Talvez você esteja agora se perguntando “O que é isso?”. Bem, pelo nome já conseguimos captar que é algo relacionado ao alumínio, não é mesmo?

O que são?

O Perfil de alumínio é o resultado de metais que passaram pela a extrusão, processo mecânico na qual o material é pressionado e adquire uma forma específica determinada pelo molde, matriz, ganhando forma e resistência.

Sendo úteis na fabricação de imóveis, transportes e em variados segmentos, só no Brasil existem incontáveis empresas do ramo de fabricação e distribuição do produto sólido ou moldado, pronto para aplicação.

Tipos de Perfis de alumínio existentes e suas diferenças

1. Sólidos

Inteiramente à base de alumínio, são perfis de uso mais genérico, consideravelmente utilizado em usinas e, em empresas do ramo elétrico, na fabricação de equipamentos e transformadores eletrônicos.

2. Tubular

Em forma de tubos, são caracterizados por terem envolvido no alumínio algumas partes vazadas. São leves e dimensionamento precisos, fáceis de serem aplicados, resistente a desgaste por atrito, raspagem e corrosão. São recicláveis e duráveis.

Uma ótima escolha para utilização em obras gerais, como nas indústrias de automação, refrigeração e também na construção civil. Seu custo-benefício é atrativo e sua qualidade inquestionável.

3. Semi tubulares

Tem uma forma pequena e aproximada comparativamente com um prego. Nas suas partes vazadas o revestimento é parcialmente à base de alumínio.

Objetos produzidos:

  • Baú capota marítima e janela veicular;
  • Box acrilico, corrimão e fechamento de pia;
  • Piscina, puxadores, porta de vidro, estandes, trilhos e cabideiros;
  • Chuveiro, régua de pedreiro, forros, cortinas e persianas;
  • Porta de giro, porta balcão, janela de correr e portões;
  • Bicicletas, automação industrial, escadas e cabos de panelas.

Os perfis de alumínio

Por sua qualidade e versatilidade, os Perfis alumínio são amplamente utilizados desde o ramo industrial, em construções de móveis, portões e transportes, a usos mais genéricos, como acessórios e acabamentos seguros.

Se tratando de segurança, porque não falar sobre o perfil perfilados? Um tipo de perfil, como esse que vimos, do segmento sobretudo de construção que são bastantes utilizados por sua eficiência.

Perfilados

Em um estabelecimento, você já olhou para cima e no teto de um supermercado, shopping ou faculdade, por exemplo, viu tubos ou fileiras de ferros e se perguntou “O que são essas placas?”.

Caso não tenha visto, de toda forma explicaremos do que se trata e qual a sua utilidade, para sanar essa dúvida que acabou de ser gerada.

Se trata do Perfilado 38×38, barras de aço ou há quem chame de bandejas, feitas de carbono galvanizados, não corrosivo, eletrolíticos ou com a pintura eletrostática, tendo como acabamento. Perfuradas, lisas abertas ou completamente fechadas.

Servem para sustentar e organizar os fios de tomadas e cabos usados em instalações do local.

Sustenta as tomadas e garantem maior segurança, já que evitam a exposição dessas instalações.

Normalmente, como citado acima, são encontrados visivelmente em locais de grande porte, como supermercados, shoppings, hospitais, indústrias, hotéis e universidades.

O intuito é de proteger ou/e também servir de suporte nas instalações de luminárias.

Tipos de Acabamentos

Na hora da compra da Eletrocalha, esse é outro fator a ser levado em conta, pois além da escolha visual, a composição do produto é um fator válido, já que o acabamento é um dos recursos que tornarão o produto ainda mais durável e conservado, evitando desgastes e fissuras, por exemplo.

Acabamentos existentes no comércio:

  • Galvanização a fogo/ imersão a fogo/ imersão a quente: Cobertura de zinco como camada protetora para o metal da barra.
  • Eletrolítico: Cobre o zinco e desenvolve um melhor recobrimento uniforme se comparado a galvanização a fogo.
  • Pintura Eletrostática ou Lacagem: Pintura que reveste o metal, garantindo a proteção e resistência do produto.

Ideal para cabeamento seguro e útil, as Eletrocalhas são soluções inteligentes e mais práticas para instalações dos mais variados meios.

Seu uso intercambiável permite ao cliente comprar as peças separadamente, pois se conectam.

Assim o consumidor pode obter as peças necessárias para inseri-las no circuito preciso, ao seu gosto e o melhor, por um preço justo e acessível.

Onde encontrar?

Em lojas de ferramentas em geral e lojas de materiais de construção, tanto online (virtuais) como em lojas físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *