Indústria

A legislação ambiental nacional é rígida para todo o setor da indústria. A poluição antes tolerada e até mesmo não estudada agora faz parte da pauta de representantes de empresas e corporações dos mais variados segmentos.

A utilização de produtos derivados do petróleo no abastecimento de máquinas, equipamentos e veículos passaram a ser mensurados de maneira rigorosa.

A presença dessa matéria-prima nas linhas de produção passaram a receber compostos de transformação que facilitam a reciclagem, o reaproveitamento do material em diferentes situações e com a sustentabilidade como pauta principal em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Dessa forma, as adaptações passaram a ser necessárias e conclusivas, criando uma nova onda na revolução industrial, com a tecnologia fazendo parte dos ambientes de trabalho.

A energia renovável também se faz presente, com equipamentos que utilizam a energia eólica e energia solar como fonte principal em diferentes situações.

Fábricas e indústrias se adaptam a uma nova era

Empresas especializadas em montagem industrial seguem padrões de segurança desde o princípio do projeto, visualizando as possibilidades de instalação com mobilidade e segurança patrimonial e dos usuários que farão parte da rotina em um novo ambiente de trabalho.

Para isso, novos procedimentos estão sendo adotados, seguindo normas regulamentadoras de diferentes órgãos fiscalizadores, como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sindicatos e conselhos profissionais.

Para as industrias quimicas os cuidados são redobrados, pois as matérias-primas utilizadas nas linhas de produção são voláteis e podem conter contaminantes para a água, o solo e o ar.

Dessa forma, o gerenciamento de riscos operacionais precisa ser afinado com a legislação ambiental, com monitoramento constante de todos os processos.

Isso significa tomar todos os cuidados a partir da extração e chegada de matérias-primas até a distribuição para o mercado consumidor.

Elementos diminuem impacto no meio ambiente

Os estudos realizados dentro de um ambiente industrial podem ser replicados em outros cenários, com as devidas adaptações necessárias quando são utilizadas em segmentos diferenciados.

Sendo assim, as chaminés características do ambiente industrial são construídos como forma de escape para os gases produzidos pelas máquinas e todo o funcionamento das linhas de produção.

Para diminuir a quantidade de partículas que são lançadas diariamente na atmosferas empresas passaram a instalar em suas chaminés o filtro manga em suas estruturas.

Formado por dutos e exaustores apropriados, esse elemento separa o material particulado por meio de tecidos próprios para a filtragem de gases, atuando na recuperação do meio ambiente.

O impacto provocado antes dessa solução ser adotada era prejudicial para a saúde dos operadores e demais funcionários que atuam no setor industrial, além de atingir toda a fauna e flora ao redor e até mesmo a população que vivia no entorno.

Atualmente, as fábricas e indústrias mantém um laboratório de pesquisas apenas para verificar se o nível de emissão está controlado.

Os tecidos de filtragem são substituídos constantemente e uma proveta graduada de vidro e outros equipamentos são utilizados para a medição de captação de partículas.

Dessa forma a indústria recebe incentivos para a manutenção de um ambiente livre de poluentes, podendo produzir de acordo com as necessidades de demanda e respeito à natureza.

Ambientes diferentes passam por análises

O controle da emissão de gases poluentes é um diferencial para as empresas que fez muita diferença na qualidade do ar dos grandes centros urbanos e industrializados. Mas, a equipe responsável pela análise química não atua apenas nas chaminés.

O solo e a água também são alvos constantes de pesquisa, pois é preciso que soluções efetivas sejam apresentadas constantemente para que o desempenho de uma linha de montagem ou produção não seja afetada e esteja em acordo com o planejamento de sustentabilidade da empresa.

Com isso, os laboratórios industriais voltados para pesquisa e desenvolvimento também realizam analise fisico quimica, refletindo em estações de tratamento de água e cuidados com os lençóis freáticos presentes no subsolo onde a fábrica ou indústria está instalada.

É impossível falar sobre o setor industrial sem mencionar a importância do impacto econômico dentro do cenário nacional e mundial.

Da mesma forma é destaque o reflexo proporcionado entre as atividades a que se destinam e o meio ambiente. Por isso, todos os cuidados são tomados, como:

  • Cumprimento de legislação;
  • Responsabilidades ambientais;
  • Logística operacional;
  • Parcerias especializadas.

As empresas voltadas para o setor químico precisam apresentar planejamentos ambientais que englobam sustentabilidade e recuperação ambiental. Sem isso, todos os demais segmentos industriais ficam prejudicados.

A contribuição dos profissionais e o desenvolvimento de soluções adequadas podem ser adaptadas para diferentes cenários, contribuindo para a preservação ambiental e a criação de novos produtos e serviços, com diversos benefícios para a própria sociedade.