O meio industrial é um local diferenciado, cheio de processos e também diversos assuntos desconhecidos por muitas pessoas, principalmente as que não trabalham ou lidam com esse mundo de forma direta.

A indústria atende a todos os tipos de necessidades produzindo utilitários para nossa vida diária, seja um par de sapatos ou uma blusa, até carros, eletrodomésticos e eletroportáteis que usamos.

Outro ponto que poucas pessoas se dão conta é que a indústria sempre precisa de manutenções, todas as suas máquinas e as fábricas em si, pois como ela trabalha com muitos elementos pesados, os cuidados são essenciais.

Então para que você possa saber um pouco mais sobre esse meio, principalmente como funciona a manutenção de pintura industrial, que é um dos pontos mais importantes sempre muito aplicados, leia e confira o texto a seguir.

Pintura industrial

Conhecida também como pintura eletrostática, ela é uma pintura em pó, que foi desenvolvida há décadas a partir de uma resina sólida, chamada mais comumente de poliepóxido ou de epóxi.

Esse processo de tintura, juntamente com o pó, gera um processo de cargas elétricas para que a fixação da tinta não agrida o meio ambiente em que vivemos, e claro, que proporciona de forma rápida e ágil um resultado eficiente.

Enfim, ela é uma das melhores opções que existe e podem ser feitas a partir de pulverização eletrostática ou de leito fluidizado, porém a mais conhecida e utilizada é a forma de pulverização com um bico aspersor.

Alguns dos benefícios dessa tintura são:

  • Acabamento satisfatório e com alto nível;
  • Rapidez na troca de cores;
  • Não é necessário usar solvente de limpeza;
  • Não agride o meio ambiente;
  • Pode ser aplicada em todos os tipos de superfícies;
  • A tinta pode ser reaproveitada até 98%.

Ainda é possível melhorar todo esse desempenho com um conjunto de equipamento de pintura eletrostática, que irá aumentar a produtividade, a potência por inteiro desses feitos e a economia.

Aplicação da pintura em pó

Um dos principais equipamentos para esse tipo de pintura em pó é uma pistola elétrica, que proporciona todo o alcance que é desejado para o trabalho, e possui um ótimo funcionamento por um longo tempo.

A pistola para pintura, também conhecida como airless, é um aparelho que facilita a pintura de superfícies de todos os tipos e funciona como se fosse basicamente um pistão de alta pressão, e faz com que a tinta seja pulverizada, com um formato de leque.

Esse equipamento evita que a tinta seja espirrada para locais indesejados, possui uma mangueira que consegue captar longas distâncias e trabalha de forma muito rápida e em superfícies maiores.

A pintura airless fica perfeita com apenas uma ou duas demãos no máximo, possui uma grande rapidez em seus feitos e se torna mais potente do que uma pintura um pouco mais tradicional e manual, com pincel ou rolo.

Além disso, ainda deixa a tinta mais homogênea e uniforme, expelindo-a em uma velocidade tão grande que a torna cada vez mais certeira e evita erros nas superfícies, sejam elas de ferro, metal, plástico, madeira ou outros.

A economia de tempo chega a ser até 75% maior com esse maquinário, e ainda é possível reutilizar e reaproveitar quase por inteiro o elemento que está no interior, que no caso é á tinta epóxi.

Outro elemento muito importante aplicado nesse meio que ajuda a pulverizar é o bico aspersor para torre de resfriamento, que não é somente utilizado nessas torres, mas sim em campos e também com essas pistolas.

Isso porque sua função é pulverizar, ou seja, abranger e distribuir seus elementos internos em um local grande, em uma superfície que é maior do que outro tipo de maquinário poderia fazer.

Conhecido também como bico pulverizador, ele proporciona um controle de pressão que é enviada e pode atuar de diversas formas, sempre seguindo o desejo e a necessidade de cada ambiente, e alcançando o máximo que conseguir.

Há diversas saídas muito pequenas em seu corpo, que proporcionam toda essa possibilidade de espalhar de forma sutil, e também uniforme, os líquidos, fluídos ou até mesmo o pó que pode ser preparado.

Dessa forma, a pintura industrial é feita em todos os ambientes e maquinários necessários e alcançará a potência e qualidade que esses tipos de fábricas e afins necessitam para trabalhar com elementos pesados diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *