industrial

O ambiente industrial é uma área muito importante para a criação de mercadorias com diversas finalidades na rotina das pessoas. As empresas, cada uma em seu segmento, desenvolvem diferentes produtos para atender as demandas dos clientes com qualidade, oferecendo um ótimo custo-benefício para conquistar a confiança do público.

O trabalho no ambiente industrial depende de mão de obra especializada, ou seja, é necessário fazer a contratação de pessoas com alguma experiência em serviços industriais.

O processo de contratação é muito importante, pois ajuda na geração de empregos, proporciona fonte de renda que aumenta o poder de compra e contribui positivamente para o crescimento econômico.

A rotina de serviço das empresas, independente do porte e área de atuação, envolve várias tarefas importantes para a produtividade.

A primeira delas é a elaboração de um planejamento para a produção, documento onde são colocadas algumas informações que ajudam os profissionais durante o expediente, por exemplo:

  • Tipo de mercadoria que será desenvolvido;
  • Quantidade que precisa ser produzida;
  • Tempo essencial para cada processo;
  • Maquinário e ferramentas;
  • Matéria-prima necessária;
  • Estimativa de vendas;
  • Público-alvo;
  • Objetivos e metas para produção;

Estes são alguns dos pontos que podem ser colocados no planejamento para ter excelentes resultados na produtividade. Este plano permite aos gestores ter mais controle dos processos e um gerenciamento de qualidade.

Equipamento importante na indústria

Na área química e nas refinarias de petróleo, o trocador de calor casco tubo é uma máquina que realiza a troca de fluidos.

Este procedimento de troca de calor acontece com um dos fluidos no tubo e o outro passa pelo casco, conseguindo fazer a mudança de temperatura entre os dois elementos.

Os fluidos podem ser líquidos, sólidos e gasosos e possuem relevância nos sistemas de aquecimento e refrigeração em diversos tipos de equipamentos.

Este modelo de trocador é utilizado em aplicações de alta pressão e possui as seguintes vantagens: baixo custo de instalação, manutenção simples, qualidade no processo de transferência de calor, alta performance, é um equipamento desmontável e permite inserir ou remover placas do trocador, entre outros ganhos.

A respeito das chapas, uma muito utilizada na indústria é a chapa de latão. Esta liga metálica tem alta qualidade e pode ser aplicada na produção de tubos para condensadores, cartuchos de munição, rebites, torneiras, terminais elétricos, bacias e tachos, núcleos de radiadores, parafusos, entre outros itens.

O latão possui excelente maleabilidade, brilho, condutibilidade, ductilidade e outros pontos positivos que agregam qualidade nas mercadorias produzidas.

O tarugo de bronze, por exemplo, é outro material muito utilizado para o desenvolvimento de válvulas, tubos, engrenagens, rolamentos, componentes de máquinas e outros objetos.

O tarugo pode ter comprimentos e larguras variadas, ser produzido com diferentes ligas metálicas ou ter somente um elemento, como o bronze e tem a possibilidade de ser cortado com medidas específicas para atender as necessidades de diferentes projetos.

Os benefícios desta peça são:

  • Ótima soldabilidade;
  • Resistência aos desgastes;
  • Custo acessível;
  • Positivo nível de dureza;
  • Combate à corrosão;
  • Excelente funcionalidade.

Com pontos positivos no serviço industrial, a compra do tarugo de bronze é uma excelente maneira de aumentar a qualidade e o bom desempenho nos processos produtivos.

A bucha autolubrificante é uma peça muito usada na indústria para sistemas de veículos de grande porte como tratores e caminhões, maquinários e alguns equipamentos que necessitam de lubrificação extra.

Com este componente, é possível eliminar a necessidade de aplicação de graxa ou óleo, economizando tempo e capital com a compra deste tipo de produto.

As vantagens desta bucha são: suportam grandes cargas, têm resistência, minimizam ruídos, atuam na absorção de choques, proporciona dispersão térmica do calor e consegue manter o maquinário ou veículo sempre bem lubrificado.

Componentes relevantes na indústria

A correia transportadora é um elemento muito importante para as empresas, pois atua no funcionamento das máquinas, facilitando o transporte de um ponto a outro, criando um fluxo contínuo.

Um fator interessante é a ação protetora que agrega na carcaça, evitando que o material sofra agressões físicas. Com um sistema de polias, as correias realizam a movimentação dos materiais nas superfícies de forma simples e segura.

O filtro de areia é usado nos processos de tratamento de água, ajudando na remoção de partículas e sedimentos. Com sua eficiência consegue retirar excessos de limo, grãos de areia e lodo da água, deixando-a adequada para o uso.

Deste modo, a utilização de peças de alta qualidade é o caminho para produzir mercadorias com excelência e assim atender os clientes, oferecendo bons produtos que geram satisfação no público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *