Você já parou para pensar na quantidade de produtos industrializados que consumimos diariamente? Praticamente tudo o que consumimos é fornecido pela indústria (e feito pelos diversos equipamentos e ferramentas), desde alimentos até bens de consumo como os veículos.

E só temos acesso a todos esses produtos porque a indústria consegue fabricá-los em uma quantidade que atende a todos e isso é é possível porque ela faz uso de equipamentos e diversos tipos de ferramenta que facilitam sua produção e agregam muita qualidade ao produto final.

Aliás, você já parou para pensar no quanto esses produtos estão ficando mais baratos e melhores? Tudo isso devido aos equipamentos utilizados pela indústria. Neste artigo você conhecerá alguns deles. Confira!

Equipamentos utilizados pela indústria

Vamos falar, primeiramente, sobre os equipamentos utilizados pela indústria, e quando falamos em indústria, você pode pensar em seus mais variados segmentos, como:

  • Indústria Automotiva;
  • Indústria Química;
  • Indústria Petroquímica;
  • Indústria têxtil;
  • Construção civil.

Esses são apenas alguns dos segmentos industriais que fazem uso dos mais variados equipamentos, mas a verdade é que todos eles dependem de algum tipo de equipamento para produzirem com qualidade.

Além da qualidade e da facilidade na produção, os funcionários das empresas também têm sua segurança garantida, preservando sua integridade física, sua saúde e sua vida.

Mas vamos ao que interessa e vamos falar de um equipamento bastante utilizado e conhecido como bancada de teste.

Trata-se de um equipamento bastante utilizado pelos eletricistas para realizar diversos tipos de análises como teste de dínamo, teste de alternadores, de regulagem e tensão, medidas de componentes elétricos como diodos, bobinas, condensadores, medidor de tensão, cabos de vela etc.

Existem variados modelos desse equipamento e cada um deles atende a uma necessidade de teste.

Outro equipamento bastante utilizado pela indústria é o sistema de visão. Trata-se, na verdade, de um sistema computacional que garante um maior controle e qualidade nos processos industriais dos mais variados segmentos.

No Brasil, esse sistema chegou no ano de 1980, oferecendo técnicas de comparação de imagem, com resultados não muito satisfatórios. As aplicações mais comuns para esse sistema são em produtos farmacêuticos, na inspeção de peças automotivas e na indústria alimentícia.

Outro equipamento bastante utilizado é o leitor biométrico digital, que quando aplicado à automação industrial, computadoriza a mão de obra, diminuindo custos e aumentando a velocidade da produção.

Isso faz com que uma linha de produção industrial se torne muito mais eficiente, ao mesmo tempo que aperfeiçoa o produto e a segurança operacional.

Mas além desses equipamentos que, como você deve ter percebido, são super modernos e tecnológicos, há tipos de ferramenta que, apesar de mais simples, são extremamente importantes para os mais diversos segmentos da indústria. Confira, no tópico a seguir, algumas delas.

Tipos de ferramentas mais utilizados pela indústria

Os equipamentos são importantes para a indústria, mas eles não são os únicos. O uso de diversas ferramentas também faz parte da realidade do setor industrial e são usadas para as mais diversas finalidades.

A construção civil é um exemplo de segmento industrial que depende bastante da ferramenta para dar andamento aos projetos e uma delas, muito conhecida, é a furadeira.

As furadeiras são importantes na construção civil porque é por meio delas que a perfuração em diversos materiais é realizada. Com as furadeiras e as brocas certas, é possível perfurar diversos tipos de materiais como vidro, concreto, metal, entre outros.

Trata-se de uma ferramenta muito útil e que não pode faltar no dia a dia de uma construção civil.

E por falar nas furadeiras, não podemos nos esquecer de uma ferramenta muito comum e necessária para diversos segmentos da indústria, além da construção civil: a parafusadeira.

Esse equipamento agiliza os processos em que há a necessidade do uso de diversos parafusos. Imagine como seria difícil para os profissionais fazer esse trabalho manualmente?

As parafusadeiras fazem esse trabalho com muita rapidez e de maneira extremamente ágil, melhorando e muito os processos de produção onde quer que estejam.

Fazer uso de bons equipamentos e uma boa ferramenta é extremamente importante para o bom andamento industrial, em qualquer tipo de segmento.

O desenvolvimento tecnológico permitiu ao homem desenvolver essas máquinas que facilitam seu dia a dia e aprimoram os produtos e bens de consumo que se fazem necessários todos os dias de nossa vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *