No meio da indústria, é comum ver algumas pequenas peças que desempenham um serviço fundamental para o setor como um todo. São peças que, muitas vezes, parecem simples, porém, demonstram possuir uma função verdadeiramente importante.

São esses tipos de peça, como os rolamentos e valvulas pneumaticas que permitem que a indústria possa funcionar adequadamente como a conhecemos, sendo fatores fundamentais para que se possa realmente ter uma eficiência nos métodos e procedimentos de produção.

De toda a forma, é mais que necessário que conheçamos esse tipo de peça, para que, assim, tenhamos a devida capacidade de realizar uma análise mais profunda a respeito desses itens.

Desse modo, é possível estabelecer comparações entre os modelos e tipos, para assim escolher o mais adequado para cada situação, além de ter a devida capacidade de analisar com sabedoria a eventual necessidade da realização de manutenção dessas mesmas peças.

Para isso, nós desenvolvemos este texto, com o devido intuito de mostrar à você um pouco mais a respeito do funcionamento, aplicações e curiosidades acerca de alguns itens específicos do meio industrial, itens esses que demonstram ter uma larga e contundente participação, sendo eles fundamentais para a realização de determinados procedimentos no ramo.

Portanto, aconselho que você permaneça com a sua leitura e venha junto conosco entender de uma forma direta e simples um pouco mais sobre essas peças. Conheça as aplicações e os pormenores que as envolvem e quais são as vantagens que elas agregam ao meio industrial.

Válvulas industriais

Basicamente, deve-se saber que os fabricantes de válvulas industriais são responsáveis pela confecção desses determinados itens para os mais diversificados sistemas de produção.

Essas peças são as que ficam com a responsabilidade de controlar a vazão e a pressão de dutos, redes e fluxo de máquinas.

As fábricas de manutenção buscam constantemente os serviços oferecidos pelos fabricantes de válvulas, como modo de garantir um produto de excelente qualidade e com uma garantia de eficiência, sempre optando pelo preço justo e devidamente acessível.

As empresas que realizam a fabricação de peças como as válvulas, necessitam ter a estrutura completa para realizar essa confecção, com o devido isolamento e estanqueidade, sempre com a tecnologia de ponta e os processos de produção com uma alta modernidade.

Esses fabricantes, contam com uma linha completa de modelos diferentes de válvulas, como:

  • Válvula esfera;

  • Válvula borboleta;

  • Válvula gaveta;

  • Válvula globo e etc.

Podem ser confeccionadas em aço carbono ou então em aço inoxidável.

Válvula angular

Ainda a respeito das válvulas, a válvula angular é o equipamento que realiza a regulagem de fluido que é devidamente utilizado em sistemas hidráulicos de origem industrial, que são popularmente conhecidos como encanamentos.

Essas válvulas possuem portas de entrada e saída devidamente alinhadas segundo um ângulo, sempre respeitando uma a outra, sendo que o ângulo mais comum é o de 90°C.

Suas portas podem ser conectadas para que se possa realizar a ligação de tubos de aço galvanizado e ferro, podendo também, possuir acessórios de compressão para a ligação de tubos de cobre.

Quando uma válvula deste tipo é colocada em uso com uma válvula de fechamento destinada à encanamentos domiciliares, ela também é denominada como válvula angular, conhecida popularmente como registro ou, ainda, registro gaveta.

Mancal para rolamento

Todo maquinário necessita possuir um tipo de mancal para rolamento. A utilização dessas peças ajuda de maneira incisiva na otimização da produção, já que eles suportam os rolamentos e aumentam de maneira significativa o desempenho dos processos.

Agindo juntamente dos rolos e esferas, dependendo muito de quais tipos de rolamentos estão sendo aplicados, o mancal auxilia de maneira precisa na rotação do conjunto dentro das máquinas.

Embora estes sejam equipamentos um tanto simples e comumente achados em diversos tuipos de maquinários e equipamentos, é de suma importância que você confira com atenção a fabricação desses itens, para que se possa garantir que o Mancal para rolamento tenha a devida qualidade que se espera.

Enfim, podemos aqui perceber a necessidade de termos no meio de produção a presença de algumas peças pequenas e que, às vezes, passam batidas à nossa percepção.

O fato é que essas peças são fundamentais e elas são altamente responsáveis pela eficiência e praticidade que possuímos hoje no âmbito industrial e na produção de diversos tipos de produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *