Você já imaginou a enorme diversidade de máquinas e acessórios que são empregados todos os dias na indústria para que as operações realizadas pelos mais diferentes segmentos possam garantir mais eficiência e segurança?

Existem muitos componentes empregados no cotidiano das fábricas e indústrias, de modo que é importante conhecer a finalidade de alguns deles e como seu uso correto dentro do ambiente de produção pode gerar resultados voltados para a otimização das práticas e também para o aumento da rentabilidade por meio do dinamismo produtivo.

No artigo a seguir, conheça a Bomba de água e saiba como ela participa do contexto industrial com o objetivo de gerar mais facilidade para o setor.

O que é uma bomba hidráulica?

Em primeiro lugar, vale a pena entender melhor sobre o funcionamento das chamadas bombas hidráulicas na indústria e também sobre sua contribuição direta para ciclos de produção mais otimizados.

Basicamente, podemos dizer que esses aparelhos fornecem energia a líquidos diversos, tomando a energia mecânica a partir de um determinado eixo, haste ou fluido.

O ar comprimido e o vapor são os mais encontrados por uma série de razões, dentre elas a compatibilidade com o sistema existente e com as demandas internas de produção.

Existem diferentes maneiras de se transmitir essa energia, seja pelo aumento da pressão, aumento da velocidade ou mesmo pelo aumento da elevação.

É possível, ainda, combinar essas formas de modo a obter um resultado ainda mais preciso e compatível com as necessidades produtivas em questão.

Seu desempenho faz com que a movimentação dos líquidos se torne muito mais ágil e segura. Esses líquidos, por sua vez, podem ser compostos e misturados com sólidos, desde que em menores quantidades.

Também conhecida como Bomba da água, esse dispositivo adiciona energia nos vapores e nos gases, existindo tipos distintos e aplicações que variam conforme as demandas de cada procedimento dentro da área de atuação daquela indústria.

No geral, podemos destacar também o desempenho das bombas de vácuo, que esgotam ar e gases e as bombas de ar, que são destinados a enchimentos pneumáticos.

Bombas centrífugas

Pertencente a uma subclasse de turbomáquinas de absorção, as bombas centrífugas são ideais para o transporte de fluidos por meio da energia cinética de rotação convertida em energia hidrodinâmica do fluxo, de modo que a energia rotacional é possibilitada por um motor.

Entre os usos mais comuns destinados à Bomba centrífuga podemos destacar:

  • Sucção de água;
  • Sucção de esgoto;
  • Sucção de petróleo;
  • Bombeamento petroquímico;
  • Ventilação centrífuga.

Esse aparelho possui uma ação inversa, que é uma turbina de água que converte a energia potencial de pressão da água em energia mecânica rotativa.

Por meio de um local de sucção, o fluido entra na bomba e há uma pressão manométrica exercida no bocal, podendo ela ser superior ou inferior à pressão da atmosfera (pressão positiva ou negativa).

O fluido é, então, encaminhado a um ou mais rotores, de modo que a energia é cedida ao fluido e o dispositivo de conversão entra em ação.

Pelo bocal de recalque, por sua vez, o fluido é expelido pela Motobomba e a energia cedida se apresenta sob forma de diferença de pressão.

Os rotores de bombas centrífugas são turbinas que cedem energia ao fluido de acordo com que ele escoa, de modo contínuo, no interior das palhetas.

Bombas de diafragma

Também conhecidas como bombas de membrana, essas máquinas são um dispositivo de deslocamento positivo, no geral alternativo, no qual é possível obter aumento da pressão por meio de uma parede elástica, que empurra o fluido, e que podem alterar o volume da câmara. Isso possibilita o aumento e a diminuição alternativas.

No geral, uma Bomba de diafragma conta com válvulas de retenção, comumente compostas por bolas de elastômero, que controlam de forma segura e eficaz o movimento do fluido para que ele possa se deslocar da zona com menor pressão para a zona de maior pressão.

O mais importante é fazer uso especializado e correto desses itens, garantindo sua aplicação verdadeiramente resolutiva dentro dos diferentes ambientes de produção da indústria, que estão presentes em diversos segmentos.

Por isso, é necessário que haja a consultoria com profissionais qualificado e também que a sua manutenção periódica seja feita de modo atento e preciso.

Além disso, a Bomba água deve apresentar o máximo desempenho, de forma que vale a pena buscar sempre a melhor relação custo-benefício na hora de adquirir ou alugar esses dispositivos tão essenciais para o contexto das fábricas e indústrias de todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *