manta

As indústrias de fornos são muito importantes para o desenvolvimento de outros negócios, por exemplo, cozinhas industriais e também em procedimentos industriais.

Mas, para que esses fornos sejam eficientes e consigam atender a todos as demandas, é preciso entender como esses fornos são compostos. Um dos elementos que compõe os fornos são as chamadas mantas de silicone.

A manta de silicone é usada em forno de embutir, combinado e muitos outros modelos de fornos. São usados como um isolante térmico, tanto para altas como baixas temperaturas. Assim, para que o isolamento funcione é necessário que essa manta seja bastante resistente e que se adaptem às necessidades.

Para que serve o isolante térmico?

O isolante térmico é usado para diversos modelos de fornos, por exemplo:

  • Forno eletrico;
  • Forno combinado;
  • Forno embutido;
  • Forno à gás.

O isolamento térmico tem a função de não permitir que o calor de dentro do forno escape para o ambiente do lado de fora. Assim, o pessoal que manipulará o forno, conseguirão executar suas atividades e funções de forma segura e também muito confiada.

O isolamento térmico, que pode ser a manta de silicone para alta temperatura ou baixa, é aplicado então em fornos, estufas, sempre com o objetivo de não aumentar gastos com combustível, e também de proteger as tubulações que passam os gases e vapores.

É sempre importante saber os materiais e as empresas responsáveis pela fabricação das mantas e assim por diante. É importante lembrar que o isolante térmico também pode ser usado na churrasqueira elétrica de mesa, assim como em outras.

Manta de borracha de silicone

Além de silicone, existem uma manta derivada, que é chamada de manta de borracha de silicone. Esse tipo de manta pode ser aplicada em diversos locais, um exemplo de uso da manta de borracha de silicone em equipamentos eletroeletrônicos e também em peças que requerem alta resistência.

Em algumas indústrias, por exemplo, as farmacêuticas e químicas, são usadas em bombas peristálticas, e precisam de compressão e temperaturas contínuas e insípidas.

Nas siderúrgicas, por exemplo, são usadas dentro das guarnições para altos fornos, estufas e vedações para máquinas. Em empresas petroquímicas a manta de silicone ajuda nas vedações para altas temperaturas e também contra fluidos agressivos.

Benefícios do uso da manta de silicone

A usabilidade da manta de silicone é muito grande, e por conta dessa ampla quantidade de usos produz grandes benefícios, por exemplo:

  • Ajuda na proteção de altas temperaturas até 200ºC, sendo tanto contínua ou com o intermitente;
  • Ajuda os fornos a serem mais flexíveis a baixas temperaturas, por exemplo;
  • São resistentes a muitos raios ultravioletas, ozônios e intempéries;
  • Ajuda o forno a ter níveis baixos de flamabilidade e baixa toxicidade.

Elas são também muito resistentes a outros produtos químicos, menos quando se trata de contatos de óleos e também de hidrocarbonetos.

Outros usos da manta de silicone

Além da utilização da manta de silicone em fornos para isolamento térmico, é usada também na produção, principalmente, para a confecção de canecas, personalização de copos long drink, sequeezes, e outros produtos desse tipo.

Sempre é necessário se atentar a qualidade da manta de silicone, principalmente, no momento de aplicação da prensa. Para que uma impressão seja feita no copo, por exemplo, temos:

  1. A colocação da manta em prensa térmica, de modo que a espessura esteja de forma adequada;
  2. Sempre é importante ver se a peça está devidamente colocada na prensa;
  3. Colocar o papel transfer no local em que se pretende fazer a impressão;
  4. Posicionar o produto que deseja personalizar e então iniciar a transferência;
  5. Depois disso, a caneca é retirada com cuidado, pois ainda estará quente.

A manta de silicone é usada também em conjunto com outros elementos industriais, por exemplo, o queimador industrial. A manta térmica é então usada em conjunto com modelos diferentes de queimadores, por exemplo:

Queimador monobloco

O monobloco queimador tem como intuito a geração de altas temperaturas, com características compactas e dinâmicas, ajudando na diversidade de procedimentos industriais.

Queimador duobloco

Os queimadore duobloco são destinados a atividades de médios e grandes portes, ajudando a gerar grandes temperaturas e assim por diante.

Dessa maneira, podemos ver que as mantas térmicas tem cada uma sua função e todas são de certa forma, imprescindíveis, para diversos locais e procedimentos industriais, os tornando mais eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *