O setor das fábricas e indústrias conta todos os dias com uma enorme variedade de máquinas e equipamentos que são indispensáveis nos mais variados ciclos de produção e de montagem em diferentes segmentos. Dessa forma, é importante conhecer um pouco mais sobre os itens recorrentes nesse contexto.

Especialmente quando estamos falando do pleno funcionamento das instalações hidráulicas, é fundamental garantir a aplicação de itens de qualidade e assegurar que haja o bom manejo durante as demandas diárias do setor industrial. Afinal, a rentabilidade das indústrias depende diretamente da qualidade de seu equipamentos.

Por isso, reunimos no artigo a seguir algumas das mais recorrentes informações sobre alguns dos equipamentos que fazem parte do cotidiano produtivo em diversos segmentos de produção. Além de entender um pouco mais sobre como eles funcionam, veja como garantir mais qualidade no uso em procedimentos hidráulicos.

Bombas d’água

A bomba de agua é certamente um dos itens mais importantes quando estamos falando das fábricas e indústrias como um todo. Isso porque ela é extremamente necessária para a condução de fluidos em diferentes sistemas, sendo seu uso muito comum também no setor da construção civil, como na montagem de poços.

O principal objetivo desse equipamento é bombear a água de um ponto a outro de forma segura e ágil sem acarretar em nenhum tipo de perda, vazamento ou demais situações que poderiam prejudicar a produtividade máxima.

Nas indústrias, por exemplo, muitos sistemas operam utilizando a água como uma forma de promover o resfriamento. Nesse sistema, a demanda por grande vazão em intervalos regulares é constante, motivo pelo qual a aplicação da bomba é ideal.

Além disso, ela também pode ser utilizada no combate a incêndios, sendo indicada para uso em sistema de propulsão de água que possa ser manejado por itens como as mangueiras, permitindo que a emissão do fluido seja direcionada aos pontos mais críticos do incêndio, o que possibilitará a eliminação das chamas.

Pressurizadores

O pressurizador industrial também é um item que pode ser encontrado em diversos subsetores industriais.

Afinal, muitos segmentos produtivos possuem demandas relacionadas com a colocação de pressão em fluidos, o que realiza diferentes procedimentos importantes para o funcionamento de sistemas hidráulicos e até mesmo outros equipamentos.

Podemos dizer, portanto, que a principal função desse item em um sistema de pressurização de água é pressioná-la, esteja ela na forma gasosa ou líquida, diminuindo de forma significativa o seu volume.

São diversas as vantagens associadas ao seu uso, já que os pressurizadores possuem diferentes características de acordo com a demanda em que são empregados. Entre suas principais vantagens, podemos destacar:

  • Matéria-prima de excelente qualidade;
  • Tecnologia de alto padrão;
  • Padrões técnicos atualizados;
  • Resistência e durabilidade.

Seja em um sistema de pressurização predial ou em outro tipo de instalação onde esse item é necessário, a sugestão é contar sempre com produtos de qualidade e que possuam certificação pelos órgãos de fiscalização, evitando danos operacionais e falhas que podem acarretar até mesmo em acidentes dentro do ambiente industrial.

Além disso, vale lembrar que estamos falando de componentes que demandam hábitos constantes e periódicos de manutenção e de reparo, garantindo o funcionamento prolongado e podendo até mesmo evitar danos com os procedimentos de análise fornecidos pelos profissionais da manutenção preventiva.

Skid

Já o skid de filtragem é uma unidade filtrante que é fixada na base comandada de um painel elétrico, com manuseio facilitado e acessível para os operadores.

No geral, a filtragem é responsável por impedir que partículas como areia, óleo, cascalhos e outras contaminem a água e, assim, inviabilizem os procedimentos que dela dependem.

No geral, é muito comum encontrar essas unidades de filtragem em espaços destinados a atividade hidroelétricas, como nas usinas geradoras de energia. Sua composição é feita de filtros automáticos, separadores com função centrífuga e válvulas de regulagem.

O mais importante é que todos os itens empregados no contexto industrial, especialmente ao abordarmos instalações hidráulicas e suas diversas particularidades, sejam certificados e testados, garantindo a total eficiência que de busca ao contar com eles nos mais diversos segmentos de produção dentro das fábricas e indústrias.

Da plataforma de filtragem aos componentes de bombeamento da água nos sistemas, portanto, o primeiro passo para garantir o rendimento otimizado é contar com aparelhos e equipamentos de primeira linha e que possam apresentar a melhor relação custo-benefício do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *