Quando pensamos em facas, a primeira imagem que vem a mente é o utensílio de cozinha, certo? Pois esqueça essa utilização. O assunto aqui é um pouco mais tecnológico, o corte a laser executado por esse tipo de faca é a base fundamental nos acabamentos do setor gráfico. A qualidade final depende de uma boa faca de corte e vinco, ou faca gráfica, como também é conhecida – chapa de corte e vinco, faca de vincar, e outros tantos nomes que desse instrumento que serve para, por exemplo, o encaixe perfeito de uma caixa de papelão ou embalagem.

Entenda a utilização desses tipos distintos de facas

No início de sua utilização, as facas eram produzidas de forma artesanal. Os cortes eram feitos com serra circular e tico-tico e a madeira desenhada à mão. Com a abrangência e descoberta do aço, a sua amarração passou a ser feita na madeira e conforme as formas que se necessitavam, o corte-vinco era executado pelas impressoras da época.

Os materiais mais específicos para as artes gráficas foram surgindo de formas improvisadas e de acordo com as precisões da época. O trabalho era tamanho que, além de todo o processo de montagem, a utilização era única para cada desenho de corte e, ao seu fim, era preciso desmontar tudo para dar início ao processo seguinte.

Uma faca de corte e vinco é uma ferramenta que se baseia em estruturas de borracha, aço, madeira – ela corta, vinca (fazer dobras), risca e perfura os materiais impressos nas mais variadas formas. A faca, quando produzida na própria gráfica a ser utilizada, é mais por tradição, pois a terceirização já foi aderida pela grande maioria das empresas.

Tipos de facas que você precisa conhecer

A afiação das facas não só são permitidas, como devem ser efetuadas com regularidade. Esse é um fator que determina a sua durabilidade e a do equipamento, além de oferecer segurança no procedimento e garantia no serviço, sendo mantida a qualidade do corte e seguindo o mesmo padrão e confiabilidade.

A faca de embalagem precisa ser produzida em aço e possuir alta resistência à abrasão (o mesmo que: desgaste provocado por atrito). Cartões, papelões e papéis micro ondulado adquirem propriedades mais abrasivas na hora do corte. A faca nessa função é macho e fêmea, com e sem bico, assumindo as necessidades conforme a embalagem a ser confeccionada.

O corte de faca a laser possui resultados excelentes para chapas finas de metal, madeira, plástico, cerâmica e vidro. Com rapidez e quase nenhum ruído emitido, é possível obter cortes com altíssimo nível de precisão, realizando tarefas delicadas com grande maestria. Sua principal função é dar formas especiais e complexas aos materiais, que são impossíveis de obter apenas com os cortes retos.

O e.v.a. – etileno acetato de vinila – é a junção de matérias primas leves que permitem cortes leves e fáceis. Por ser de manuseio fácil e não possuir atrito ou resistência, a faca utilizada para esse material tem uma durabilidade muito maior das que se utiliza para cortar papelão, por exemplo. As facas para cortar e.v.a. podem ser personalizadas de acordo com a sua utilização, na forma mais satisfatória para a necessidade de cada cliente.

Benefícios das facas gráficas

As empresas que fabricam faca, consolidadas no mercado atual, possuem características que definem a sua eficiência, agilidade e bom atendimento – destinadas a todos os tipos de corte nos mais diversos materiais encontrados.

As facas gráficas são precisas e de alto rendimento, quando o quesito apontado é a alta produção, e atuam principalmente na redução de tempo e desperdício de material. Considerando os pontos levantados, a qualidade do material na produção das próprias facas não pode deixar a desejar. Podem ser retificadas, biseladas unilateral ou bilateral, temperadas e recozidas, igualadas e reforçadas (termos que definem a forma e aparência das facas) – mas sempre em aço de alta resistência e dureza, o que contribui com sua vida útil e das máquinas.

São instrumentos que aumentam a qualidade dos serviços gráficos e torna mais rápida a produção, seja para cortes automáticos ou manuais. Trabalhar com empresas atualizadas e de experiência reconhecida pelos profissionais do setor, colocam em evidência o compromisso destas.

Para além da qualidade só com o produto final, a preocupação com o meio ambiente faz parte do processo, desde a aquisição de matéria prima para com empresas que possuem responsabilidade ambiental e social, quanto na destinação correta dos resíduos gerados, que são encaminhados para corporações especializadas em reciclagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *