Muitos tipos de estrutura, principalmente as maiores, necessitam de aparatos adequados na hora de fazer a devida sustentação e condução dos fios, ganchos e cabos elétricos.

Por isso, alguns equipamentos são fundamentais em obras de grande porte. Como os eletrodutos, que transportam fios de telefonia, por exemplo.

As possibilidades existentes hoje na indústria e no setor da construção civil, que se desenvolve mais a cada dia, são variadas.

E para que os cabos sejam protegidos adequadamente, é indispensável fornecer estabilidade e a devida vedação às eletrocalhas, que irão conduzi-los e armazená-los. Por isso, os ganchos para perfilado são tão importantes.

Mas, como eles são utilizados, por exemplo, em perfilado 38×19? Quais os tipos existentes? O que eles proporcionam à estrutura em termos de sustentação, eficácia e segurança?

Confira nesse artigo o que são esses dispositivos e como eles podem auxiliar em vários momentos na construção civil, em especial nos empreendimentos de grande porte.

As eletrocalhas

Antes de mais nada, é preciso compreender em qual tipo de estrutura você vai precisar, por exemplo, de gancho longo perfilado.

Esse tipo de aparato é fundamental na sustentação e vedação das eletrocalhas, que são aqueles perfis de metal, que costumamos ver no teto dos shoppings.

A função deles é conduzir, proteger e armazenar a enorme quantidade de cabos e fios elétricos, que precisam ser levados de um lado para o outro dentro de um local.

Esses fios podem ser de telefonia, dados de internet, eletricidade, entre outros. Com os eletrodutos adequadamente instalados, esses fios e cabos podem ser protegidos e levados até os locais necessários de forma segura.

Além disso, as eletrocalhas podem estar no teto, de forma visível, o que facilita a instalação e manutenção, ou também escondidos sobre o forro e, ainda, sob um piso elevado. Os lugares onde são mais utilizados, são:

  • Galpões;
  • Metrôs;
  • Indústrias;
  • Estabelecimento comerciais;
  • Condomínios;
  • Estacionamentos.

Existem diferentes tipos de eletrodutos. Eles podem ser lisos ou perfurados, de acordo com a necessidade do local.

Os perfurados são mais indicados quando há muita umidade e os cabos precisam receber a devida ventilação. Já os lisos, que fornecem instalação e manutenção mais fáceis, são utilizados na maior parte dos casos.

Além disso, eles podem conter ou não a chamada virola, que reforça sua sustentação e é capaz de vedar os fios e cabos com mais eficiência.

A importância dessa estrutura é que ela possibilita a organização dos fios, impedindo que eles se misturem, se embaracem e provoquem acidentes elétricos.

Ganchos para eletrodutos

Nesse contexto, os ganchos são uma forma muito eficaz de garantir a performance dos eletrodutos, de acordo com as necessidades do cliente e as exigências de segurança.

Eles são ideais, portanto, para alimentar circuitos de passagem de determinada quantidade de fios, cabos de telefone ou de dados e dos demais conjuntos, que compõem a estrutura elétrica do local.

Assim, com gancho para perfilado 38×38, que é um tamanho padrão muito utilizado nos setores industriais, é possível completar o sistema com elementos de fixação.

Eles podem ainda ser utilizado em construções comerciais e até condomínios, além de haver outras possibilidades, pois seu uso varia de acordo com as estruturas onde se torna necessária a aplicação de eletrocalhas.

Ao conduzir e derivar fiações, esses produtos são fundamentais ainda na sustentação de luminárias, pois garantem versatilidade no uso. E não é só isso!

A instalação é rápida e proporciona economia durante a montagem, pois apresenta custo acessível. Sem falar que, sem ganchos, a estrutura pode ficar debilitada ou comprometida.

Tipos de gancho

Esses produtos são utilizados como emenda para perfilado 38×38, por exemplo, mas existem ganchos longos e curtos. A escolha varia conforme a estrutura solicita.

Ambos os tipos estão disponíveis em grande quantidade no mercado e podem ser utilizadas a favor da segurança e da estética do local.

Dessa forma, é importante tomar cuidado com algumas questões, principalmente na hora de escolher e fazer a instalação correta.

Uma equipe devidamente capacitada, deve fazer esse tipo de serviço e avaliar qual tipo de gancho será melhor na composição, por exemplo, de perfilado liso 38 x 38.

O mais importante, é garantir que os utensílios farão parte da estrutura completa de sustentação dos fios elétricos e cabos de dados do local.

Isso deve ser feito com garantia de eficiência e segurança. Assim, as informações que devem ser transmitidas de um ponto a outro dentro do empreendimento não serão comprometidas.

O gancho longo para perfilado 38×38 pode ser encontrado em muitas construções, tanto industriais quanto comerciais, assim como outras variações de ganchos.

Com alta performance, capacidade de sustentação garantida e a instalação e manutenção adequadas, fica muito mais fácil e seguro obter uma rede de informações devidamente equipada e sustentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *