Os processos de preparação, corte e acabamento dos materiais são muito importantes dentro de uma indústria. Principalmente na produção de embalagens, onde são utilizadas as facas.

É fundamental fazer uso de ferramentas e equipamentos, que tornam o trabalho mais otimizado, dinâmico e de qualidade. Por isso, as facas são muito utilizadas no setor gráfico

Mas você sabe quais são os tipos existentes e quais deles podem ajudar na hora da fabricação e do acabamento? Nesse artigo, confira:

  • Importância do picador de madeira;
  • Função do corte;
  • Como utilizar faca a laser;
  • Função de faca de corte e vinco;
  • Vantagens dessas ferramentas.

Picadores de madeira

Muitas embalagens são construídas a partir do papel que, por sua vez, tem origem na madeira.

E para que essa madeira esteja de acordo com o uso que será dado a ela, ou seja, para que possa ser transformada em papel, é preciso lançar mão de dispositivos e ferramentas.

Estas que a tornam adequada para os processos industriais pelos quais ela passará. Nesse contexto, o picador de madeira é essencial.

Um equipamento agrícola com capacidade de picar galhos, ramos, folhas e troncos de árvores, ele possui a função de reduzir a madeira ao tamanho ideal, para que ela se torne matéria-prima na fabricação de papel.

A máquina pode ser tanto fixa quanto móvel, permitindo que você a instale em um local permanente ou possa locomovê-la de acordo com a necessidade.

Além disso, existem diferentes modelos, tamanhos e potências de picador. Ele é fundamental em vários processos, dentre eles:

  • Reciclagem de madeira;
  • Geração de energia limpa;
  • Produção de pinos;
  • Transformação de resíduos urbanos;
  • Produção de papel;
  • Manejo florestal.

Também é possível encontrar esse dispositivo em outros setores da indústria, pois ele é funcional em uma série de processos produtivos, seja na fabricação de briquetes ou nas necessidades da construção civil.

Facas: para que serve o corte?

As facas são muito utilizadas no setor gráfico porque, como você pode imaginar, a produção de embalagens exige padrões de corte de acordo com cada produto.

A partir de modelos estabelecidos por cada empresa, elas funcionam fornecendo os formatos necessários. Além disso, podem ser muito bem aplicadas na produção de diversos materiais.

Estes que não servem, necessariamente, para embalar produtos. Isso mostra que as facas têm uma série de funções no meio industrial. Vamos conhecer algumas?

Laser: modernidade precisa

Com um corte que proporciona alta precisão e um nível de acabamento de primeira linha, a faca a laser é utilizada em serviços que exigem atenção aos detalhes.

Um dos acessórios mais comuns no setor gráfico, ela deve ser desenvolvida sob medida, pois a demanda de corte do operador deve ser atendida com alta precisão.

Por isso, os materiais utilizados na sua fabricação devem ser de qualidade garantida. E não é só isso: esses dispositivos contribuem com a eficiência e otimização da produtividade, pois corte a laser gera melhor aproveitamento do material.

Corte e vinco

Muitos produtos que encontramos diariamente em papelarias, armarinhos, supermercados, livrarias e até em lojas de artigos variado,s só podem ser obtidos a partir do processo conhecido como corte e vinco, no qual se utiliza o laser.

Por isso, facas de corte e vinco são essenciais. Seja para criar ímãs ou montar caixas, essas facas são ferramentas constituídas de aço, borracha e madeira.

E que podem ser aplicadas em pinos, MDF, virola e eucalipto. Suas funções são cortar, riscar, perfurar e vincar materiais impressos, não importa o formato.

Além disso, ela também é uma solução para pontilhar ou realizar marcas mais profundas em cartelas de adesivos, por exemplo, e também para confecção de brindes e cartões de visita.

Vantagens

Composta por uma série de lâminas fixadas em madeira, essas facas são extremamente afiadas nos locais responsáveis pelo corte.

Entre as maiores vantagens de seu uso estão facas de corte e vinco preço e a possibilidade de ela ser produzida de acordo com a necessidade do operador.

Fazendo com que seu uso gere maior produtividade, com garantia de precisão e alta performance. Outras vantagens importantes são:

  • Custo acessível;
  • Economia de materiais;
  • Corte de alta definição ;
  • Ótimo acabamento;
  • Confecção definitiva.

Também conhecidas como facas gráficas, navalhas e matrizes, elas são indispensáveis justamente porque proporcionam a eliminação da necessidade de retrabalho.

E oferecem serviço completo no processo de corte. Assim, se mostram bastante rentáveis, em especial para fins industriais.

Vale ressaltar que é preciso procurar por produtos de qualidade certificada, ou seja, recorrer sempre a ferramentas que oferecem alto desempenho.

Com menos riscos de falhas e mais segurança aos operadores. Isso vai garantir não só que o trabalho se torne mais ágil, mas também mais bonito e satisfatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *