Na indústria, o cuidado com a qualidade e com a manutenção do maquinário é proporcional ao desempenho da produção e aos resultados. Entre esses processos, a Aferição de balanças é um exemplo que se destaca.

Especificamente nesse caso, o objetivo é medir e pesar as matérias-primas e manter esse equipamento no padrão, reduz o risco de erros na hora de pesar um produto ou uma peça que precisa ter as dimensões exatas.

Mas assim como as balanças, outros equipamentos precisam de cuidado e se atentar em relação à manutenção do maquinário é uma ótima forma de fazer entregas com mais qualidade.

Se você tem dúvidas sobre que cuidados devem ser tomados com o maquinário e quer melhorar os processos de automação industrial da fábrica ou empresa, esse artigo pode te ajudar!

Aferição de balanças: o que é e como fazer?

Por determinação de órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), toda balança que tem como finalidade alguma atividade econômica, precisa obrigatoriamente ter alguns cuidados.

Na indústria, então, isso não é diferente. Além de precisar de um tamanho proporcional ao material que pesará, as balanças precisam receber selos de qualidade e devem passar pelo processo de Aferição de balanças com frequência.

Mas no que consiste esse processo?

Também chamado de calibração de balanças, esse processo serve para assegurar que esses itens apresentam resultados confiáveis, ao medir exatamente as dimensões e o peso de um determinado produto.

Isso é muito importante em todos os segmentos, principalmente nas indústrias, pois é o que vai garantir a entrega com qualidade.

Pense na indústria de alimentos, por exemplo. Todo alimento segue regras na hora do preparo, da embalagem e claro, na medição do peso e das dimensões.

Afinal, se 5 quilos de arroz são vendidos no mercado, o consumidor espera que o pacote contenha exatamente esse peso. Portanto, aferir as balanças industriais é uma questão que vai além da obrigatoriedade: é a responsabilidade da indústria perante os consumidores também.

Mas como fazer isso?

Geralmente, esse processo é feito por empresas específicas e especializadas no assunto. É muito importante que a indústria observe a capacitação dos profissionais envolvidos e o credenciamento de quem vai executar esse serviço. Afinal de contas a Aferição de balanças exige cuidados como:

  • Respeito às normas técnicas nacionais e internacionais;
  • Tempo adequado para não prejudicar a produção;
  • Manutenção com equipamentos adequados ao problema;

Calibração de manometros

Assim como o cuidado em itens como as balanças é essencial, outros setores industriais também precisam garantir a qualidade dos processos e matérias-primas. Por isso, a Calibração de manometros existe. Na prática, essa técnica é usada para medir a pressão de gases ou líquidos dentro de recipientes.

Se um gás não tem a pressão equilibrada, por exemplo, o risco de explosões e acidentes é muito maior. Esse perigo prejudica tanto a produção da indústria como coloca os colaboradores da linha de produção em risco. Esse método também deve seguir regras rígidas determinadas pelo Inmetro para a maior precisão possível.

Em geral, o manometro funciona de duas formas: digital e analógico. Além de medir a pressão, eles calibram a matéria-prima e garantem mais qualidade para os instrumentos usados na indústria. Esse serviço deve ser executado sempre de forma preventiva, pelo menos uma vez ao ano.

Esse cuidado é relevante para sua indústria, pois toda empresa precisa de:

  • Certificado de calibração, emitido pelo selo ISO9001, Anvisa, etc;

  • Manter o padrão de qualidade da produção;

  • Segurança dos produtos;

  • Funcionamento de acordo com a legislação vigente;

Importante: a Calibração de manometros deve ser feita sempre por uma empresa certificada, com profissionais capacitados, pois todas as regras precisam ser rigorosamente cumpridas.

Ppra Nr9: o que é e porque é importante?

Toda indústria deve seguir padrões de qualidade muito específicos e além dos exemplos anteriores, é importante assegurar as regras do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Popularmente conhecido como Ppra NR 9, esse termo se refere a um conjunto de regras determinadas por órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas determinações devem ser cumpridas para garantir a segurança e padrões de qualidade em fatores como:

  • Preservação da saúde e integridade dos colaboradores;

  • Avaliação e controle de riscos no ambiente de trabalho;

  • Avaliação de riscos ambientais;

  • Cuidados para garantir e proteção do meio ambiente e dos recursos naturais;

É importante avaliar que cada tipo de indústria pode se encaixar em requisitos mais ou menos específicos da Ppra NR9.

Em todos esses casos, profissionais que fazem o controle da gestão da qualidade de processos e auditoria devem sempre ficar atentos a esses cuidados, para que a indústria funcione bem e não viole a legislação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *