Usinagem de engrenagens se torna um método muito importante por conta da utilização de engrenagens em quase todos os dispositivos que tenham em sua composição partes giratórias que são responsáveis por transmitir os movimentos dos aparelhos, ampliá-los ou diminuir sua força.

Existem casos que não será possível achar alguma engrenagem, de modo particular, que seja capaz de desempenhar a função determinada para um equipamento ou aparelho.

Quando isso acontecer é necessário recorrer à fabricação de engrenagens especiais que, geralmente, são produzidas para um projeto, assim, suprindo todas as demandas que envolvam:

  • Tamanho;

  • Características;

  • Material;

  • Formato.

São projetadas em distintos tamanhos e materiais, dessa forma, podendo ser: engrenagens retas; helicoidais ou cônicas. O processo de usinagem dessas engrenagens especiais é realizado através de máquinas fresadoras que são empregadas para personalizar uma peça conforme as especificidades estabelecidas no projeto.

Entretanto, apesar de ter uma contribuição grande, a fresadora não trabalha sozinha no desenvolvimento das engrenagens especiais em seus formatos e tamanhos particulares.

Outros instrumentos são usados junto a fresadoras para a obtenção de um resultado mais preciso no perfil de engrenagem idealizado.

Com esse processo, disponibiliza-se muitas as formas e modelos de peças que passam pelo processo de usinagem de engrenagens especiais, pois é um recurso considerado valoroso na criação de peças e para indústrias, evitando os dispositivos de ficarem em desuso.

Cada empresa tem um centro de usinagem próprio na fabricação de peças, cada uma monta procedimentos próprios para adequar ao seu ritmo.

Pensando nisso, as demonstrações de como são feitos os processos de usinagem de engrenagens especiais podem apresentar uma variação.

Lembre-se que cada etapa da usinagem de engrenagens especiais deve ser feita com muita atenção em relação ao nível de qualidade do serviço.

Sempre busque boa procedência, confiabilidade e credibilidade nas marcas, porque isso é sinônimo de garantia e, ainda, inibe transtornos ou atrasos no serviço.

Fique por dentro da fabricação de moldes e matrizes

Os Moldes e matrizes também são processos importantes dentro de uma indústria, pois tem etapas de produção de moldes e a manipulação das peças técnicas com medidas rigorosas de alta qualidade realizadas através de uma indústria que fornece ótimos equipamentos, ferramentas adequadas, fabricado-os de acordo com a tecnologia disponível e de melhor qualidade.

Porque ao menor risco de um produto com imprecisão ou risco de falhas pode ocorrer erros irreversíveis nos moldes. Para impedir que ocorra qualquer tipo de problema, a empresa fornecedora de moldes e matrizes precisa investir em infraestrutura tecnológica e em treinamentos especializados para os colaboradores.

A indústria de moldes e matrizes consegue atender a muitos segmentos e aumenta as modalidades de serviço, como fazer uma formulação de peças por meio de uma injeção sob pressão; execução de moldes e ferramentaria; realizar princípios de usinagem e acabamento superior; desenvolvimento e entrega de desenho técnico de itens sob medida.

Ela visa melhorias para seus processos e, por isso, investem em dispositivos modernos e atualizados. A Indústria de molde e matriz precisa possuir o certificado ISO 9001 que assegura o cumprimento das regulamentações.

Uma das matérias-primas que mais requisitadas é o plástico, devido à sua versatilidade na fabricação de vários objetos, com muitos tipos, formatos, tamanhos e para inúmeros segmentos.

Conheça mais sobre o processo de fresamento de engrenagens

A engrenagem é uma peça essencial que pode ser facilmente encontrada em muitos aparelhos e veículos, assim, são peças consideradas fundamentais. Todo o processo de usinagem deve ser efetuado com muita atenção, pois se feito incorretamente terá muitos problemas.

Fresamento de engrenagens é uma técnica antiga, ainda muito utilizada, feita por equipamentos modernos que fabricam diversas engrenagens. As fresadoras são constituída de: base, coluna, console, sela, mesa, torpedo e árvore.

Dessa forma, o fresamento de engrenagens começa com a técnica concordante de que uma rotação da fresa tem sentido igual ao do ponto de contato, esse tipo de fresamento é feito com força máxima, porém não muito adequado à usinagem de alguns tipos de engrenagens.

A discordante tem um sentido de corte diferente do sentido de avanços das peças, a fresa nesta ocasião começa a trabalhar com espessura mínima até atingir a espessura desejada.

Independentemente do modelo de fresamento de engrenagens, é preciso ser realizado por profissionais treinados e capacitados para manusear as fresadoras, porque sem o conhecimento técnico da operação pode resultar em acidentes graves.

Em um fresamento de engrenagens perfeito é necessário aplicar fluidos de cortes, pois facilitam o deslizamento da fresa, evitando que tenha um desgaste precoce.

Esse método é um procedimento complexo, no entanto, de fundamental importância para que as engrenagens tenham diferentes modelos e, por isso, é essencial que o fresamento de engrenagens seja feito por uma empresa experiente e com boa índole no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *