serviços

O ambiente industrial é o local onde os procedimentos de fabricação de mercadorias acontecem. Com os serviços das empresas, em diversos segmentos, os produtos que são usados no dia a dia dos indivíduos podem ser criados.

Companhias de pequeno, médio e grande porte realizam a produção em grande quantidade para atender as demandas dos clientes com qualidade e segurança.

As atividades e serviços na indústria só acontecem com o uso de equipamentos, ferramentas e máquinas de alta potência. Estes itens e outros aparelhos só podem funcionar com a eletricidade, já que, precisam estar conectados o tempo todo em tomadas para receberem a alimentação da energia elétrica.

O trabalho das empresas especializadas em montagem industrial pode ajudar nesta questão. A função destas prestadoras de serviços é oferecer um pacote de processos de instalação de: estruturas metálicas, equipamentos, dutos e tubulações, sistemas de distribuição, geração e transformação de energia elétrica e automação industrial.

A equipe de profissionais realizam toda a montagem e teste, deixando tudo em perfeitas condições para utilização.

A importância da eletricidade na indústria

As instalações elétricas podem acontecer, depois da elaboração de um projeto elétrico. Este documento tem como objetivo ajudar no rendimento e aproveitamento de energia, reduzindo os custos das contas e promovendo um baixo índice de falhas.

No planejamento são detalhadas todas as informações sobre: carga total, trajeto de condutores, divisão em circuitos, localização dos pontos de distribuição, seção dos condutores, entre outros pontos essenciais.

O engenheiro elétrico é o profissional que pode criar o projeto e assiná-lo, além de fazer uma análise das necessidades elétricas no ambiente industrial.

Um serviço muito importante na indústria é o projeto SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas), mais conhecido como para-raios.

Esta estrutura é exigida pelo Corpo de Bombeiros nos seguintes locais:

  • Comércio;
  • Indústria;
  • Subestação de energia;
  • Depósitos;
  • Fábricas de materiais inflamáveis;
  • Áreas com alta descarga elétrica.

A montagem de para raios tem a função de proteger as estruturas, evitando que a força e intensidade das descargas elétricas provoque explosões, incêndios, rachaduras e riscos a integridade física dos funcionários e perda dos eletrônicos. O para-raio é um elemento metálico que é instalado em uma determinada altura e depois é ligado à terra eletricamente.

A composição é de fios condutores de alumínio, cobre e hastes de metal. Estes itens são usados para o aterramento, técnica de dissipamento e direcionamento da energia elétrica.

Utilizar a cordoalha de cobre para aterramento proporciona drenar a corrente elétrica com mobilidade e sem perder as qualidades e propriedades necessárias para o funcionamento.

Após o processo de instalação elétrica, o profissional faz a elaboração dos laudos de aterramento e para-raios são muito importantes, pois apontam os cálculos, métodos de montagem e possíveis erros que podem acontecer, além de ajudar os técnicos em casos de manutenção.

Laudo para atuação

As empresas só podem começar o trabalho de forma prática depois de obter o laudo AVCB bombeiros, documento elaborado pela equipe do Corpo de bombeiros depois de um processo de vistoria, onde são analisados todos os espaços do imóvel, buscando estruturas e equipamentos de combate a incêndio e segurança.

Para obter um laudo positivo, as empresas devem atender um conjunto de medidas organizacionais, técnicas e estruturais.

Serviços importantes no ambiente industrial

A manutenção elétrica é fundamental para conseguir manter a qualidade e eficiência energética. O processo pode ser feito periodicamente para evitar falhas inesperadas e problemas que podem prejudicar a produtividade. Existem modalidades diferentes de manutenção: corretiva, detectiva, preditiva e preventiva.

As vantagens deste procedimento são: redução nos custos com energia, preservação da segurança, qualidade na rotina de produção, proteção para os equipamentos e maquinário.

Uma calandragem de chapas em Guarulhos consiste em um método de moldar materiais de base. As peças são colocadas em uma calandra, máquina que consegue fazer a curvatura e espessura adequada para as chapas.

Esse procedimento é muito executado no segmento de caldeiraria que utiliza as chapas lisas e planas em tubos com um acabamento uniforme.

Os materiais mais usados na calandragem são: alumínio, metais ferrosos ou não, chapas de carbono ou aço inox.

Deste modo, os serviços elétricos são fundamentais para as empresas. Independente da área estes trabalhos contribuem para um desempenho de qualidade, segurança e que ajuda a atender as necessidades dos clientes.