A indústria possui como característica principal a transformação da matéria prima em outros produtos, através de equipamentos, elas podem ser classificadas em de bens de consumo ou pesadas.

A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra durante o século XVIII proporcionou várias mudanças, como por exemplo, o desenvolvimento de máquinas, aumentando a produtividade, gerando uma nova classe denominada proletariado, causando o êxodo rural e ainda possibilitando a ampliação do estudo científico.

Surgem novos equipamentos com objetivo de facilitar

A grande questão é quais equipamentos são esses? E como eles facilitam a produção e modificam as máquinas, ou as produções? É importante ressaltar que cada um possui uma especificidade e importância para um tipo de indústria. Alguns deles são as conexões, capelas de fluxo laminar e ainda as válvulas de governo.

As conexões consistem em estabelecer uma ligação de uma, ou mais coisas, no caso de uniões de tubos são necessários métodos, pois a consistência deles tende a ser muito finas, eles são divididos em flange e solda, eles são muito parecidos, entretanto a solda é realizada em uma temperatura mais alta.

Um modelo muito conhecido é o de conexões pneumáticas, ela possui peças para interligar tubos de mangueiras, que possuem ar comprimido, envolvendo uma tecnologia de ponta, a principal diferença entre as hidráulicas é devido as pneumáticas trabalharem com conexões estreitas e devido a isso uma pressão inferior. Seu uso é geralmente encontrado em canos de água.

Esse tipo de conexão ainda é subdivididas em várias, estando algumas delas citadas abaixo:

  • Conexões pneumáticas instantâneas;
  • Conexões metálicas;
  • Conexões em inox;
  • Conexões em lata, entre outras.

Já no setor químico, um equipamento que trouxe grandes contribuições é a capela de fluxo laminar, seu intuito é proteger materiais que não possam ser modificados pelo meio externos, fazendo que garanta uma melhor segurança.

De acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ela é propícia para trabalhos da categoria 100.

Esse material é subdivido em dois modelos: capela de fluxo laminar vertical que proporciona a recirculação do ar e a capela de fluxo laminar horizontal, onde ocorre a renovação do ar.

A segurança como inovação no campo de equipamentos industriais

Todas as indústrias, ou laboratórios necessitam de equipamentos de segurança, devido a isso é de extrema importância que esses ambientes possuem uma válvula de governo, ela atua em casos de incêndios, junto com outros instrumentos que formam um sistema de prevenção, sendo assim quando os demais equipamentos forem acionados, a válvula aciona o alarme e ainda distribuí um fluxo de água.

Para evitar que ocorram falhas nesse tipo de sistema são necessárias manutenções anuais, ou até em um período de seis meses, dificultando que ela seja acionada em casos desnecessários, como na falta de energia.

Diante a esse fato é comum a busca por válvula de governo fabricante, sendo uma pesquisa indispensável, pois saber a antecedência da empresa e ainda quem procurar em caso de manutenções e complicações é extremamente válido.

Portanto, a Revolução Industrial proporcionou uma grande reforma no setor, trazendo profundas modificações na agilidade da produção, na estrutura social, no campo científico e ainda nas inovações de produtos para o ramo industrial da química, da mecânica, entre outras, fazendo-se necessário, além disso, de equipamentos que servissem como segurança no campo de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *