O metal é um dos materiais mais usados na contemporaneidade. Ele pode ser encontrado em utensílios domésticos, eletrônicos, ferramentas, máquinas e equipamentos dos mais variados modelos, além de peças automobilísticas e embalagens.

No entanto, o seu uso não é novo: desde os primórdios da humanidade, os metais já são usados para a confecção de ferramentas de caça.

O primeiro metal descoberto que se tem registro foi o cobre, ainda na Pré-História. Além de usado em ferramentas para caçar, o uso do material foi aprimorado, sendo possível fabricar a roda. A partir daí, a aplicação do metal só evoluiu e, hoje, podemos perceber o quanto o material é importante para as mais diversas aplicações.

Os metais na indústria: aplicações, principais usos e transformação do material

Um dos materiais metálicos mais usados na produção industrial é a chapa de aço. Ela pode ser encontrada em aço puro, ou com outras ligas, como é o caso do aço carbono, galvanizado, inox, entre outros.

Dentro desses tipos de materiais, o aço carbono é o que merece destaque, pois ele é usado em segmentos da construção civil, mecânica, indústria automotiva, ambientes residenciais, fabricação de tubos de aço, telhas e engrenagens mecânicas.

As conexões aço carbono, por exemplo, são reconhecidas por sua resistência e durabilidade, sendo capazes de suportar choques mecânicos, atritos, intempéries, variações de temperatura, corrosão e, até mesmo, substâncias químicas.

Por esse motivo, elas são aplicadas em tubulações industriais que transportam líquidos, fluidos e vapores corrosivos.

Toda essa resistência é graças à fusão do aço com o carbono, que aumenta significativamente a qualidade da chapa de aço carbono preço acessível do mercado. Além de todas essas vantagens, o material também é conhecido por:

  • Ter uma versatilidade de aplicações;
  • Ser fácil de transformar e conformar;
  • Poder receber revestimento galvanizado;
  • Ter um índice de dureza de excelência.

Vale ressaltar que as chapas de aço carbono estão disponíveis em diversas espessuras, dependendo da aplicação. Sendo assim, para os casos em que é necessário uma maior resistência, como a construção civil, recomenda-se a aquisição de uma chapa grossa, enquanto em outras que é preciso flexibilidade, existem modelos mais finos e fáceis de manipular.

Além disso, o aço carbono também pode ser usado na fabricação da malha ou tela POP, que é uma estrutura soldada nervurada, com fios de aço pré-fabricado.

Ela é ideal para fazer as armaduras internas de obras, sendo usada em calçadas, paredes, lajes, muros e pisos estruturais pré-moldados. A malha POP preço atrativo tem uma ótima aderência ao concreto, além de atuar contra a formação de trincas nas construções.

O uso do ferro na indústria: aplicações e características do material

Depois do aço carbono e galvanizado, outro material muito usual na indústria e na construção civil é o metal ferroso. Ele é altamente maleável, o que facilita os processos de transformação, além de tenaz, de coloração cinza prateado.

Outra característica é sua grande resistência e durabilidade, assim como o aço carbono, o que faz do ferro uma boa opção também para a construção civil.

Vale ressaltar que o ferro está presente na composição do aço, portanto, não há como desvincular o uso desses dois materiais metálicos na indústria. O metal pode ser manipulado conforme a necessidade do usuário, por esse motivo, o ferro é considerado um dos metais mais versáteis do mercado.

O ferro é encontrado na natureza, em conjunto com diversos minerais, como o óxido de ferro II, óxido de ferro III, óxido ferroso e óxido férrico.

Para obter o ferro no estado elementar, é necessário reduzir os óxidos com carbono e, posteriormente, passar o material por um processo de refinação, que retira as impurezas presentes. O ferro é o elemento mais pesado que se produz pelo processo de fusão nuclear e o mais leve produzido por fissão.

A cantoneira de ferro é um dos produtos mais comuns produzidos com o material, tendo uso comum na construção civil. Além das cantoneiras, as barras de ferro também são aplicadas na fundação de prédios e pontes, sendo os principais elementos de sustentação do edifício, garantindo total segurança.

O ferro também pode ser fabricado para a produção de vigas, brocas e colunas, também com aplicação na área da construção civil.

Diante disso, percebe-se a importância dos metais na indústria, sendo os materiais mais usados para a fabricação de peças estruturantes e resistentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *