Diversos segmentos dentro das fábricas e indústrias precisam lidar diariamente com uma série de componentes necessários para a viabilização de processos como o de resfriamento, essenciais para – por exemplo – a indústria de alimentos.

Desse modo, é importante conhecer os itens que podem ser empregados nesse contexto e compreender como cada um deles confere mais qualidade e precisão para as operações que demandam condições de temperatura mais específicas.

No artigo que você confere em seguida, saiba mais sobre o assunto e conheça o funcionamento de alguns dos itens que fazem parte do cotidiano de produção em diversos setores que são fundamentais até mesmo para a vida cotidiana das pessoas.

Torres de resfriamento

A refrigeração de ambientes e substâncias é uma demanda diária em muitos segmentos industriais, de modo que é necessário contar com a aplicação correta e otimizada de itens com sistemas que conseguem promover as condições desejadas para cada ciclo produtivo.

Nesse caso, as torres de arrefecimento são um exemplo de uso constante e que garante uma série de benefícios para a produção. Isso porque, por meio de um desempenho de armazenamento que realiza trocas de calor com a atmosfera, é possível fornecer o controle térmico de acordo com as necessidades de cada ciclo.

Além de ser amplamente empregada em diferentes segmentos, portanto, a Torre de arrefecimento ainda confere benefícios voltados diretamente para a promoção de resultados mais precisos e otimizados.

Detalhes que fazem a diferença

Enquanto as torres de resfriamento são grandes e podem ocupar um espaço considerável na estruturação da indústria, alguns outros componentes não são tão espaçosos mas conferem ações que garantem a qualidade dos procedimentos.

Um exemplo muito comum quando estamos falando da importância de contar com itens que não deixem a desejar na qualidade é o Bico aspersor de água.

Esse utensílio tem como principal objetivo aprimorar a pulverização ou mesmo a irrigação da água para a torre. Além disso, ele pode atuar, ainda, como um dispositivo que auxilia diretamente no controle de temperatura do ambiente.

O bico, portanto, espalha a água e pode até mesmo controlar a umidade do local, mas isso depende de onde ele será posicionado.

Com isso, é possível obter uma diminuição expressiva da temperatura do ambiente em questão, que pode sofrer um decréscimo de até 12ºC.

Seu funcionamento se dá por conta da forte pressão que é exercida contra a superfície do bico, direcionando o líquido e gerando diferentes maneiras dele sair para a ocorrência da pulverização desejada.

Entre as principais vantagens desse item, podemos destacar:

  • Fácil de ser higienizado;
  • Eficiência na uniformidade do jato;
  • Trabalho preciso de alcance;
  • Baixa pressão de operação.

Isso sem falar que ele pode ser conectado por meio de roscas, as mesmas que são utilizadas em tubos e canaletas, o que aumenta a facilidade de manejo e possibilita ainda mais versatilidade em seu emprego diários nos mais diversos segmentos dentro das fábricas e indústrias.

Exaustores

Outro item que não pode deixar de ser mencionado quando estamos falando de procedimentos de refrigeração é o exaustor.

Esse equipamento é muito utilizado para aumentar a qualidade do ar dentro dos ambientes de produção industrial. Isso porque, por meio de um desempenho que se assemelha muito ao de um ventilador, garantindo a circulação otimizada do ar e promovendo mais bem-estar.

Dessa forma, o exaustor industrial garante muito mais conforto, o que, consequentemente, proporciona trabalhos mais eficazes e mais seguros.

Afinal, especialmente quando estamos falando de segmentos que lidam com produtos comestíveis, é importante assegurar que o ambiente esteja devidamente preparado para que todos os profissionais possam atuar de forma adequada em um local higienizado.

Vale lembrar que esse é um dispositivo que exige a aplicação de certos detalhes quando for feita sua instalação no local. Isso pode acontecer tanto na parte do teto quanto nas paredes.Variando de acordo com a demanda de cada segmento e ciclo de produção.

No geral, porém, é importante ressaltar que a Instalação de exaustor industrial deve cumprir com todas as normas existentes com relação a esse procedimento, sendo executada por profissionais capacitados.

Por fim, o mais importante é jamais se esquecer de verificar a procedência dos itens utilizados, sejam eles eletrônicos ou não, e sempre observar se seus componentes são formados por materiais resistentes e duradouros. Afinal, seja no caso de uma torre de resfriamento ou de um depurador, o segredo é se prevenir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *