Após a revolução industrial os mercados em vários setores tiveram suas ações extremamente elevadas e uma parte grande desse mercado foi criado para responder às necessidades dos mais diversos tipos de peças e  indústrias.

Depois da revolução a necessidade de maquinários pesados e todos os tipos de peças aumentou drasticamente, o mercado respondeu a isso utilizando novos meios de produção e de criação de peças, sanando assim a necessidade de várias indústrias, nesse caminho surgiram muitos métodos de fabricação de materiais e peças com aplicações variadas e notórias.

Esse artigo irá abordar os detalhes dessas fabricações e iremos entender um pouco melhor os seus tipos.

Procedimentos de serralheria

serralheria é, com certeza, um dos meios de produção de peças mais comum no mercado, basicamente é o trabalho de modelar peças de variados tipos de materiais e aplicações, como:

  • Portões;

  • Janelas;

  • Estruturas em aço;

  • Peças de reposição em geral;

Dentre outas peças. São geralmente produzidas para que se adequem a aplicações específicas. Vamos ver algumas das principais funções de um serralheiro para ter seu trabalho feito de forma correta.

Corte de materiais

O serralheiro após receber os moldes e matrizes que ele precisa se basear, começa a entender qual a estrutura de materiais que deverá ser utilizado e realiza a separação da matéria-prima necessária, depois de todo o material separado se dá início ao procedimento de marcação nas peças.

Como todo profissional que trabalha com dados exatos é preciso fazer as medidas conforme a necessidade do projeto final, para isso o serralheiro utiliza réguas milimétricas para fazer as marcações, esse é um trabalho que não tem margens para erros.

As peças normalmente são feitas por encomenda e necessitam ter o seu encaixe perfeitamente respeitado, essas marcações normalmente são feitas por equipamentos de corte e trenas.

O processo de corte é feito por diferentes máquinas que irá depender da intenção do resultado final, normalmente se usa o pantógrafo e/ou o estampo.

Modelagem de peças

Sendo o procedimento subsequente ao corte, a modelagem serve para dar as peças cortadas o formato perfeito de encaixe. Normalmente só o corte não serve para criar faces arredondadas ou com as entradas que a indústria normalmente necessita.

O processo de modelagem é mais utilizado na serralheria de alumínio, isso porque o alumínio é um dos materiais mais maleáveis dentro dessa indústria e garante que as peças tenham a rigidez e firmeza desejada pelo cliente.

Procedimentos de usinagem

A usinagem é bem parecida com o procedimento abordado no tópico anterior, porém tem um foco maior na criação de peças mais finas através do desgaste do metal (e outros ferros também participam desse processo).

Um centro de usinagem compõem o coração dos procedimentos metalúrgicos, vamos entender um pouco sobre alguns tipos de usinagem.

Furo de metais

Esse é um dos processos mais básicos da usinagem, onde se usa uma base de aço para conseguir realizar furos de forma adequada em outras peças de ferro e outras ligas pesadas. Os principais produtos gerados por esse método são parafusos; suportes e placas de metal.

Criação de peças especiais

Para a criação de peças de tamanho e características específicas geralmente se usa o método de fresagem. O principal maquinário para esse processo é a fresadora, que tem a função de prender uma peça, placa ou chapa (geralmente de metal).

E a máquina realiza a movimentação do objeto conforme previamente programado, diferente de outros métodos em que a movimentação é feita na ponta do próprio dispositivo de corte ou modelagem.

Procedimentos de soldagem

Um processo amplamente distribuído na indústria mas também altamente presente no uso residencial para conserto de placas.

solda possui muitos maquinários para compor um processo de alta qualidade, desde pequenas (as de uso residencial) até maquinários enormes que fazem a soldagem de peças metálicas para construções e etc.

Vamos abordar os 2 métodos mais utilizados nesse tipo de procedimento.

Soldagem TIG

A soldagem TIG (Tungsten Inert Gas – Tungstênio em Gás Inerte), é o tipo de procedimento que garante a estrutura de design final do produto, muito utilizado para a recuperação de engrenagens.

Soldagem MIG

A soldagem MIG (Metal Inert Gas – Metal em Gás Inerte), é o tipo de procedimento que tem a melhor relação custo benefício, é um dos mais comuns entre diversos tipos de indústria por ser de fácil manipulação e também garantir que processos em alta escala entreguem seus prazos pois é facilmente aplicado em produções em massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *