As indústrias e fábricas precisam contar todos os dias com técnicas seguras e eficazes para garantir o içamento de diversos tipos de cargas, uma das atividades mais pertinentes e costumeiras dentro desse setor.

A locomoção de materiais diversos e, até mesmo, o seu armazenamento ideal também fazem parte de um serviço completo oferecido por diferentes segmentos da área, de modo que é essencial conhecer a funcionalidade de itens importantes para poder oferecer praticidade e eficiência aos clientes

No artigo a seguir, confira alguns dos principais elementos que compõem um sistema resolutivo e seguro de locomoção, içamento e armazenamento de cargas nas operações industriais cotidianas.

Lidando com as cargas

Um dos serviços mais comuns quando estamos falando de produção industrial é o içamento de carga, que é utilizado quando há a necessidade de transportar um material ou objeto pesado em sentido vertical, ou seja, de baixo para cima (e vice-versa).

Nesse caso, escadas, corredores, portas e elevadores não dão conta de possibilitar o acesso seguro e eficaz.

Sendo assim, essa é a solução mais prática e otimizada, mas demanda a execução precisa e cuidadosa de todas as etapas de operação, pois trata-se de um procedimento de alto risco e também de um grau de dificuldade elevado.

Não é por acaso que esse tipo de serviço só pode ser feito conforme a autorização do Corpo de Bombeiros, que fiscaliza a ação e observa se ela está sendo conduzida com a devida segurança.

Seja de forma manual ou mecânica, portanto, o içamento pode exigir a aplicação de métodos e dispositivos variados. Algumas dicas importantes são:

  • Contrate profissionais com experiência;
  • Conheça a carga trabalhada;
  • Utilize apenas equipamentos conservados;
  • Contrate equipes qualificada e treinada;
  • Observe o uso correto dos epis;
  • Isole adequadamente a área;
  • Não fique sob a carga.

A importância dos cabeamentos

Os cabos são um recurso extremamente útil e indispensável no que diz respeito ao içamento e à locomoção de cargas pesadas, de modo que eles precisam apresentar um bom rendimento e condições ideais de uso.

Para isso, sua confecção deve ser feita com base em rigorosos controles de qualidade, sem falar na utilização de materiais resistentes e duráveis, como o aço inox.

Todos os Acessórios para cabo de aço utilizados devem fornecer o maior desempenho. Alguns exemplos são:

  • Alicates;
  • Guincho de alavanca;
  • Travas de segurança;
  • Grampos pesados.

Ponte rolante

As pontes rolantes são mais um exemplo de mecanismo empregado para a otimização do içamento e do transporte correto e seguro de cargas diversas dentro dos segmentos industriais.

Robustas e com um nível de normalização elevado, elas podem se adaptar facilmente a diferentes demandas, já que são modulares.

Através de cálculos precisos e avançados, é possível obter o melhor desempenho prático desses componentes tão essenciais, seja na estrutura de viga tipo caixão ou nos perfis comerciais.

O mais importante é sempre pesquisar a procedência dos produtos oferecidos e garantir a melhor relação custo-benefício.

Além disso, contar com a correta e periódica Manutenção de ponte rolante é uma garantia do funcionamento adequado e também uma maneira de prevenir acidentes e prejuízos que podem ir muito além dos transtornos patrimoniais e de produção.

Por se tratar de um procedimento complexo e de alto risco, como já mencionado, a locomoção vertical de cargas com peso elevado deve ser feita com muitas cautela e a partir da mão de obra qualificada.

Por isso, os equipamentos diversos que podem ser empregados nesses procedimentos devem passar sempre por revisão e os reparos devem ser uma prioridade, inviabilizando o uso caso não possam ser feitos.

Pallets

Os pallets, ou paletes, são estruturas que podem ser compostas de plástico, madeira e, até mesmo, de aço, utilizadas para o armazenamento e a condução de cargas sem que elas sejam danificadas ou prejudicadas no processo.

Com um formato especial e otimizado, eles garantem a proteção contra impactos e otimizam a organização de itens que precisam ser deixado em galpões, armazéns, etc.

Além disso, a opção de contar com Pallet sob medida é de grande valia para o setor industrial, que possui demandas variadas de acordo com as operações empregadas e os segmentos em questão.

O mais importante ao utilizar qualquer um dos métodos e dispositivos aqui mencionados é garantir a operação por meio de profissionais qualificados, treinados e que tenham experiência na prática desse tipo de trabalho. Isso porque acidentes e falhas durante o processo podem gerar acidentes fatais e prejuízos imensuráveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *