A população civil como um todo, raramente tem algum conhecimento industrial rico, sendo um assunto voltado mais para gestores de negócios, comerciantes dos produtos do setor ou para os trabalhadores do chão de fábrica.

Qual a importância de equipamentos de qualidade?

Que de fato manuseiam as ferramentas e acabam detendo alguma noção sobre determinadas produções e procedimentos executados em indústrias.

Muito desse desconhecimento sobre a área industrial, apesar de ela ser fator fundamental para a economia de qualquer país que busca o desenvolvimento.

Se dá pelo fato de que a população comum, no caso os consumidores, recebem produtos cada vez mais manufaturados e prontos para uso, sendo compras que visam a todo instante a praticidade.

Essa produção específica e democrática, que atende a todos os nichos e classes sociais, foi adquirida em grande parte pelos avanços tecnológicos.

Assim, as máquinas utilizadas passaram a ser cada vez mais sofisticadas tanto na sua composição, quanto nas suas funções.

Conheça alguns produtos utilizados na indústria

A seguir, algumas vantagens que você tem ao consumir e entender melhor sobre os assuntos industriais:

  • Valoriza sua pesquisa nas compras, pois saberá as faixas de preço;
  • Ao adquirir o produto, o manuseio será facilitado, pois o funcionamento em teoria já foi estudado/lido antes da execução;
  • É uma área que apesar de mecanizada em boa parte, ainda emprega um contingente considerável de pessoas;
  • Os custos com profissionais para instalação de produtos simples serão cortados, pois você conseguirá executar as tarefas;
  • Será possível fazer comercialização de alguns produtos para empresas físicas;
  • Há a possibilidade de você criar sites online que vendam alguns desses produtos industriais.

Rompedor pneumático

A exemplo de produtos industriais, um que é pouco divulgado na sociedade, é o rompedor pneumático. Além de seu nome técnico, é mais popularmente chamado de britadeira.

E tem como sua principal função, a demolição de diversos materiais, entre eles pedra, concreto – em sua maioria, elementos da área de construção civil.

Algumas vantagens sobre seu uso, é que se mostra bastante eficaz para as tarefas de demolição e não requisita muito conhecimento prévio e aprofundado sobre como utilizá-lo, tornando-o um equipamento muito prático.

Em comparação a sua concorrente, a broca elétrica, apresenta a mesma versatilidade na aplicação dos mais distintos materiais, mas se mostra mais econômico por ter menos peças em sua composição.

Fazendo com que a manutenção seja mais barata. Sobre isso, é importante ressaltar que o único custo constante, é para manter o óleo regularmente na broca de ar.

E justamente por funcionar com menos peças e à base de ar comprimido, exige menos esforço, gerando menos fadiga em quem o utiliza.

Estacas pré moldadas

Outro exemplo é um processo industrial fundamental nos processos de construção civil, que é cravação de estacas pré moldadas.

Este processo de instalação já existe há mais de 500 anos e foi bastante desenvolvido no decorrer da história.

Na realidade, existem três métodos de cravação, cada um com o martelo propício ao terreno de aplicação – o mais antigo deles, que é por impacto.

Outro que é chamado de “quase estática”; e por último, a cravação de estacas por vibração. Esta última é a mais conhecida e também mais aplicada ao redor do mundo.

Por ser econômica e prática, é bastante versátil com as mais variadas composições de produtos, desde madeira até estacas de concreto.

O processo conta com o auxílio de um equipamento fundamental, para a execução da tarefa, um martelo vibratório, que necessita de bastante precisão para alcançar o máximo de sua eficiência.

De certa forma, acaba sendo um processo danoso ao solo e no caso da cravação pelo método de vibração, o solo necessariamente precisa ser arenoso, pois dessa forma, acaba gerando bem menos impactos no meio ambiente.

Portanto, é de extrema importância que o martelo utilizado seja de qualidade, para que os danos naturais sejam minimizados e o produto final não prejudique a engenharia civil do local.

Posicionador eletropneumático

Por último, um artifício industrial que pode ser utilizado em diferentes tipos de ambientes, como em empresas de usinagem, com um interessante papel no processo produtivo, mas pouco comentado e conhecido das pessoas, é o posicionador eletropneumático.

  • As aplicações de um posicionador em válvulas são das mais variadas, como, por exemplo: evitar vazamento do fluido;
  • Colocar a válvula em uma abertura correta em caso de pressão variada sobre o obturador;
  • Mudar o sinal e até mesmo inverter a ação, feitos pelo controlador em direção ao atuador – este último que é responsável por acionar a válvula;
  • Assim como, por fim, causar aumento da velocidade de resposta da válvula pneumática do posicionador eletropneumático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *