Para que o aparelho apresente desempenho máximo dentro da rotina industrial, compressores e aquecedores industriais precisam de cuidados.

A manutenção de aquecedores, por exemplo, é um processo de rotina que deve ser feito de forma periódica. Na prática, a manutenção serve para ajustar o equipamento, corrigir falhas e prolongar a vida útil do aparelho.

O tempo certo para cuidar da manutenção dos aparelhos depende muito da frequência de uso desses equipamentos e das condições de componentes e peças essenciais.

Assim como os aquecedores, pressurizadores atuam em conjunto no sistema do aquecimento de água e gás. Por isso, a Manutenção de pressurizador também é um serviço relevante dentro do cenário industrial.

Mas como fazer a manutenção? qual é a forma ideal de cuidar e limpar desses aparelhos no cotidiano? Quais são os tipos de manutenção? Se você também tem esse tipo de dúvida, esse post pode te ajudar.

Manutenção de Aquecedores

Os aquecedores são aparelhos muito necessários na rotina das empresas e das indústrias. O aquecedor a gas, no contexto da indústria, é fundamental em ambientes como caldeiras, centrais térmicas e cozinhas industriais.

Como o gás é um combustível e os aquecedores são equipamentos que não podem ficar desligados neste tipo de ambiente, é preciso cuidar da manutenção dos aparelhos.

Há vários modelos deste tipo de equipamento e é interessante verificar as datas indicadas para manutenção e revisão de componentes. No entanto, assim como outros dispositivos, a Manutenção de Aquecedores pode ser preventiva ou corretiva.

A primeira é feita geralmente em situações nas quais o aparelho precisa de troca de peças. Já a segunda  é feita quando o cliente deseja melhorar o desempenho do equipamento e manter o bom funcionamento deste.

O intervalo para cada manutenção pode variar muito, mas no segundo caso, o tempo médio é de uma vez por ano. Além da manutenção dos aparelhos é fundamental ter cuidados com esse recurso no momento da instalação. Essa etapa, aliás, é crucial para o funcionamento adequado deste equipamento.

Instalação de aquecedor a gas: cuidados

Tanto a manutenção quanto a instalação de aquecedor gas são serviços que devem obrigatoriamente serem feitos por especialistas.

É interessante observar o tempo de experiência do profissional responsável pela demanda e o portfólio da empresa antes de fechar contrato.

Além disso, outro cuidado muito importante antes da execução deste serviço é a análise das instalações de segurança e proteção contra incêndio.

É essencial que o profissional responsável pela instalação do aparelho aquecedor a gas conheça os riscos de instalação e a infraestrutura contra incêndio por parte da indústria.

Em resumo, algumas dicas de cuidados gerais também pode auxiliar nesse processo:

  • Verificar a qualidade das peças fornecidas pelo fabricante;

  • Anotar datas de manutenção e instalação;

  • Conhecer as áreas de risco antes de fazer a instalação;

  • Analisar proximidade do aquecedor com produtos inflamáveis.

Esses cuidados valem para qualquer tipo de aquecedor. Entre as várias possibilidades e modelos de aparelho, o aquecedor de óleo térmico é um aparelho que se destaca em muitas indústrias pela sua capacidade de aquecimento.

Na prática, esse modelo é capaz de aquecer objetos em temperaturas de até 300ºC. Nessas condições é um aparelho muito usado nos setores industriais voltados à borracha, química e metalúrgica.

Diante das características do modelo de aquecedor de óleo térmico, é essencial fazer a manutenção periódica para esse aparelho desempenhar suas funções máximas.

Manutenção de pressurizador

Apesar das semelhanças entre os aparelhos e a função complementar de aquecedores e pressurizadores, existem algumas diferenças entre essas duas opções.

A principal diferença entre os pressurizadores e os aquecedores é que os primeiros funcionam a partir do fluxo da água enquanto aquecedores são movidos a gás e óleo.

A Manutenção de pressurizador também é muito importante no cenário industrial, tanto de forma preventiva como da forma reparadora.

Vantagens da manutenção de aquecedores

Todo cuidado oferece vantagens a longo prazo para os equipamentos. No caso dos aquecedores, além de proporcionar melhor desempenho a esse tipo de aparelho, a manutenção é uma forma de reduzir custos extras.
Além disso, quando a manutenção de aquecedores é feita de forma adequada, as chances de uma substituição inesperada são muito reduzidas.
Lembre-se: conte sempre com especialistas para realizar esse tipo de serviço e garanta todas as vantagens a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *