A pintura é um item que demonstra verdadeira importância. E sabemos disso, pois sempre recorremos a ela como método de restauração e revitalização de espaços, objetos e até mesmo em nosso corpo, afinal, a pintura de cabelo ou de unhas também entra nesse mérito.

Como finalidade estética, é talvez o grande método para embelezar tal coisa e deixá-la com aspecto renovado e mais atrativo aos olhos.

Mas também se deve saber, que a pintura não possui apenas fins estéticos, designados para trazer beleza e contemplação para determinado lugar.

O uso da tinta também é um importante protetor de superfícies, utilizada para evitar danos que naturalmente vêm com o tempo.

Na indústria é exatamente assim. A pintura comumente é usada para, manter em aspectos bonitos, mas também para proteger os equipamentos da corrosão e outras avarias que podem vir a ocorrer com a presença de umidade, gordura e dentre outras coisas mais.

A pintura é realmente importante, acho que todos concordam, e por isso, neste texto estaremos abordando um pouco mais dos detalhes que envolvem a pintura indústrial e como se deve utilizá-la.

Continue com sua leitura, e venha conosco conhecer mais sobre esse importante e indispensável item.

Jateamento e pintura industrial

Jateamento e pintura industrial, são dois processos diferentes mas que se utilizados em combinação, podem oferecer uma proteção altamente eficaz contra a corrosão. Vamos entender melhor o que cada um deles é.

O jateamento é um processo muito eficiente para a realização da remoção de resíduos que se encontram na superfície de algum item de metal, resíduos estes como carepas, cascas e regiões oxidadas.

Posteriormente ao processo do jateamento, onde a peça é limpa e fica livre de resíduos, é aplicado um processo de pintura líquida industrial, que basicamente se trata de uma interposição localizada entre o meio corrosivo e a parte metálica.

Na realização desses processos, há implícita uma série de vantagens e uma que se destaca largamente é a economia existente na questão da manutenção da específica estrutura.

Com esse processo realizado pelas Empresas de pintura industrial, o material metálico leva um tempo mais longo para que venha a sofrer algum tipo de dano corrosivo.

Ao se colocar no papel, é possível observar que a economia pode ser grande, visto que algumas manutenções tem preços bem altos.

Além desses benefícios já citados, existem alguns mais que tornam o jateamento e a pintura um verdadeiro e grande processo benéfico. São eles:

  • Melhora estética e revitalização do objeto;
  • Absorção de calor;
  • Sinalização de diferentes estruturas e equipamentos;
  • Identificação de fluidos em tanques e etc.

Pintura eletrostática

Talvez você já tenha ouvido falar dela, mas vamos entender melhor sobre o que ela realmente é.

Deve-se saber que a pintura eletrostatica é uma das formas mais resistentes e efetivas que existem, se tratando de pinturas.

Ela se utiliza de um processo de aplicação por meio de cargas elétricas para a realização da fixação de determinada tinta.

Muito utilizada em superfícies de composição metálica, porém seu uso também pode ser realizado em qualquer tipo de material que esteja carregado eletricamente.

Sua utilização se dá pelo pó e pode ser subdivida em três diferentes tipos: poliéster, epóxi e híbrido. A do tipo poliéster tem ótima aderência e raramente fica com aspecto amarelado depois de um tempo, fazendo com que seja muito utilizada em ambientes externos.

Já o epóxi é altamente resistente à processos de corrosão que podem vir a ocorrer na peça. O híbrido é uma mistura dos dois tipos anteriores.

Para a realização dela, o pintor profissional se utiliza de uma pistola própria para a pintura, nesta pistola existe um compartimento para a colocação da tinta em pó.

Que antes de ser esguichando, é devidamente carregado de correntes elétricas de cargas positivas ou negativas. Já a superfície a ser aplicada a tinta, recebe uma carga oposta de energia.

Desta forma, quando a tinta aplicada entra em contato com a superfície, ocorre o processo de atração de opostos, fixando a tinta na superfície em questão.

Depois da realização disto, o material é levado a uma estufa para que possa ganhar uma unidade perfeita em sua pintura.

Enfim, a pintura sempre será um item de suma importância e de obrigatoriedade periódica para muitos equipamentos.

O ideal é sempre busca por profissionais qualificados para a execução dos serviços, mas caso queira, pode buscar por Removedor de tinta preço convidativo, para a retirada de resíduos de tintas já desgastadas, preparando a superfície para receber uma nova pintura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *