Otimizar os processos de rotina que fazem uma indústria funcionar é fundamental para manter a produtividade das empresas e seu potencial de competição no setor.

Por isso, cada vez mais as indústrias estão contratando parcerias como as Empresas de montagem e manutenção industrial.

A gama de serviços ofertadas por essas empresas pode ser ampla, dependendo do segmento. Mas, basicamente, essas empresas fazem vistorias nos equipamentos industriais, manutenções corretivas e preventivas, além do controle de qualidade do sistema industrial.

Essas manutenções de rotina fazem a diferença não só nas grandes indústrias como nas pequenas e médias também.

Para explicar melhor o papel de uma empresa de manutenção e montagem, pense nos prejuízos que sua indústria terá, caso uma linha de produção falhe.

Se a sua indústria não tiver uma equipe especializada para corrigir as falhas em tempo hábil, o processo pode ser desgastante e levar muito tempo para ser concluído.

Por esse motivo, investir em parcerias estratégicas é uma forma de melhorar a administração da sua indústria e reduzir esforços financeiros e operacionais.

Quer saber mais sobre como as Empresas de montagem e manutenção industrial e outras parcerias que podem te ajudar a melhorar a administração de uma indústria? Não deixe de ler este atrigo!

Como ser mais eficiente na administração industrial?

Administrar uma indústria é uma tarefa desafiadora. Além de cuidar da rotina administrativa padrão, as indústrias precisam ter equipes de controle de qualidade, segurança no trabalho e ainda dar conta da manutenção do maquinário e gestão das linhas de produção.

Dependendo do segmento e da frequência de uso das máquinas, a necessidade de manutenção é ainda mais constante.

De forma geral, ter equipamentos desgastados e quebrados é algo que deve ser evitado na indústria, pois produtividade é dinheiro neste setor.

Para dar mais atenção à essas demandas, muitas indústrias fazem parcerias com Empresas de montagem e manutenção industrial.

Mas, o que essas empresas parceiras fazem na prática?

As empresas que são especializadas em montagem e manutenção de indústrias geralmente trabalham em nichos e os serviços podem variar. Contudo, de forma geral, pode ser muito vantajoso para a administração de uma indústria contratar essas parcerias.

Os serviços prestados por uma empresa de manutenção, geralmente englobam ações como:

  • Planos estratégicos para reduzir falhas técnicas e/ou humanas;

  • Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos;

  • Análise do desempenho de equipamentos;

  • Propostas de melhorias para as linhas de operacionais;

  • Propostas para minimizar riscos e perdas durante a rotina industrial;.

Especificamente em relação aos serviços de montagem industrial, um dos maiores benefícios para melhorar a administração de uma indústria é a otimização de recursos.

Em uma indústria que atua no ramo da construção civil, por exemplo, esse tipo de parceria terceiriza a responsabilidade de itens como:

  • Contratação de profissionais especializados para serviços de manutenção;

  • Responsabilidade sobre aluguel de equipamentos e máquinas industriais;

  • Responsabilidade em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

  • Garantia de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);

  • Responsabilização por materiais de rotina e consumo da operação industrial.

Em resumo, quando uma indústria conta com essas parcerias, fica mais fácil pensar em outras necessidades do setor.

Isso porque, ao terceirizar a responsabilidade dos recursos industriais e da manutenção, a indústria consegue centralizar esse trabalho em uma empresa especialista e desafogar outras tarefas administrativas.

Projeto de SPDA x Melhorias na segurança industrial

Ter boas instalações elétricas prediais é fundamental para a segurança em uma indústria. Especificamente para esse setor, aliás, a Associação Brasileira de Normas Técnicas orienta que sigam a NBR-5410 para que as instalações elétricas sejam instaladas de forma adequada.

Com isso, a ideia é evitar riscos materiais às próprias edificações, aos colaboradores da indústria e a estrutura como um tudo.

Um projeto de instalação industrial é complexo e as demandas podem variar muito de acordo com o porte da indústria e do segmento em questão.

Contudo, contar com profissionais especializados para cuidar desse setor e que desenvolvam iniciativas como o Projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) é muito importante.

Na prática um planejamento SPDA inclui um conjunto de estruturas para garantir a segurança elétrica da edificação e proteger a indústria contra situações emergenciais como as descargas elétricas.

Se um raio atinge a região da indústria, por exemplo, o projeto assegura equipamentos para proteger os maquinários de possíveis falhas e direciona a descarga para outro lugar.

Projeto de SPDA x administração industrial

Além de proporcionar mais segurança para a rotina industrial, ter um Projeto de SPDA traz várias vantagens para a administração de uma indústria.

Quando as instalações elétricas são mal feitas, ou quando não existe um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, os prejuízos operacionais e financeiros para a indústria são muito maiores.

Ou seja, investir em estratégias para prevenir essas situações e melhorar a rotina industrial é muito vantajoso nesse sentido.

Além disso, esse tipo de projeto traz outras vantagens importantes para a indústria em questões como:

  • Mais facilidade na hora de solicitar vistos de órgãos de segurança;

  • Proteção contra incêndios e choques;

  • Otimização de manutenções;

  • Cumprimento das normas de segurança na indústria.

Por esses e outros motivos, buscar o apoio de uma Empresa de montagem industrial em sp pode ser uma estratégia muito interessante e positiva para melhorar os processos de administração de uma indústria e otimizar a rotina de produção. Isso sem mencionar que as demais tarefas poderão ser priorizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *