A calibração de instrumentos é uma demanda essencial para a construção de uma indústria precisa e segura. Não é à toa que certificações como a Calibração RBC, da Rede Brasileira de Calibração são tão necessárias para que a empresa funcione de forma adequada e dê atenção para essa área.

Essencialmente, calibrar os instrumentos e equipamentos de medição é comparar os valores entre os dispositivos da operação e os de referência. Mais ainda, sua proposta é alcançar uma rotina mais segura, equilibrada e precisa no funcionamento do maquinário.

Um exemplo bem prático da importância da calibração é o uso da balança de precisão para a pesagem de materiais.

A balança é um item usado para pesar produtos da indústria alimentícia, obter referências de materiais fabricados em laboratório entre outras funcionalidades e, por isso, ter os valores exatos é fundamental.

Já pensou no prejuízo de acrescentar uma dose a mais de uma substância em um medicamento, por exemplo?

Todas as orientações de calibragem são dadas por órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além da própria legislação brasileira.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre os instrumentos de medição e esse universo? Não deixe de ler esse conteúdo!

Calibração RBC: por que é importante?

Uma indústria com credibilidade é uma indústria que conta com certificações. Isso vale para infraestrutura, produção, segurança do trabalho e até mesmo a calibragem de instrumentos de medição.

A Calibração RBC é um documento emitido pela Rede Brasileira de Calibração e que afirma que a indústria realiza os processos de acordo com a NBR ISO/IEC 17025, que trata dos padrões de referências do Inmetro e órgãos internacionais para os instrumentos de medição.

É a partir dessa certificação que a indústria consegue provar a qualidade dos seus equipamentos e, portanto, isso se atrela à sua credibilidade no mercado também.

A Calibração RBC é uma certificação obrigatória para as empresas certificadas por normas como as do ISO 9001 e ISO 14001.

Assim, ter os certificados é muito importante para qualquer indústria, pelos seguintes motivos:

  • É algo que inspira mais confiança nos fornecedores/clientes;

  • Eleva o nível de credibilidade da empresa;

  • Garante um processo de medição preciso e seguro;

  • É essencial para resultados confiáveis.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa certificação, que tal conhecer alguns acessórios que dependem de uma calibração confiável? Confira os tópicos seguintes.

Microscópio de polarização

Essencialmente usado em laboratórios e indústrias farmacêuticas, o microscópio de polarização é um item indispensável.

Considerando que a polarização é um fenômeno derivado da luz a partir do contato com substâncias, medir o índice dessas substâncias e entender o que é a luz polarizada é um desafio que não é desvendado aos olhos nus.

Por isso, o microscópio de polarização é um item que permite análise de feixes luminosos com mais clareza, qualidade e precisão. São exemplos de itens analisados a partir desse modelo de microscópio:

  • Fibras musculares;

  • Materiais biológico que alteram a luz polarizada;

  • Gotículas de gordura.

Ou seja, esse é um equipamento indispensável para a indústria farmacêutica e para a área da medicina.

Durômetro de bancada

Indispensável em diversos setores industriais, o Durômetro de bancada é um instrumento que serve para medir a dureza de polímeros, borrachas e peças metálicas.

Esse dispositivo é considerado como uma evolução do escleroscópio que é um equipamento que se baseava no princípio da medição de queda do peso e, embora exista desde 1920, ainda se faz muito importante.

Na prática, o Durômetro de bancada funciona de forma muito simples. Basicamente, é preciso colocar o material a ser analisado em uma certa pressão, a mola do produto é aplicada e um indicador faz a leitura dos valores.

Esse equipamento pode ser encontrado tanto no formato digital quanto no analógico.

Termometro digital

Em espaços como caldeiras industriais ou câmaras frias, a medição da temperatura ambiente é muito importante.

Neste contexto, além de sensores de temperatura, um dispositivo muito comum e atual é o termometro digital.

A principal característica desse acessório, além da leitura imediata e precisa, é a praticidade já que esse cabe na palma da mão e fornece as informações necessárias.

É fundamental contar com esse instrumento em indústrias que possuem áreas específicas para o armazenamento e conservação de produtos. Geralmente, essas áreas são compostas por uma camara fria, na qual, a temperatura ambiente deve ser manter entre a faixa dos 0ºc com no máximo 18º c.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar outras dicas e curiosidades do universo industrial e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *