indústrias

Existem diferentes tipos de indústrias, que funcionam de maneiras distintas. Cada fábrica possui seu próprio modelo produtivo e utiliza suas próprias ferramentas, mesmo que em certos momentos existam composições semelhantes.

Há certos elementos que são de conhecimento de todos, e que já utilizamos no nosso dia a dia, e que são mais fáceis de reconhecer.

Injeção hidráulica e pneumática

Em algum momento, todos já utilizaram uma mangueira em casa. Esse é um instrumento que pode ajudar muito no dia a dia, tanto na lavagem de estruturas, como nos pisos, mas também no cuidado de plantas e jardins.

Nas indústrias, as mangueiras também são utilizadas para a lavagem dos espaços industriais, pois possibilita que esse processo seja muito mais rápido que se fossem utilizados baldes.

Para que isso ocorra, é importante que existam instrumentos que proporcionem uma regulagem e controle do volume de água que sai da mangueira, possibilitando uma diversificação maior no processo de lavagem das máquinas e estruturas.

Nesse sentido, o engate de mangueira é a peça que mais funciona para realizar esse controle e regulagem dos volumes que saem das mangueiras.

Com isso, é possível aumentar o jato ou transformá-lo em jatos mais leves e finos, garantindo maior funcionalidade e diversificação no modo de utilizar as mangueiras.

Existem também outros fluidos hidráulicos que podem ser manejados e passados por uma mangueira. Nos sistemas hidráulicos, os fluidos podem funcionar de diferentes maneiras, ajudando na produção.

Para isso, o engate rapido hidraulico é a peça mais importante no controle da injeção desses fluidos no maquinário a partir do sistema hidráulico.

Além da aplicação na lavagem e limpeza dos espaços industriais, as mangueiras também podem ter uma função importante em diferentes processos das fábricas, especialmente nos sistemas pneumáticos.

Esse é um sistema cada vez mais presente nas indústrias, que existe para que os motores das máquinas recebam energia de forma diferente do comum, ou seja, sem a necessidade de utilizar a eletricidade como fonte energética.

No caso dos sistemas pneumáticos, a mangueira é uma peça que possibilita o encaixe dos compressores de ar nesses motores, através do uso de um engate rápido para mangueira.

Os compressores são as máquinas que captam o ar atmosférico e transformam em ar comprimido, que é o principal elemento das aplicações pneumáticas e a fonte de energia utilizada nos motores.

Aplicações nas indústrias

Em certos tipos de indústrias, como na de agricultura, essa utilização de mangueiras pode ser ainda mais importante, pois pode atuar efetivamente na produção.

Como as indústrias de agricultura trabalham com o cultivo de plantações, é necessário que essas plantações sejam regadas com constância, garantindo o crescimento natural, rápido e eficiente dos itens plantados.

Naturalmente, os tamanhos das mangueiras utilizadas em uma plantação deve ser maior do que a que utilizamos em casa, ou até mesmo as que são usadas para limpeza das estruturas e máquinas de uma indústria, tendo em vista o tamanho desses ambientes.

De modo geral, elas são colocadas em tratores, ou outro tipos de caminhões, e comandadas de forma automática. Assim, quando esses veículos se movimentam por esses ambientes, eles efetuam jatos d’água o suficiente para regar toda a plantação.

Além dessa função, os tratores das indústrias agrícolas também podem atuar de diferentes maneiras, como na colheita dos grãos cultivados. Para isso, é preciso que eles possuam uma lamina para trator, que realiza o corte na raiz e a colheita.

Indústrias de metalurgia

O exemplo que apresentamos anteriormente, é apenas um modelo de produção de uma indústria específica. Entretanto, as indústrias produzem de diferentes formas, visto que, são voltadas para diferentes objetivos e campos de atuação.

As indústrias de metalurgia, por exemplo, atuam de uma maneira muito diferente das indústrias agrícolas. Para começar, são montadas em grandes galpões fechados e não em espaços abertos.

Além disso, naturalmente sua produção não envolve grãos e colheita, mais sim o trabalho com materiais metálicos, que podem ser os mais variados possíveis, entre eles:

  • Ferro;
  • Aço;
  • Alumínio;
  • Bronze;
  • Cobre.

O importante de uma indústria como essa, é que a produção ocorra de forma inteligente, rápida e que as peças produzidas, como uma chapa dobrada, sejam robustas e qualificadas o suficiente para serem comercializadas.

Após a produção, essas peças precisam se locomover até chegar ao seu destino, seja nos caminhões, que transportam até os compradores, ou então até os espaços de armazenamento, ficando lá até que sejam compradas.

Nesse sentido, é importante também que existam mecanismos que facilitem a locomoção das peças produzidas, como o rolamento de esfera, as empilhadeiras e as esteiras industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *