Bares, restaurantes e hotéis têm algo em comum: todos esses estabelecimentos contam como uma cozinha industrial em suas dependências.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de um espaço que é preparado para preparar refeições de um modo muito mais profissional do que em cozinhas domésticas.

Por conta disso, os gestores desses espaços precisam se preocupar com um indicador que nem sempre é levado em consideração por cozinheiros amadores: a eficiência, ou, em outras palavras, fazer mais com menos.

Isso é importante pois, em tempos de crise, todos os estabelecimentos buscam maneiras de fazer menos com mais, e, assim, aqueles que não têm essa preocupação acabam ficando para trás.

A boa notícia é que existem diversas maneiras de se melhorar uma cozinha industrial, fazendo com que ela favoreça a produtividade dos profissionais que nela atuam e, consequentemente, tornando o estabelecimento mais competitivo.

Confira algumas dicas para fazer isso a seguir:

Use produtos de aço inox

Cozinhas industriais têm que seguir padrões muito elevados de higiene. O motivo por trás disso é o fato de que qualquer falha pode dar margem à contaminação de alimentos que, quando consumidos, podem causar uma série de problemas de saúde nos clientes.

De modo a evitar essas ocorrências, a Vigilância Sanitária estabelece uma série de boas práticas que devem ser seguidas por todos os negócios do ramo de alimentação. Um deles é o uso do aço inox em móveis utensílios usados em cozinhas industriais, como:

  • Fogões;

  • Freezers e geladeiras;

  • Panelas e colheres;

  • Bancadas e outras superfícies onde alimentos são manipulados.

O motivo por trás dessa recomendação é o fato de que esse metal tem uma superfície muito lisa e pouco propensa a ranhuras.

Como esses são os locais onde os microrganismos costumam se proliferar, um armario de ferro, por exemplo, tem muito mais chances de gerar um foco de contaminação do que uma peça feita em aço inoxidável.

Pense em um bom design para a sua cozinha

Enquanto que em uma cozinha doméstica o design é definido com base na conveniência e nas preferências estéticas dos moradores do local, um cômodo usado com fins profissionais é diferente: é preciso considerar qual é o layout que tornará o espaço mais eficiente.

Uma das opções é montar um projeto em ilha. Como o seu próprio nome dá a entender, nele, atividades semelhantes são colocadas no mesmo grupo.

Porém, também pode-se montar uma espécie de linha de produção, fazendo com que cada profissional se ocupe de uma etapa do preparo de cada refeição.

Dependendo dos processos de sua cozinha, a escolha por um ou por outro pode gerar uma economia de 40% em seus custos operacionais.

Mantenha o local organizado

Além de um layout adequado, é fundamental que os funcionários mantenham o seu espaço de trabalho organizado. Do contrário, eles perderão muito tempo procurando por utensílios e recipientes, o que, na prática, os torna menos produtivos.

Uma das maneiras de se fazer isso é instalando móveis que garantam a arrumação no espaço, como o armário aço inox.

Da mesma forma, é interessante trabalhar com a conscientização da equipe, fazendo com que todos saibam do seu papel e da sua importância na manutenção de um espaço produtivo. É possível até mesmo criar metas com recompensas financeiras pelo seu cumprimento.

Planeje o armazenamento de insumos

Não é só durante a manipulação que alimentos podem se tornar impróprios para o consumo: o armazenamento inadequado gera a mesma consequência. Deste modo, ao projetar uma cozinha industrial, é preciso criar um espaço para o adequado armazenamento de insumos.

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é contando com equipamentos específicos para tal, como a seladora a vacuo industrial. Trata-se de uma máquina que retira o ar da embalagem, selando-a logo em seguida.

Assim, evita-se a ação de bactérias que possam alterar as características dos insumos, e, assim inviabilizar o seu consumo seguro.

Porém, para que isso se concretize, é preciso ter em mente que o equipamento adquirido tem que ser de qualidade.

Do contrário, a seladora automatica não cumprirá seu papel corretamente, o que, por sua vez, causará a perda de insumos.

Crie um cronograma de limpeza

Por último, mas não menos importante, é fundamental que a sua cozinha industrial tenha um cronograma de limpeza.

Essa é a maneira mais simples de garantir que a higiene do local não fique comprometida, fazendo com que tudo, desde o piso até a Estante inox cozinha industrial fiquem limpos. Assim, evita-se problemas tanto com clientes quanto com autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *