empreendedorismo

Atualmente, o empreendedorismo feminino está muito visível. Nesse contexto, o número de mulheres participando de atividades empresariais tem aumentado significativamente ano a ano. 

Pensando nisso, o Certificado Cursos Online tem focado alguns Cursos Online com Certificado de Conclusão de Curso sobre o assunto.

Os cursos têm foco em ajudar mulheres empreendedoras e os seus negócios. Isso é feito treinando e preparando as mulheres para os grandes desafios dentro do mundo do empreendedorismo.

As mulheres respondem por quase 24 milhões dos 52 milhões de empreendedores em 2018, segundo algumas pesquisas que estudam o empreendedorismo no Brasil e no mundo.

Ainda assim, o estudo de 2018 mostrou que em 2018 o número de homens (41,7%) era maior, e quando se tratava de empreendedores maduros, a proporção de mulheres era de 34,4%. 

Quando falamos de startups, 18,5% dos homens e 17,7% das empresas foram fundadas por mulheres em 2018.

Neste artigo, exploramos os desafios e oportunidades enfrentados pelas mulheres brasileiras nos negócios e no empreendedorismo feminino.

De várias demissões e mudanças que ocorreram dentro do tempo da pandemia, as mulheres estão cada vez voltando as suas atenções para essa atividade. 

Além da tentação de trabalhar por conta própria, existe a grande oportunidade de começar tudo do zero.

Neste contexto, queremos lhe mostrar algumas oportunidades de negócios dentro da área de empreendedorismo feminino que podem beneficiar muito as mulheres profissionais. 

Portanto, se você é uma empresária, pense sempre em fazer a diferença dentro da área que você for trabalhar, como, por exemplo, fazer um Curso de Primeiros Socorros.

Vamos lá?

Desafios do empreendedorismo feminino

É muito importante que você saiba que, para começar um negócio, deverá passar sempre por todas as etapas do planejamento ao desenvolvimento e se manter competitivo dentro do mercado. 

Portanto, os desafios sempre vão requerer habilidades diferentes para novos empreendedores, e essas questões se aplicam a homens e mulheres.

Para as mulheres, o desafio pode ser maior, ainda que sejam mais escolarizadas que os homens. A proporção combinada de mulheres que concluíram o ensino médio e que não concluíram o ensino superior foi 10 pontos percentuais maior do que a do grupo masculino.

Entre os principais desafios enfrentados pelo empreendedorismo feminino, destacamos as múltiplas jornadas, viés, falta de incentivos e taxas de juros mais altas.

Principais oportunidades para o empreendedorismo feminino

Apesar das dificuldades, há muitas oportunidades para as mulheres iniciarem seus próprios negócios.

Comece com as habilidades que pertencem à personalidade feminina. Como capacidade de planejamento e de gerenciamento de tempo, criatividade, atenção aos detalhes e às pessoas, além de melhor adaptabilidade a qualquer situação.

As mulheres mais focadas e determinadas tendem a investir mais na qualificação profissional, o que faz uma empresa se especializar rapidamente.

Aqui estão alguns outros pontos que as mulheres devem estar cientes ao construir seus próprios negócios:

1. Codificação e desenvolvimento web

Podemos definir que esse campo é dominado por homens. Essa indústria tem se tornado muito mais importante e relevante dentro do futuro próximo, com a medida que continuamos a transformar todos os aspectos de nossas vidas digitalmente.

A representação feminina deste campo não somente levará a mais possibilidades para as mulheres, porém, também visa ter mais possibilidades para melhores experiências. 

Mulheres empreendedoras com pelo menos o básico de codificação e desenvolvimento web estarão à frente do resto que, por sua vez, vai impulsionar os melhores negócios.

2. Investidora

Hoje em dia, as mulheres lutam com o fluxo de caixa quando elas iniciam um negócio, e isso tende a atrapalhar os lucros.

As grandes empresas que são financiadas por empreendimentos podem intimidar as mulheres a nos fazer sentir que não vale a pena empurrar ou até dividir um determinado espaço com uma sala cheia de energia masculina.

Esse desequilíbrio precisa ser totalmente ajustado. Mesmo em programas como cultura pop e Shark Tank, as investidoras são raras. Em 2020, as mulheres receberam cerca de somente 2,3% do financiamento de capital de risco.

As mulheres que iniciam, administram e vendem negócios podem ser modelos, mas também se destacam como unicórnios de destaque. O financiamento para as mulheres pode reduzir esse desequilíbrio.

3. Serviços de correio

Podemos definir que o serviço postal, correio ou transportadoras estão na moda. É muito fácil de começar, porém, dependendo de uma boa estratégia de marketing, a sua empresa pode crescer muito rapidamente.

Tudo que você vai precisar é de habilidades de TI e de marketing com o objetivo de impulsionar os seus negócios. Com os programas certos e boas relações públicas, a sua empresa crescerá rapidamente.

4. Lançamento de imóveis residenciais

É nítido que todos querem ver mais mulheres empreendedoras envolvidas dentro da área de compra, reforma e inversão do mercado imobiliário residencial. 

Contudo, a maior parte da programação e literatura de rádio e televisão disponíveis hoje são desenvolvidas por homens ou estão envolvidas de alguma forma por eles.

5. Negócios e gestão de alta tecnologia

As mulheres trazem um olhar diferente e muito útil para a solução de diversos problemas, sendo uma perspectiva que, por vezes, falta dentro da liderança sênior de empresas de alta tecnologia.

Sem mencionar que, envolver-se mais dentro do campo ajudará a dissipar o estereótipo das empresas que somente contratam homens para esse trabalho.

6. Criptomoedas e NFTs

Todo setor deveria ter mulheres empreendedoras, e o mercado deseja ver mais mulheres dentro do campo de NFTs e criptomoedas, pois atualmente esse campo está saturado de somente homens trabalhando.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *