Dentro dos procedimentos realizados na indústria, os aspectos relacionados à segurança são fundamentais para garantir a qualidade dos processos desempenhados tanto internamente como externamente.

Os procedimentos de segurança podem envolver desde a manutenção e qualidade dos máquinas e equipamentos que estão envolvidas nos processos, assim como qualidade nas instalações elétricas para evitar sobrecarga.

Do mesmo modo, é essencial garantir a qualidade em relação à segurança dos funcionários, concedendo os equipamentos de proteção individual, assim como qualidade no produto, realizando sua inspeção para que chegue ao consumidor da melhor forma possível.

Deste modo, para garantir que esses procedimentos ocorram, são necessários alguns equipamentos que servem para auxiliar que os procedimentos funcionem de forma eficaz.

A importância das instalações elétricas

Dentro da indústria, um aspecto bastante importante se refere às instalações elétricas.

Geralmente, ele envolve mais que um simples acender e apagar de luzes, porque inclui também o processo de automação das máquinas.

Por conta da tecnologia, é muito comum que as maquinas dentro da indústria sejam programas para realizar um serviço de modo automático e sejam controladas por um centro de controle que é lógico e programável.

De modo geral, esse é um dos motivos pelos quais tudo tem que funcionar bem nas instalações elétricas, desde seu processo de instalação, assim como uma supervisão e monitoria da fiação e ligações.

É muito comum nas industrias contar com a presença de um gerador, equipamento que atua repondo a energia elétrica no caso de uma suposta pane da rede de distribuição do município.

Como muitos procedimentos dentro da indústria funcionam de modo ininterrupto, é muito importante que não aconteçam falhas ou panes na produção por conta de uma queda de energia.

Com isso, é de extrema importância ter instalado um gerador, principalmente em locais que não podem ficar sem energia elétrica, como é o caso de hospitais e locais com produtos perecíveis, como supermercados, dentre outros.

Outro equipamento elétrico bastante importante se refere ao uso do transformador. Esse equipamento atua na proteção do sistema elétrico, pois transforma a tensão altíssima que chega da rede de distribuição em uma que o local e as máquinas suportem, fazendo a distribuição de modo correto.

Além disso, sem o uso desse equipamento, é bem provável que aconteça uma pane nos equipamentos, gerando sua danificação por conta de uma sobrecarga energética. Mas, não apenas o uso dos transformadores é importante nesse processo de segurança.

Como vários equipamentos estão interligados em uma central de comando, é importante verificar também como anda o funcionamento dos disjuntores, que são aparelhos que ao detectarem algum tipo de sobrecarga no sistema elétrico, podem desligar automaticamente, evitando um problema técnico.

Para ter acesso ao sistema elétrico de forma simples, é comum realizar a instalação de um dos modelos de Relé de proteção.

De modo geral, os relés são interruptores que atuam de forma eletromecânica. Ele funciona também pode meio de uma movimentação física, que funciona quando a corrente elétrica passa pelas espirais e bobinas presentes no relé, interligados a uma alavanca. Com isso, ele pode ser acionado tanto manualmente como eletronicamente.

Entenda o uso dos relés

Existem vários tipos e modelos de relés. No caso dos modelos que se referem à proteção, podemos destacar o uso dos relés em bombas, assim como em alguns tipos de redes como as monofásicas e trifásicas, aparelhos com corrente alternada ou até mesmo, tensão nominal.

Desse modo, seu uso consegue proporcionar:

  • Um aumento da vida útil da peça;
  • Traz mais precisão ao sistema;
  • Atua no controle da peça;
  • Realiza monitoria da operação do sistema elétrico.

Outro tipo de peça, que podemos citar é o Relé de estado sólido, que está cada vez mais presente em máquinas que precisam de acionamento por meio de motor e bobinas, por facilitar o seu controle.

Com isso, existe um sistema de dados que envolve o uso desse material.

Outros equipamentos

Além do uso de componentes elétricos, é importante pensar no deslocamento da carga tanto interna como externamente.

Por isso, é muito comum visualizar a presença de manilha, que é uma peça composta por aço ou outro tipo de liga de metal, que é utilizada na fixação de cabos.

Geralmente, ela pode ser rosqueada ou contar com a presença de um parafuso e até mesmo uma porca.

Outro equipamento importante se refere ao uso do Gancho olhal, que também atua de forma eficiente na fixação de peças para o seu transporte.

Por fim, uma das peças que podemos destacar também é o uso da talha, que pode ajudar no molde de peças que serão ofertadas pela indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *