O ambiente industrial é sempre um local muito cheio de produções, trabalhos, pessoas e materiais. Esse setor não para nunca, e tende sempre a fazer mais – acompanhando o crescimento tecnológico.

Para que todos os colaboradores e visitantes saibam andar por esse lugar, é necessário ter muita atenção, pois todos os cantos de uma fábrica têm maquinários que devem ser prezados pela segurança e muitos elementos diferenciados.

Para que não ocorra nenhum acidente, ou qualquer outro tipo de adversidade, é obrigatório que essas empresas possuam vários tipos de sinalizações, para que assim, as pessoas possam se precaver e evitar situações desnecessárias.

Hoje iremos falar, exatamente, sobre isso: sobre quais são as sinalizações mais importantes e as que devem estar em todos os cantos possíveis – pois lugares como uma indústria realmente precisam de atenção. Então, acompanhe este artigo e saiba mais sobre isso.

Sinalização da indústria

Primeiramente, iremos falar sobre sinalização industrial que é uma das mais necessárias, independentemente do lugar em que estiver, pois ela ajuda na cooperação da otimização dos processos industriais e diminui acidentes de trabalho.

Esse tipo de serviço é caracterizado como sinalização de orientação e salvamento, e todas as placas e sinalizadores estão aptos a participar desse termo. Para que você entenda um pouco mais facilmente, iremos usar alguns maquinários como exemplo.

Esse procedimento possui variadas cores, como:

  • Vermelha – Equipamentos de proteção e combate a incêndio;
  • Laranja – Indica perigo;
  • Amarela – Indica cuidado;
  • Verde – Indica segurança;
  • Azul – Ação obrigatória;
  • Púrpura – Perigos das radiações electromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

Por exemplo, um elevador de carga industrial, que é um equipamento de produtos, cargas e matérias-primas, possui um grande alerta, principalmente, porque viaja sempre sozinho, sem nenhum tipo de pessoa.

Então, além de carregar um grande peso e ser proibido para circulação, necessita ser utilizado com muita cautela. Por este motivo, uma luz amarela ou vermelha são as ideias para que o trabalho seja feito sem problemas.

Já a esteira elevatória, que é algo também muito utilizado para transporte, conta com o auxílio de pessoas, que sobem e descem seus níveis. Tendo em vista a presença humana, o uso de sinalizações é essencial, assim evitando que alguém se machuque.

Por mais que ela seja feita com uma alta tecnologia – com uma estrutura metálica com tubos retangulares -, é um maquinário industrial, que pode prejudicar a saúde, se todas as suas regras de utilização não forem esclarecidas.

Por fim, as molas especiais são os elementos capazes de armazenar uma quantidade muito ampla de energia mecânica, além, de possuir flexibilidade e possuir modelos, como os de tração, compressão, torção e afins.

Como essa peça trabalha com muita força e máquina pesadas, deve ser totalmente alertado quando for necessário mexer com ela.

O último é o painel eletrico em aço inox, que é um dos equipamentos mais importantes nesses ambientes, pois é constituído de compartimentos que possuem dispositivos elétricos e eletrônicos.

Eles são feitos de chapa metálica e possuem portas que aumentam sua segurança, porém é necessário também aplicar placas de sinalizações da indústria para que as pessoas desavisadas não mexam ou cheguem perto dele.

Acessibilidade

Porém, não são somente essas placas mais específicas que necessitam de atenção, mas sim as placas de acessibilidade, que são equipamentos usados para facilitar toda a comunicação visual.

Elas são as mais conhecidas por todas as pessoas, e vão desde a placa de cadeiras de rodas, até a do banheiro, setas e saída de emergência – todas essas placas oferecem informações necessárias para o local e melhoram a dinâmica do ambiente.

Isso porque, as pessoas com o auxílio dessas placas possuem mais liberdade, sem necessitar perguntar para os outros sobre os caminhos e locais. Elas são utilizadas em espaços, como: comércios, hospitais, restaurantes e, é claro, na indústria – um dos pontos mais importantes.

Enfim, tanto uma quanto outra opção, é totalmente necessária, pois evita muitos problemas, principalmente, acidentes de trabalho que poderiam ocorrer se não houvesse mais nenhum tipo de aviso.

Para que seja possível manter a paz no ambiente, aplique todas as que forem necessárias e obrigatórias, além de aproveitar o poder que elas têm. Assim não terá mais nenhum problema e todos trabalharão em total segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *