As cozinhas industriais fazem parte de restaurantes, padarias, hotéis, peixarias e mesmo em processos de produção dentro de indústrias. São espaços no qual a higiene é muito importante e que possuem o desafio de produzir grande quantidades de alimentos com segurança e organização.

Neste artigo, você vai conferir equipamentos básicos para montar uma cozinha industrial.

Misturador de massa

O Misturador de massa industrial, como o nome aponta, serve para misturar grandes quantidades de ingredientes, formando massas.

Essa é uma máquina muito comum na industria, que pode ser usada para misturar não apenas alimentos, mas os mais variados materiais. Pra se ter uma ideia, ele é usado na construção civil para formar o concreto.

Existem diferentes tipos de misturador, com hastes em diferentes formatos e que funcionam com diferentes graus de rotatividade.

É preciso ressaltar que, como se trata de um ambiente de cozinha industrial, com o contato direto com alimentos, a também chamada batedeira industrial deve ter o seu interior tratado para tal.

Como o contato com umidade é constante, a dica é sempre escolher por misturadores feitos de aço inoxidável.

Esse aço recebe o cromo como aditivo e, por isso, não enferruja e apresenta uma maior durabilidade.

Esse equipamento é revolucionador na cozinha, pois a mistura manual, mesmo com equipamentos como o mixer, demora muito mais e consegue resultados de qualidade inferior.

Coifa lavadora

A Coifa lavadora tem a função de recolher todas as impurezas do ar, assim como o calor e os odores, geralmente oriundos do processo de cocção e tratá-los.

Essa coifa impulsiona o ar pela cortina de água do tanque de lavagem presente. Com isso, consegue-se que as partículas de impurezas, antes presentes no ar do ambiente, precipitem no tanque. O ar, já purificado, segue o seu caminho para a descarga.

Esse equipamento proporciona mais segurança para a operação na cozinha industrial. Isso porque ela é capaz de diminuir os riscos de incêndio, uma preocupação constante nesses ambientes, já que a manipulação do fogo é rotineira, assim como o gás.

Com a coifa lavadora, os dutos e os agregados trabalham limpos.

Depois da lavagem do ar e da precipitação de impurezas no tanque, pode surgir a dúvida de como a coifa faz para tratar essa sujeira. Isso acontece da seguinte maneira:

  • A água entra no tanque;
  • O nível 3 é atingido;
  • Detergente é adicionado;
  • Espera-se o tempo programado na placa de controle;
  • Faz-se troca de água suja por limpa;
  • A água suja é descartada pelo esgoto.

Geralmente, a coifa é feita de aço inoxidável e é formada por um reservatório, uma mini-bomba e uma central.

Vale lembrar que ela se diferencia das coifas que simplesmente liberam o ar sujo e quente da cozinha na atmosfera, por meio de uma espécie de chaminé.

Geladeira e freezer

Em diversos contextos, o aluguel de materiais pode ser vantajoso. Muitas pessoas imaginam que o aluguel sempre seja uma má ideia, pois é um “investimento sem retorno”, um dinheiro que se dá periodicamente sem nunca resultar na aquisição do material.

No entanto, embora isso às vezes seja um argumento válido, muitas vezes não é.

Com o aluguel de freezer se consegue adquirir um equipamento mais moderno e tecnológico, atualizado nesse mercado, sem precisar fazer enormes investimento e sem se prejudicar com a desvalorização do produto ao longo do tempo.

Vale lembrar que esse tipo de serviço é voltado para uma cozinha temporária, mas que também pode ser vantajoso para uma cozinha permanente.

Isso porque, alugando geladeira e freezer se consegue abrir o negócio mais rapidamente e os prejuízos com um possível falência são reduzido. É ideal para quem deseja entrar no mercado agora.

Os gastos com revisão e manutenção são responsabilidade da empresa locadora, que realiza vistorias constantes nos equipamentos alugados. Isso aumenta a segurança e a qualidade dos serviços da sua cozinha industrial.

Esses são penas alguns exemplos de equipamentos básicos para um cozinha industrial, também é preciso adquirir fogão, pia, forno, fritadeira e outros.

É essencial frisar, porém, que seja o Aluguel de geladeira, a compra de coifa ou qualquer outro processo necessário para montar uma cozinha industrial, você precisa trabalhar com empresas de confiança.

Sempre procure conhecer a reputação da empresa e só feche negócio com aquelas que oferecem serviços de poio e não penas o aluguel. No caso de compra, sempre escolha fornecedores que oferecem garantia para os seus produtos, de pelo menos dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *