assistem Vídeo de trator para verificar os variados modelos e, assim, constatar qual é o melhor para o seu negócio.

A utilização de Peneira vibratória

Após ser colhido, o alimento, principalmente grãos, precisam ser selecionados.

A depender da quantidade, isso pode ser feito manualmente ou em uma máquina.

Essa máquina é chamada de Peneira vibratória e é utilizada para a separação de materiais, sejam eles secos ou não, para conseguir identificar o melhor elemento e descartar aquele não serve.

Essa peneira pode ser utilizada em vários setores, desde a indústria de alimentos até a engenharia civil. A vantagem na utilização desse material é que ele é prático e fácil de instalar, possui uma manutenção relativamente simples e consome pouca energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *