O funcionamento das  indústrias depende, quase que exclusivamente, da atuação dos equipamentos industriais que compõem as linhas de produção.

Nesse sentido, essas máquinas podem variar de acordo com a especialidade de uma indústria, a qual pode trabalhar com substâncias químicas, estruturas mecânicas, petróleo e entre outros itens.

Assim, entre os itens mais importantes encontrados nas indústrias, podemos citar:

  • Os acoplamentos dentados;

  • Os cones redutores;

  • As centrífugas decanter;

  • As engrenagens;

  • A ferramenta pneumática;

  • Os grampeadores pneumáticos.

A função de um acoplamento dentado

O acoplamento dentado se trata de um conjunto mecânico feito de elementos de máquina, sendo utilizado para transmitir movimentos de rotação entre dois eixos, proporcionando uma interação entre duas partes de máquinas.

As vantagens proporcionadas por essa peça são vários, como segurança na intercambialidade – ou seja, na troca de componentes -, maior resistência em decorrência de processos térmicos de produção, alta precisão durante a sua fabricação, diminuição da vibração do maquinário, absorção de choques e entre outros.

Além disso, é importante ressaltar que um acoplamento pode tanto ser rígido, não possuindo qualquer tipo de flexibilidade e, portanto, não absorvendo choques e vibrações, quanto ser flexível, capaz de suavizar a movimentação dos eixos das máquinas.

O que é um cone redutor?

Já o cone redutor, trata-se de um instrumento utilizado como acessório em impressoras flexográficas (um tipo de impressora capaz de realizar impressões em embalagens como de barras de chocolate, ovos de páscoa, picolés, alimentos e entre outros).

Assim, esse cone é capaz de diminuir o volume de tinta que existe no interior do balde de tinta de uma impressora. Nesse sentido, um cone pode ser adquirido com uma série de tamanhos para diversos tipos de baldes diferentes, podendo alcançar a capacidade de até vinte litros.

Além disso, os cones redutores possuem sua superfície coberta com um material antiaderente, fato que facilita e agiliza a limpeza do item.

A utilização de uma centrífuga decanter

O equipamento centrífuga decanter é muito utilizado em indústrias químicas, tendo em vista que sua tarefa principal é realizar a decantação de produtos químicos, ou seja, a separação entre duas substâncias diferentes.

Com essa centrífuga, é possível separar desde carbonatos, bicarbonatos, hidróxidos e sulfatos, até substâncias provenientes do petróleo, como o PVC, o polietileno, o poliestireno e entre outros.

Pode ser utilizada, também, no tratamento de águas e de esgotos, no clareamento de licores, essências, extratos e sucos. Assim, uma centrífuga desse tipo é capaz de otimizar o tempo dos processos produtivos.

A importância da engrenagem na indústria

As engrenagens são dispositivos mecânicos intensamente utilizados em vários equipamentos e máquinas industriais. Portanto, uma engrenagem trata-se, basicamente, de uma roda dentada utilizada encaixando com outra ou com um eixo.

Seus modelos podem variar intensamente de acordo com as necessidades em quesitos como formato, tamanho, quantidade de dentes, tamanhos dos dentes e entre outros aspectos.

Com tais elementos, as engrenagens são capazes de transmitir a potência de um movimento proveniente de alguma fonte de força para outros sistemas ou máquinas.

Funcionando em pares, as engrenagens encaixam seus dentes umas nas outras, transmitindo a rotação e o torque.

Informações sobre as ferramentas pneumáticas

As ferramentas pneumáticas são equipamentos que funcionam por meio de uma ação com ar comprimido, gerado através de compressores responsáveis por coletar mecanicamente o ar do ambiente para, em seguida, aumentar a pressão, transformando, dessa forma, o ar em energia.

Assim, as ferramentas que utilizam ar comprimido são usadas, muitas vezes, em reparos em automóveis, residências, maquinários em geral e produtos eletrônicos, tendo em vista que a força gerada pelo ar comprimido substitui e, até mesmo, excede a força humana nos trabalhos.

Várias ferramentas podem ser pneumáticas. No caso, será abordado o grampeador pneumático a seguir.

A função do grampeador pneumático

O grampeador pneumatico foi projetado para ser utilizado em setores profissionais e industriais, tendo em vista que ele é capaz de prender tarraxas, grampos e pregos.

Já que seu trabalho de fixação costuma ser mais robusto, um grampeador desse tipo, normalmente, não é utilizado para simples tarefas domésticas.

Então, os maiores usuários são instaladores profissionais de pisos e de tapetes, eletricistas, fabricantes de móveis e entre outros serviços que exigem uma fixação mais pesadas.

Entre as principais vantagens desses grampeadores, podemos citar a facilidade e a leveza durante a operação, além da durabilidade das construções feitas com esse tipo de equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *